Meu bebê sempre vomita depois de comer, devo me preocupar?
Eventualmente, a maioria dos bebês vomita depois de comer. Esse tipo de reação ao leite é bastante recorrente, principalmente até os seis meses de idade. No entanto, se o refluxo ocorre de forma contínua, pode ser que tenha algo de errado no sistema digestivo do pequeno.
Isso não deve ser motivo para se desesperar, mas é preciso observar e ficar atenta aos sinais. Na verdade, os quadros clínicos relacionados a esse sintoma costumam ser esporádicos e podem ser tratados sem maiores problemas.
O primeiro passo dos pais é descobrir a causa do vômito. Isso vai determinar o tipo de tratamento ou o cuidado que é preciso oferecer ao bebê. Vamos ver quais os possíveis motivos que causam essa reação.
O problema pode ser como o bebê se alimenta
Em princípio, todas as crianças vomitam porque o sistema digestivo ainda não está desenvolvido o suficiente. Assim, a má posição ou uma dieta incorreta pode levar ao vômito. Nesse caso, é preciso modificar alguma particularidade da alimentação.
O mau posicionamento do bebê durante ou depois de comer pode causar o refluxo. Da mesma forma, uma pequena entrada de ar junto com a comida ou o leite também pode causar esse tipo de sintoma. Portanto, é necessário ajudar a criança a expelir os gases depois de se alimentar.
Por sua vez, o excesso de leite ou a sua composição também podem ser causas de refluxo. É necessário prestar muita atenção em alguns aspectos como: o tamanho da mamadeira, a espessura do leite de fórmula e sua quantidade. Tenha em mente que não é aconselhável dar comida demais ao bebê.
Alergias e congestão das fossas nasais
Assim como a entrada de ar, a sua falta também pode causar vômitos. Uma criança com o nariz congestionado pode vomitar por causa de um reflexo para melhorar a respiração. Isso geralmente ocorre com crianças pequenas que sofrem de sinusite.
Da mesma forma, pode ocorrer devido a alergia ou intolerância ao leite. A lactose ou a proteína do leite em questão seriam responsáveis por isso. Nesse caso, é altamente recomendável alterar a fórmula.
Além de o médico prescrever um novo leite ou medicamentos, também é preciso modificar como o bebê se alimenta. Controlar o fluxo e a quantidade de leite, assim como distribuí-lo em várias tomadas durante o dia será bastante benéfico.
Na prática, se a criança vomita com muita frequência depois de comer, é possível que ela sofra de alguma condição. Isso deve ser considerado, sobretudo, se continuar ocorrendo entre 10 e 14 meses de idade.
O mau posicionamento do bebê durante ou depois de mamar pode causar refluxo. Além disso, uma leve entrada de ar também causa esse tipo de sintoma.
O refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é causado quando o esfíncter esofágico inferior não se desenvolve o bastante. Trata-se de um músculo que permite a passagem de alimentos através do esôfago até chegar ao estômago. Portanto, se não funcionar corretamente, o leite ou a comida volta.
Geralmente, essa condição é acompanhada por outros sintomas. Se a criança arqueia as costas como reflexo ao comer, o problema pode ser o refluxo gastroesofágico. Além disso, cólicas constantes, tosse e perda de peso são outros sinais que devem ser observados.
Basicamente, a solução para esse problema é criar melhores condições na maneira como o bebê é alimentado. Existem também tratamentos que permitem diminuir o nível de acidez no esôfago do bebê.
O meu bebê vomita depois de comer: estenose pilórica
Outro aspecto importante a considerar é que a estenose pilórica não deve ser confundida com o refluxo gastroesofágico. Nesse caso, o problema ocorre devido ao espessamento do músculo na junção entre o estômago e o intestino, o que faz com que a criança a regurgite a comida.
A característica dessa patologia é que a criança vomita com força (vômito projetado), e o vômito é muito ácido. Em casos mais graves, é preciso recorrer à intervenção cirúrgica para corrigir esse problema.
A boa notícia é que, mesmo no caso dessas duas condições, sempre há uma solução. É muito raro associar a recorrência do vômito a um problema mais grave, ainda mais se a criança tiver menos de seis meses de idade.
Em suma, se o bebê vomita depois de comer, a primeira coisa a fazer é observar. Lembre-se de que apenas o médico pode dizer o tratamento adequado a ser seguido. Por fim, melhorar a maneira de comer ajudará muito o seu bebê.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alonso, A. M. A., & García, M. R. (2006). Trastornos digestivos menores en el lactante. Boletín de pediatría, 46, 180-188. http://www.sccalp.org/boletin/46_supl2/BolPediatr2006_46_supl2completo.pdf#page=8
- Aragón, V. J. I. (2016). Diagnóstico de la estenosis pilórica hipertrófica. Revista médica de Costa Rica y Centroamérica, 72(615), 335-338. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=66384
- Hegar, B., Dewanti, N. R., Kadim, M., Alatas, S., Firmansyah, A., & Vandenplas, Y. (2009). Natural evolution of regurgitation in healthy infants. Acta Paediatrica (Oslo, Norway: 1992), 98(7), 1189–1193. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1651-2227.2009.01306.x
- Moreno, J. P., Martínez, C., del Mar, T. H. M., & Calatayud, G. L. (2013). Diagnóstico y tratamiento del reflujo gastroesofágico. Anales de Pediatría Continuada, 11(1), 1-10. https://www.elsevier.es/es-revista-anales-pediatria-continuada-51-articulo-diagnostico-tratamiento-del-reflujo-gastroesofagico-S1696281813701124
- Peñalba, A., & Vázquez, P. (2009). Vómitos. Anales de Pediatría Continuada, 7(6), 317-325. https://www.elsevier.es/es-revista-anales-pediatria-continuada-51-articulo-vomitos-S1696281809732007
- Por qué escupen o regurgitan los bebés. (s. f.). HealthyChildren.org. https://www.healthychildren.org/Spanish/ages-stages/baby/feeding-nutrition/Paginas/Why-Babies-Spit-Up.aspx
- Tormo, R., & Martí de Carpi, J. (s. f.). Alergia e intolerancia a la proteína de la leche de vaca. Protocolos diagnóstico-terapéuticos de Gastroenterología, Hepatología y Nutrición Pediátrica SEGHNP-AEP. https://docplayer.es/2888695-Alergia-e-intolerancia-a-la-proteina-de-la-leche-de-vaca.html
- Vómitos de bebés. (2015). HealthyChildren.org. https://www.healthychildren.org/Spanish/health-issues/conditions/abdominal/Paginas/Infant-Vomiting.aspx
- Yalda, L. A. (2014). Etiología y manejo de la gastroenteritis aguda infecciosa en niños y adultos. Revista Médica Clínica Las Condes, 25(3), 463-472. https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-etiologia-manejo-gastroenteritis-aguda-infecciosa-S071686401470063X