Benefícios dos sucos de frutas durante a gravidez

Vamos mostrar os benefícios de consumir sucos de frutas durante a gravidez, especialmente no caso de diabetes gestacional não ter se desenvolvido.
Benefícios dos sucos de frutas durante a gravidez
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 28 outubro, 2022

Os sucos de frutas podem ter uma série de benefícios na gravidez. Em qualquer caso, devem ser sempre consumidos com moderação e incluídos no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. Não devemos esquecer que são preparações que contêm açúcares simples. E, por esta razão, não é aconselhável se exceder em sua ingestão, a fim de evitar o desenvolvimento de alterações metabólicas.

Antes de começar, é fundamental comentar que se o diabetes gestacional se desenvolveu, talvez o mais adequado seja restringir bastante a presença de sucos na dieta. Você também deve ter cuidado com outros elementos que podem concentrar açúcares simples em seu interior. Contudo, se você tiver um bom estado de composição corporal inicial, será menos provável que precise lidar com essa patologia.

Benefícios dos sucos de frutas

O consumo de sumos de fruta durante a gravidez contribui para a prevenção de patologias que podem colocar em risco tanto a mãe como o bebê. Saiba quais são seus principais benefícios.

Fornecem vitamina C

Os sucos de frutas naturais fornecem uma boa quantidade de vitamina C, que é fundamental para evitar o desenvolvimento de patologias infecciosas.

O principal benefício dos sucos de fruta durante a gravidez é determinado pelo seu teor de vitamina C. Estamos falando de um elemento que demonstrou ser capaz de melhorar a resposta imunitária, tanto inata como adaptativa. Dessa forma, será menos provável que patologias infecciosas sejam contraídas. Um controle de sintomas ainda mais eficiente será alcançado se elas por ventura se desenvolverem.

Garantem a presença de ferro

Da mesma forma, a vitamina é fundamental para aumentar a absorção intestinal de ferro, um mineral essencial cuja disponibilidade costuma ser baixa. Um estudo publicado na revista Annals of the New York Academy of Sciences comprova isso. Será importante garantir que seus níveis estejam dentro dos intervalos adequados. Caso contrário, pode ocorrer anemia, especialmente na gravidez, quando o volume sanguíneo aumenta progressivamente.

São fonte de antioxidantes

Por outro lado, a maioria das frutas é fonte de antioxidantes. Esses elementos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Graças a isso, o risco de a mãe ou o bebê desenvolver patologias crônicas e complexas que podem afetar o bem-estar no futuro é reduzido. Nesse sentido, as hortaliças devem aparecer na dieta diariamente.

É melhor consumir a fruta fresca ou seu suco?

Em geral, o consumo de frutas frescas é mais recomendado do que o do suco. Isso tanto na gravidez quanto em qualquer fase da vida porque a fruta ao natural possui maior percentual de fibra, o que modula a entrada de glicose na corrente sanguínea. Assim, evita-se o possível desenvolvimento de problemas relacionados ao metabolismo que podem levar ao diabetes tipo 2.

No entanto, podem ser encontrados alguns estudos na literatura recente que apresentam resultados contraditórios a esse respeito. Embora esteja claro que os refrigerantes são negativos para o metabolismo, o consumo moderado de suco pode não ter o mesmo efeito e pode ser positivo. Seja como for, durante a gravidez será necessário limitar sua presença na dieta e evitar a ingestão de mais de um copo por dia.

No caso de o diabetes gestacional surgir, seria melhor priorizar vegetais em vez de frutas. Seu teor de carboidratos simples é menor, e estes podem fornecer uma maior quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Graças a esses compostos, o envelhecimento é modulado e a incidência de muitas patologias complexas, como certos tipos de câncer, é reduzida.

Tanto durante a gravidez como em qualquer outra fase, recomenda-se a fruta fresca em detrimento do suco, uma vez que possui maior quantidade de fibra.

Os sucos de frutas podem ter benefícios durante a gravidez

Como você viu, o consumo moderado de sucos de frutas pode gerar uma série de benefícios durante a gravidez. Mas lembre-se sempre de que as deficiências de nutrientes essenciais que condicionam o bom funcionamento da fisiologia devem ser evitadas. O mais aconselhável é não consumir mais do que um copo de suco por dia, bem como certificar-se de que são caseiros. Os sucos comerciais não costumam ser uma boa alternativa, nem os que contêm adoçantes artificiais.

Para finalizar, lembre-se também de que há a opção de triturar a fruta para fazer um purê. Dessa forma, o efeito total da fibra não é perdido, embora a entrada de glicose no sangue seja mais rápida em comparação com a fruta inteira fresca. Se o purê ou smoothie for uma forma de incluir mais vegetais na dieta, isso não deve ser descartado. A questão é que a ingestão desses alimentos é decisiva para consolidar um bom estado de saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017;9(11):1211. Published 2017 Nov 3. doi:10.3390/nu9111211
  • Lynch SR, Cook JD. Interaction of vitamin C and iron. Ann N Y Acad Sci. 1980;355:32-44. doi:10.1111/j.1749-6632.1980.tb21325.x

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.