Boas maneiras para crianças: bilhetes de agradecimento

20 Julho, 2020
Os bilhetes de agradecimento, além de educar em valores, também podem ser uma maneira de se conectar consigo mesmo e com os outros.

Ninguém pensa nos bilhetes de agradecimento como algo educativo, mas, na verdade, eles são mais importantes do que qualquer pai ou mãe poderia pensar a princípio. Há até mesmo quem pense que a prática de usar bilhetes de agradecimento está desatualizada, mas isso não poderia estar mais longe da realidade.

Embora seja verdade que as crianças não devem ser obrigadas a escrever bilhetes de agradecimento se não quiserem, pois o objetivo deles não faria sentido, na verdade, por meio do exemplo, da empatia e por sentirem sua importância, as crianças vão aprender que essa prática é muito mais importante do que parece.

Sempre que um bilhete de agradecimento é escrito, há uma boa razão para isso. Algumas pessoas aprenderam desde pequenas a escrever bilhetes de agradecimento depois de receber presentes e, atualmente, querem que os filhos façam o mesmo. As crianças podem se beneficiar de expressar a gratidão escrevendo esse tipo de bilhete.

Como usar os bilhetes de agradecimento corretamente

Para usar os bilhetes de agradecimento corretamente, é necessário levar em consideração algumas coisas, tais como:

Os bilhetes de agradecimento

  • Apreciação. O ato de escrever bilhetes de agradecimento faz as crianças pensarem nos cuidados envolvidos em comprar e embrulhar os brinquedos ou presentes que recebem, uma vez que o presente verdadeiro não está no presente em si, e sim nas mãos da pessoa que o entrega. Perceber que amigos e familiares se importam o suficiente para serem atenciosos acrescenta um aspecto emocional positivo ao ato de receber presentes.
  • Gratidão. A gratidão é mais do que o reconhecimento de que os presentes vêm de alguém, em vez de aparecer do nada. A arte de ser grato faz as pessoas felizes. É uma ferramenta de bem-estar. As crianças, quando perceberem o que significa gratidão, vão estar mais próximas de sentir a verdadeira felicidade em suas vidas.
  • Escrever para o bem-estar. Muitas crianças usam computadores em vez de escrever palavras no papel. No entanto, existe uma conexão entre expressar sentimentos ao escrever e bem-estar pessoal. As crianças e as pessoas que escrevem sobre o que estão sentindo em um caderno ou em um diário, por exemplo, terão benefícios para a própria personalidade, tais como redução do estresse e alívio emocional. Se seu filho praticar esse tipo de escrita, ele poderá continuar escrevendo, não apenas para expressar gratidão, mas também para se divertir e reduzir a ansiedade mais adiante na vida.
  • Boas maneiras. Ensine boas maneiras aos seus filhos através dos bilhetes de agradecimento, e eles vão te agradecer em algum momento ao longo do caminho da vida. Os bilhetes de agradecimento são uma ferramenta social útil que leva as pessoas a se destacarem da multidãoajudando-as a fazer amizades e a causar uma boa impressão.
Os bilhetes de agradecimento

Faça disso um hábito

O hábito de ser educado ao escrever os bilhetes de agradecimento traz uma vantagem conforme amadurecemos. Os bilhetes de agradecimento escritos à mão são apenas uma das maneiras através das quais seus filhos podem demonstrar apreço pelos presentes.

No entanto, deixar a gratidão no papel em vez de usar outro método é benéfico, pois ensina às crianças lições de vida que elas não vão querer que sejam perdidas.

Para que os bilhetes de agradecimento realmente ensinem boas maneiras aos seus filhos e para que eles compreendam melhor a gratidão que sentem pelos outros, o ideal é fazer com que essa prática seja um hábito. Para isso, eles têm que ver você realizar essa ação. Eles precisam ver como você escreve bilhetes de agradecimento para seus entes queridos, ou até mesmo anotações sobre seus sentimentos.

Uma ótima ideia é escrever bilhetes de agradecimento para seus próprios filhos. Você pode fazer isso apenas para expressar emoções ou agradecer por algo de bom que fizeram durante o dia. Ou também por um bom comportamento que eles têm e que você aprecia. Isso vai fazer com que eles se sintam especiais e saibam como uma pessoa se sente bem ao ser reconhecida.

Com isso, seus filhos também vão querer que os entes queridos deles se sintam bem, porque já vão saber como alguém se sente ao receber um bilhete de agradecimento. Isso vai torná-los mais propensos a escrever bilhetes de agradecimento para seus entes queridos.