Os 3 benefícios dos carboidratos para as crianças

Os carboidratos são nutrientes importantes para o crescimento das crianças. Vamos falar sobre esse e outros benefícios que eles proporcionam.
Os 3 benefícios dos carboidratos para as crianças

Última atualização: 15 junho, 2022

Os carboidratos oferecem uma série de benefícios para a saúde das crianças que vale a pena conhecer. Esses nutrientes devem fazer parte da rotina diária para manter uma boa saúde, mas nem todos são igualmente importantes. Como regra geral, é sempre aconselhável priorizar aqueles de tipo complexo, pois afetam menos os níveis de glicose no sangue.

Antes de começar, deve-se notar que muitos dos alimentos com alto teor de carboidratos que são oferecidos no supermercado têm um nível excessivo de refinamento. Um exemplo disso são os cereais infantis, pois possuem pouca fibra e muito açúcar. Isso pode ter um impacto negativo no metabolismo da criança, especialmente em condições sedentárias.

Benefícios dos carboidratos para as crianças

A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios dos carboidratos para as crianças. Vale ressaltar que não é positivo suprimir esses nutrientes na dieta dos pequenos, apesar da má fama que eles têm atualmente.

Criança forte
O crescimento das crianças requer uma alimentação completa, variada e equilibrada. Os carboidratos são nutrientes essenciais que não devem faltar na dieta dos pequenos. Claro, o tipo complexo deve ser priorizado em relação aos refinados.

1. Estimulam o crescimento

Os carboidratos (mais especificamente a glicose) são nutrientes capazes de ativar uma das vias mais anabólicas do metabolismo humano, a via mTor. Esse mecanismo é fundamental para garantir o crescimento dos tecidos, aspecto muito importante na infância. Portanto, uma ingestão insuficiente de carboidratos pelos pequenos pode ter um impacto negativo em sua saúde a médio prazo.

Obviamente, além de garantir uma ingestão suficiente de carboidratos, é necessário cobrir as necessidades de outros nutrientes essenciais para garantir um crescimento adequado. A deficiência de outros elementos, como vitaminas, pode condicionar outros problemas estruturais, como ocorre no raquitismo.

2. Garantem um bom estado de energia

A principal função dos carboidratos é servir como substrato energético para atividades de alta intensidade. Por essa razão, seu consumo é recomendado antes do exercício para obter um melhor desempenho. De fato, manter um déficit de carboidratos pode precipitar o início da fadiga e limitar o desempenho.

Mas, além do exposto acima, os açúcares contribuem para uma boa recuperação após a atividade física, pois estimulam a produção de estoques de glicogênio, que são as reservas de glicose do corpo. Para maximizar esse processo, foi demonstrado que é positivo consumir esses nutrientes juntamente com uma dose significativa de proteínas de alto valor biológico. Isso também evita o risco de ferimentos subsequentes.

3. Podem contribuir para o trânsito intestinal

Os carboidratos complexos geralmente são acompanhados de fibras, que oferecem vários benefícios à saúde:

  1. Não são digeridos no intestino e aumentam o volume do bolo fecal, aceleram o trânsito e previnem a prisão de ventre.
  2. Garantem a sobrevivência das bactérias “boas” no trato digestivo que compõem a microbiota.
  3. Retardam a absorção de carboidratos, reduzindo o risco de glicose alta no sangue.

Deve-se notar que estamos nos referindo a carboidratos complexos, como aqueles contidos em grãos integrais, nozes, aveia ou arroz yamani. Açúcares refinados em bolos ou doces não oferecem esses efeitos benéficos.

Quando dietas com baixo teor de carboidratos são consideradas, a ingestão de fibras geralmente também é limitada. Todos os dias, deve ser assegurada uma ingestão mínima de 25 gramas, uma meta difícil de alcançar em crianças. Por sua vez, quando a dieta excede a quantidade de açúcares simples, aumenta a fermentação intestinal e o ressecamento das fezes. Em ambos os contextos, o trânsito intestinal diminui e favorece a prisão de ventre, a dor abdominal crônica e a flatulência.

Criança com dor abdominal.
O consumo excessivo de açúcares refinados pode causar dores abdominais recorrentes em crianças. No entanto, o consumo regular de açúcares complexos pode favorecer a ingestão da dose recomendada de fibra.

Conheça os benefícios dos carboidratos para as crianças

Como você viu, os carboidratos são nutrientes essenciais para a saúde em qualquer idade. Eles devem estar presentes na dieta regularmente e devem ser equilibrados com outros elementos para que o corpo funcione de maneira ideal.

A falta de glicose pode se traduzir em menor desempenho ou aumento da fadiga. É claro que sempre será necessário priorizar os açúcares do tipo complexo (de vegetais, leguminosas, grãos e cereais integrais) aos refinados ou ultraprocessados.

Para finalizar, é preciso ressaltar que é aconselhável garantir a prática regular de atividade física pelas crianças, priorizando o trabalho de força. Assim, os açúcares serão utilizados como principal substrato energético, a transformação e o acúmulo de gordura serão impedidos e diversas consequências metabólicas negativas serão evitadas.

Pode interessar a você...
3 purês com carboidratos para as crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
3 purês com carboidratos para as crianças

Os purês com carboidratos para as crianças não são apenas deliciosos, mas também altamente recomendados para o desenvolvimento dos mais jovens da c...



  • Mao, Z., & Zhang, W. (2018). Role of mTOR in Glucose and Lipid Metabolism. International journal of molecular sciences19(7), 2043. https://doi.org/10.3390/ijms19072043
  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253