Blended learning, a maneira de aprender que chegou para ficar
Ainda que, como consequência da situação mundial que estamos vivendo, isso tenha se intensificado, a tendência do blended learning ou ensino semipresencial vem avançando fortemente.
Muito provavelmente, em um futuro não muito distante, uma aprendizagem que combine o contato presencial com a educação virtual e à distância se tornará a melhor forma de organizar o ensino, por parte do sistema educacional, em todos os níveis.
Do que estamos falando quando falamos em blended learning?
Quando mencionamos o blended learning, estamos falando de um termo cuja tradução é “aprendizagem mista“ e que se refere a uma forma de ensino em que são combinadas duas estratégias.
Por um lado, a aprendizagem síncrona e presencial e, por outro, a aprendizagem assíncrona à distância, on-line ou remota, baseada na tecnologia. Assim, o objetivo da aprendizagem mista é combinar o melhor de cada uma das duas modalidades reunidas.
Atualmente, é uma tendência as escolas contemplarem o ensino semipresencial. Isso implica uma logística de organização e combinação de recursos humanos, materiais, tecnológicos e de infraestrutura para a criação dos chamados LMS, Learning Management Systems ou “sistemas de gestão do conhecimento”.
Esses sistemas de gestão são plataformas web que permitem o acesso a cursos elaborados por e para as instituições de ensino. Assim, um ensino semipresencial bem estruturado pode permitir que os alunos aprendam de forma personalizada e adaptada aos objetivos e necessidades de formação.
Tudo isso para que o aluno possa aprender as matérias na sala de aula, de forma presencial, mas também fora dela, para que elas sejam reforçadas, revisadas e para que sejam adquiridos novos conhecimentos de forma remota.
Vantagens da aprendizagem semipresencial
- Oferece aos alunos a possibilidade de acessar vários percursos de formação, flexibilizando e adaptando o ensino e a aprendizagem.
- Permite eliminar as barreiras de espaço-tempo e de deslocamento. Os alunos podem aprender e tirar as suas dúvidas de forma imediata e ágil.
- Proporciona aos alunos, nas instâncias e espaços de aprendizagem presencial, um apoio pedagógico. Em relação à utilização das diferentes plataformas e sites de ensino, eles serão utilizados pelas crianças em outros espaços e momentos de aprendizagem não presencial.
- Proporciona a possibilidade de desenvolver uma aprendizagem participativa e colaborativa, tanto dentro quanto fora da sala de aula, através de diferentes metodologias e aplicativos que têm esse objetivo, como a metodologia flipped classroom.
- Possibilita uma formação mais dinâmica e motivadora, fluida e ativa. Também permite uma maior independência e autonomia na aprendizagem.
- Quanto ao papel do professor, ele deixa de ser a única fonte de conhecimento e cumpre uma função mais de tutor e orientador que acompanha os alunos em seus processos de aprendizagem.
Por que o blended learning é o futuro?
Nossa sociedade se caracteriza por avançar e mudar constantemente, e a tecnologia e a internet estão presentes em quase todas as esferas sociais. Dessa forma, a educação não pode ficar para trás e deve dar uma resposta a uma sociedade que exige a formação de cidadãos preparados para viver dentro dela.
Assim, a educação semipresencial ou blended learning parece surgir como um grande desafio e uma metodologia útil para a formação. E não só o sistema educacional, mas também as organizações e as empresas devem se adaptar e se acostumar com o semipresencial, tanto como forma de ensino quanto como forma de comunicação social, em geral.
Alguns requisitos para garantir o ensino semipresencial
Para alcançar uma formação de qualidade e ao alcance de todos, o ensino semipresencial deve atender a alguns requisitos. Por exemplo, deve ser um ensino bem estruturado, planejado e organizado, para que haja coerência e ajuste entre a formação presencial e a não presencial, garantindo, assim, a continuidade nas aprendizagens dos alunos.
Além disso, para alcançar um ensino semipresencial de qualidade, é necessário estabelecer uma rede de formação e capacitação docente, para que os professores possam dominar com excelência os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como os modelos pedagógicos de ensino exigidos nesses ambientes.
Por fim, como já foi dito, um planejamento adequado e uma boa capacitação docente são requisitos fundamentais para alcançar um ensino semipresencial de qualidade. No entanto, cabe destacar aqui que há mais um requisito essencial: o inevitável investimento econômico adequado para atingir esse objetivo.
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