Como fazer belas festas de aniversário sem gastar muito dinheiro

· 7 de fevereiro de 2017

Para as mães fazer uma linda festa para seus filhos para comemorar mais um ano é um grande feito. Mas sejamos claras: organizá-las é sempre um golpe duro no bolso! Por isso vamos compartilhar aqui algumas dicas para celebrar fabulosos aniversários com um baixo custo.

Das muitas coisas que fazem uma pessoa se emocionar durante sua infância, uma das mais importantes é seu aniversário.Quando somos pequenos um aniversário vira um acontecimento: sonhamos com a festa, o bolo, os jogos, os convidados. Para as crianças é um dia esperado e divertido, mas para os pais o pensamento é diferente.

Quando chega o momento de organizar a festa é provável que o estresse se apodere de nós.

Queremos que nosso filho tenha a melhor festa possível, cuidamos de cada detalhe e nesse processo podemos perder a noção do orçamento e terminemos jogando dinheiro pelo ralo de forma desnecessária.

Outro possível cenário é querer comemorar o aniversário do nosso pequeno sem restrições, mas os números são grandes limitadores e o orçamento que temos é baixo. Aí pensamos se uma festa com menos dinheiro e ainda legal pode ser feita. E ela é possível sim. Como?

Dicas para organizar um belo aniversário com pouco dinheiro

cumpleaños 1

Com criatividade e organização você pode fazer uma linda festa e aqui lhe damos algumas dicas:

  • Organize seu orçamento e tempo. Saber com quanto dinheiro contamos nos permitirá saber no que e em que devemos gastar. Pense nos gastos da festa com antecipação.

Há coisas que podem ser adquiridas com boa antecedência, como os prêmios que podem ser dados em rifas, os copos descartáveis, os itens para a mesa e até guardanapos. O importante é distribuir o gasto e ele ser pensado e planejado, ao invés de tudo de uma só vez.

  • Poupe nos convites. Nesta era tecnológica os convites se tornaram virtuais: um vídeo ou uma simples imagem é perfeito, além de ecológico. Você também pode fazer em casa usando cartolinas coloridas, tesouras e uma impressora, e todos esses itens serão seus melhores aliados nesta tarefa. E você também pode envolver o homenageado para que ele agregue seu toque pessoal.
  • Busque tutoriais na Internet. Lá você pode encontrar dezenas de vídeos e textos instrutivos que darão muitas ideias para detalhes de mesa, jogos para a festa e também docinhos.
  • Escolha um tema original e interessante. O motivo da festa não tem que ser algo limitador: temas como um desenho animado ou o personagem infantil da moda pode ser custoso. Circo, o mundo animal ou só uma linda festa com o jardim de cenário podem ser uma temática mais versátil e menos custosa.
  • Faça você mesma as decorações. Uma vez selecionado o motivo da festa coloque sua imaginação para funcionar e mãos à obra. A decoração com globos, bandeirinhas feitas com cartolinas e outros pequenos detalhes são opções mais acessíveis e que você pode construir.
  • Escolha a hora ideal. A hora mais apropriada para as festas infantis costuma ser depois do almoço, entre as duas e três da tarde. Assim seus convidados chegam satisfeitos da refeição e você não precisa oferecer comida em peso.
  • O lugar ideal. Dependendo do número de convidados, o lugar muda. Não há razão para gastar no aluguel de um grande salão, podendo adaptar a sala de sua casa, o jardim ou salão de festas de seu prédio. O espaço cedido por algum familiar ou amigo de confiança pode ser uma ótima ideia também.
  • Prêmios para a hora das rifas e sorteios. É tradição realizar alguns jogos ou pequenas competições e premiar os ganhadores. Neste caso a premiação não tem porque ser um brinquedo caro. Um livro ou um jogo de mesa é algo prático e educativo.
  • Comida simples e saborosa. Alguns dos aperitivos, docinhos e salgadinhos você mesmo pode fazer e as receitas de avó são infalíveis nesses casos. Se você precisa comprar, pense nas quantidades corretas: é importante que não falte, mas se tiver muito a mais é você que arcará com o prejuízo.

Aprendam juntos a aproveitar o simples

disfraces-para-fiestas-infantiles

Já mostramos algumas dicas para poupar dinheiro na hora de fazer uma festa infantil, mas se mesmo assim você não se anima ou não tem mesmo como organizar um aniversário, não fique mal.

É fundamental ensinar a seus filhos que nem sempre se pode comemorar com grandes luxos e isso não vai lhe transformar em uma mãe má ou que quer deixar seu filho triste.

Muito pelo contrário: você ensinará que as coisas simples da vida também tem que ser aproveitadas e que juntos vocês aprenderão a apreciar e valorizar o que se têm, construindo momentos inesquecíveis.

Comemorar com pompa todos os aniversário não é uma obrigação e essa rotina pode até fazer seu filho ficar acostumado ou nem ter o discernimento suficiente para aproveitar, especialmente nos primeiros anos de vida.

É melhor você deixar para fazer um belo investimento em uma festa mais para a frente na vida de seu filho, para ele poder se divertir com cada uma das coisas que você preparou para ele.