Benefícios da ginástica rítmica para crianças
A ginástica rítmica é uma atividade esportiva que combina movimentos de dança e balé, acrescentando também acrobacias e o uso de instrumentos como fitas, bolas e arcos. Embora muitos duvidem de sua conveniência durante a infância, os benefícios da ginástica rítmica para crianças são muitos.
Embora possa não ser uma das opções favoritas das crianças na escolha de um esporte, a ginástica rítmica deveria estar entre as possibilidades oferecidas.
No geral, recomenda-se que as crianças tenham mais de 6 anos de idade para se inscreverem ness a atividade. Se elas fizerem isso mais novas, dificilmente poderão realizar as ações básicas exigidas por esse esporte.
Nessa etapa da vida, elas também começam a desenvolver sua orientação espacial e já possuem um domínio mais completo do corpo.
É também uma atividade adequada para meninos e meninas, embora uma grande porcentagem de seus praticantes em todo o mundo sejam mulheres. Pode ser feito individual ou coletivamente, seja em duplas, trios, quartetos ou quintetos.
Benefícios da ginástica rítmica para crianças
A ginástica rítmica é uma atividade exigente, que apresenta as seguintes vantagens para as crianças que a praticam:
1. Melhora a condição física e flexibilidade
Se você viu os movimentos que são executados no dia a dia da ginástica rítmica, certamente você entenderá o que queremos dizer. É uma atividade que exige movimentos difíceis, que testam a elasticidade das crianças. Além disso, impedem que a flexibilidade diminua ao longo dos anos.
Além disso, a estabilidade exigida por essa atividade deixa os músculos mais fortes. Também favorece a queima de calorias e, como todo exercício, promove o metabolismo, o apetite e o descanso.
2. Conecta as crianças com seu corpo e seu entorno
Além das exigências físicas, a ginástica rítmica dá grande ênfase à estética. Isso significa que as crianças estão perfeitamente conscientes dos movimentos que realizam, além de estarem perfeitamente posicionadas no tempo e no espaço.
Com isso, a má postura do corpo pode ser corrigida e, como resultado, evita lesões. O equilíbrio também se beneficia da prática desse esporte.
3. Exercita a concentração
Os benefícios da ginástica rítmica não são apenas físicos. Sendo um esporte que exige seguir um certo planejamento com antecedência, a criança não pode ficar distraída no que está fazendo. Como consequência desse mesmo fato, trabalha-se também a memória e a concentração. Sem dúvida, é um exercício que coloca todo o corpo para trabalhar.
“Antes dos 6 anos de idade, as crianças dificilmente poderão realizar as ações básicas exigidas por esse esporte. Nessa etapa, elas começam a desenvolver sua orientação espacial.”
4. Estimula a coordenação
Outro elemento presente na ginástica rítmica é a música. Portanto, além de aguçar o sentido da audição, a criança estará em uma situação que exigirá que ela coordene seus movimentos com o som que está escutando.
5. Melhorará sua qualidade de vida
A soma dos benefícios da ginástica rítmica para as crianças, como descrevemos antes, irá beneficiar o humor delas. Além de manterem elas ativas, a prática dessa atividade irá ajudá-las a desenvolver sua própria percepção, autoestima e confiança.
Além disso, a criança começará a interagir com os colegas e professores. Ela aprenderá o valor do trabalho em equipe, do apoio mútuo e da diversão em grupo.
Vozes contrárias à ginástica rítmica
Além dos benefícios da ginástica rítmica para crianças , é necessário que também consideremos os argumentos daqueles que se opõem a essa atividade. Embora a recomendação geral seja começar após 6 anos, muitos dizem que a criança ainda é muito jovem.
O principal debate tem a ver com as demandas desse esporte para crianças tão jovens. Isso inclui tanto as demandas físicas, com movimentos complicados e, às vezes, arriscados. Também os mentais: lembre-se de que as crianças precisam memorizar e sincronizar passos complexos.
Além disso, a ginástica rítmica tem sido associada a problemas físicos, como o início tardio da menstruação. Estudos realizados em atletas de elite nas últimas décadas confirmaram esses efeitos, que se somam às possíveis lesões que todos os esportes envolvem.
Ademais, o fato de competir e se submeter à avaliação de um júri – às vezes muito rigoroso – pode ser difícil para elas. Muito mais, claro, se a nota obtida não for a desejada.
No entanto, tudo dependerá do nível de exigência exercido nas crianças que praticam esse esporte. Como em qualquer outra atividade física na infância, devem prevalecer o aspecto lúdico e a ênfase no desenvolvimento correto das habilidades da criança.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Klentrou, P. (1998). The educational face of rhythmic gymnastics. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 69(9), 33-36. https://shapeamerica.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07303084.1998.10605628
- Coté, J., Horton, S., MacDonald, D., & Wilkes, S. (2009). The benefits of sampling sports during childhood. Physical & Health Education Journal, 74(4), 6.
- Šalaj, S., Krmpotić, M., & Stamenković, I. (2014). Motor skills of preschool children enrolled in different exercising programs. Science & Sports, 29, S23-S24. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0765159714001841
- Gallego, F. M. M. (2006). Educación corporal y gimnasia rítmica en la escuela infantil. Revista iberoamericana de psicomotricidad y técnicas corporales, (22), 183-192. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3734968