Benefícios de tocar um instrumento durante a infância
A possibilidade de aprender a tocar um instrumento durante a infância traz muitos benefícios, pois um dos melhores recursos existentes para desenvolver a criatividade e as habilidades cognitivas da criança.
O amor pelos instrumentos musicais também é uma atividade benéfica para as crianças, estimulando a responsabilidade, o trabalho em equipe e o companheirismo, entre outros fatores.
Por que é importante tocar um instrumento durante a infância?
Aprender a tocar um instrumento musical, mesmo durante a idade adulta, representa uma oportunidade valiosa para treinar o ouvido, as habilidades motoras e a criatividade. Além disso, também significa desenvolver uma atividade extracurricular que motiva a pessoa e que talvez possa ser praticada de maneira profissional no futuro, se ela assim desejar.
Os benefícios de tocar um instrumento durante a infância
Habilidades cognitivas
Um dos principais benefícios de aprender a tocar um instrumento durante a infância é a possibilidade de desenvolver e melhorar as habilidades cognitivas de forma significativa.
Em relação a isso, tocar um instrumento tem efeitos importantes no desenvolvimento do cérebro. Além disso, também fortalece outros tipos de habilidades, tais como o pensamento crítico e lógico.
Por outro lado, a música estimula a atividade neuronal, de modo que os neurônios se tornam muito mais eficientes na transmissão dos diferentes sinais. As crianças que aprendem a tocar violão, piano ou qualquer outro instrumento precisam adquirir o hábito de se concentrar.
Capacidade de coordenação
A possibilidade de tocar um instrumento como piano, violino ou violão, entre outros, melhora a capacidade de coordenação da criança. O principal motivo é que esse tipo de atividade requer, na maioria dos casos, que sejam feitos movimentos consistentes com as mãos e que também sejam aprimorados os sentidos auditivo e visual, tudo ao mesmo tempo.
Menos estresse
Embora possa parecer inacreditável, as crianças passam por situações estressantes da mesma forma que os adultos. Nesse sentido, tocar um instrumento musical é uma das melhores opções para as crianças conseguirem relaxar enquanto se conectam e se concentram no aprendizado da música.
Quando a pessoa se concentra em onde colocar as mãos e como ler a partitura, a sua mente relaxa e esquece tudo o que traz preocupação.
Bem-estar emocional
O ensino e o hábito de tocar um instrumento promovem o bem-estar emocional de crianças e adultos. É importante que a criança se divirta com essa atividade, para que ela libere toda a energia acumulada e consiga se sentir melhor consigo mesma.
Otimização da memória
Outro dos grandes benefícios de aprender a tocar um instrumento é o desenvolvimento e a otimização da memória. Por exemplo, vários estudos científicos demonstraram que a música é uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção e o tratamento do mal de Alzheimer.
Inclusive, muitos adultos com Alzheimer melhoraram um pouco a sua capacidade cognitiva através da música, ao se lembrarem de canções e se conectarem com o sentimento que elas expressavam.
Competências linguísticas
Outra das habilidades que é altamente reforçada pelo aprendizado e pela prática de um instrumento musical é a linguagem.
As letras das músicas, assim como os próprios instrumentos musicais, são ferramentas maravilhosas que ajudam as crianças a expandir o seu vocabulário. Além disso, também estimulam o uso correto da língua.
Confiança
Tocar um instrumento musical geralmente desenvolve uma confiança excepcional nas crianças. Essa autoconfiança reforça, por sua vez, a autoestima dos pequenos, de modo que eles vão conseguir enfrentar os diferentes problemas e desafios do seu dia a dia com uma atitude muito mais positiva e segura.
“As crianças passam por situações estressantes da mesma forma que os adultos. Tocar um instrumento musical é uma das melhores opções para que elas consigam relaxar.”
Habilidades sociais
As habilidades sociais saudáveis também são reforçadas por meio da aprendizagem de um instrumento musical. A razão? As crianças aprendem desde muito cedo a interagir com os outros de uma forma mais eficaz. Com a autoconfiança e a autoestima saudável, a criança terá menos medo de estabelecer relações de amizade.
Senso de responsabilidade
Aprender a tocar um instrumento também desenvolve um senso de responsabilidade na criança. A criança precisa praticar e cumprir com seus deveres para evoluir, ainda mais se tocar junto com outras crianças. Nessa situação, ela deve ser responsável e pontual, tanto para o seu próprio desenvolvimento quanto para o benefício do grupo.
Assim, como podemos ver, tocar um instrumento durante a infância tem muitos benefícios. É uma atividade extracurricular que vai ajudar os pequenos da casa a desenvolverem todas as suas habilidades ao máximo. Então, não pense duas vezes e incentive seu filho a escolher um!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tobar, C. (2013). Beneficios de la música en el aprendizaje. Revista EducAcción, 18, 34-35. http://www.usfq.edu.ec/publicaciones/para_el_aula/Documents/para_el_aula_06/0018_para_el_aula_06.pdf
- Benítez, M. A., Abrahan, V. M. D., & Justel, N. R. (2018). Beneficios del entrenamiento musical en el desarrollo infantil: una revisión sistemática. Revista Internacional de Educación Musical, (5), 61-69. http://www.revistaeducacionmusical.org/index.php/rem1/article/view/100
- Román García, M. S. (2003). Beneficios del aprendizaje músico-instrumental Los paradigmas Suzuki y Yamaha. https://rodin.uca.es/xmlui/bitstream/handle/10498/7762/32071644.pdf?sequence=1
- Albornoz, Y. (2009). Emoción, música y aprendizaje significativo. Educere, 13(44). https://www.redalyc.org:9444/error.xhtml?cid=306728
- Brewer, C. (1995). Music and learning: Integrating music in the classroom. Bellingham, WA: LifeSounds.
- Mantilla, D. (2012). La influencia de la musica en el aprendizaje infantil. 1 de Noviembre.
- Tobar, C. (2013). Beneficios de la música en el aprendizaje. Revista EducAcción, 18, 34-35. http://www.usfq.edu.ec/publicaciones/para_el_aula/Documents/para_el_aula_06/0018_para_el_aula_06.pdf
- Vargas, R., & María, K. (2010). La educación musical y su impacto en el desarrollo. Revista de educación y desarrollo, 53-60. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/12/012_Reynoso.pdf