5 itens indispensáveis para bebês prematuros

17 de março de 2020
A chegada de um bebê prematuro gera nervosismo e incerteza. Para evitar que a situação fique insustentável, o melhor a fazer é buscar informações e se equipar rapidamente com o que for indispensável para que a família supere as demandas de um parto prematuro.

Diante da chegada precoce de uma criança, os pais esperam que a preparação que tiveram para esse momento seja adequada para enfrentar essa fase com sucesso. Além disso, o ideal é que, entre as coisas que foram compradas, eles tenham todos os itens indispensáveis para bebês prematuros.

Essas crianças geralmente nascem com baixo peso e tamanho em comparação com aquelas que vêm ao mundo após gestações a termo. Como esperado, elas precisam de cuidados mais intensos e delicados, motivados pelas condições de saúde que apresentam por terem nascido antes do tempo.

Um bebê prematuro é propenso a sofrer mais problemas de saúde decorrentes da imaturidade de seus órgãos. Por não ter permanecido no ventre da mãe durante as 40 semanas de gestação, existem muitas fraquezas que ele traz consigo ao nascer, especialmente nos pulmões.

A UTI e a incubadora abrigam os bebês nascidos antes da 37ª semana para manter a sua evolução sob rigorosa supervisão médica durante os primeiros dias de vida. A amamentação e a ligação com os pais também desempenham um papel fundamental nesse processo.

Há muitas razões pelas quais o parto pode ser adiantado. A idade da mãe e problemas de saúde são alguns exemplos disso.

Esses bebês são mais delicados, por isso requerem muito mais cuidados ao sair do hospital. Os pais sempre devem estar um passo à frente em qualquer situação e redobrar as medidas de higiene em casa.

Se o parto acontecer antes do tempo, alguns itens indispensáveis para bebês prematuros facilitarão essas árduas jornadas de cuidados diários. Além disso, também vão contribuir para que o recém-nascido tenha um ambiente favorável para melhorar a sua condição física.

Itens indispensáveis para bebês prematuros

Quando se trata da chegada de um bebê em casa, as mães desejam ter todas as últimas novidades lançadas no mercado para o cuidado e o entretenimento dos seus filhos. Entre essa infinita variedade de itens, há alguns que não podem faltar para atender às demandas de um bebê prematuro.

Bebê prematuro com touca e chorando

1. Fraldas

O principal e o mais difícil de conseguir são fraldas que sejam adequadas ao seu tamanho. As de tamanho pequeno ou recém-nascido geralmente ficam grandes para bebês prematuros. Além disso, esses bebês têm a pele ultrassensível e os produtos regulares não atendem a essa necessidade especial.

Felizmente, algumas empresas começaram a produzir fraldas para bebês prematuros, tendo em vista a demanda e com base nas características especiais dessas crianças. Essas fraldas são pequenas, anatômicas e feitas com um tecido absorvente adequado para a sua pele delicada.

2. Purificador de ar

Como a saúde desses bebês é muito delicada e as complicações do trato respiratório estão na ordem do dia, o quarto do recém-nascido deve ser um ambiente perfeito para a sua evolução saudável. O ar que respiramos contém muitas partículas de poeira e os pulmões de um bebê prematuro não estão prontos para esse tipo de ambiente.

É essencial, portanto, manter o quarto muito limpo e colocar um purificador de ar para garantir um ambiente higienizado e livre de poluição para a criança.

“Os bebês prematuros são mais delicados, por isso requerem muito mais cuidados ao sair do hospital. Assim, os pais sempre devem estar um passo à frente em qualquer situação”.

3. Roupas

As roupas também podem ser uma dor de cabeça para os pais de bebês prematuros. Pouca coisa pode ser conseguida no mercado, por isso muitas pessoas precisam comprar roupas de tamanho pequeno e modificá-las para que sirvam para a criança.

O material ideal para a roupa desses bebês é o algodão, pois favorece a transpiração e ajuda a mantê-los frescos. Se os bebês estiverem com calor, terão que fazer um esforço extra para diminuir a temperatura corporal. Além disso, por causa da sua pele delicada, qualquer outro tipo de tecido pode produzir alergias.

Pijamas que cobrem o corpo inteiro, sejam de mangas curtas ou compridas, são indispensáveis. Essas roupas fornecem calor e os protegem das picadas de insetos.

Meias e luvas também não podem faltar, pois abrigam os pés e evitam arranhões no rosto. Manter os membros dos pequenos cobertos impedirá que eles sintam frio. Assim, lembre-se de que eles precisam estar bem agasalhados.

4. Redutor para cadeiras

Geralmente, os carrinhos de bebê e as cadeirinhas para o carro são muito grandes para bebês prematuros. Atualmente, no entanto, é possível adquirir adaptadores para reduzir o tamanho e transportar a criança com segurança.

Pai cuidando do bebê prematuro na incubadora

5. Cremes especiais para a pele

A pele do bebê prematuro tem peculiaridades especiais. A camada externa não está bem desenvolvida e os cuidados com ela são muito exigentes. Esse é um detalhe muito importante, pois qualquer lesão pode ter complicações.

Ao trocar as fraldas ou dar um banho no bebê, o ideal é hidratar a sua pele com um creme especial. Para fazer isso, precisamos consultar o especialista para que ele dê as recomendações necessárias sobre esse assunto.

Quando um bebê prematuro chega ao mundo, o que ele mais precisa é da atenção exaustiva de seus pais. Isso inclui proporcionar ao bebê muito calor corporal com frequência, além de uma alimentação com amamentação exclusiva e o monitoramento consistente do médico. Com essas atenções, o bebê vai superar rapidamente os obstáculos de sua condição e crescer feliz e saudável.