Como educar as crianças pelo exemplo

08 Abril, 2020
Educar as crianças pelo exemplo não é uma tarefa fácil, embora à primeira vista possa parecer. Ao longo deste artigo, vamos falar sobre como educar as crianças pelo exemplo.

Hoje vamos falar sobre como educar as crianças pelo exemplo. Talvez já tenhamos ouvido sobre isso em inúmeras ocasiões e seja algo com o qual podemos estar bastante familiarizados. Aliás, talvez pensemos que seja algo fácil de executar. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil colocar isso em prática e que pode ser difícil educar as crianças pelo exemplo.

Educar as crianças pelo exemplo é uma tarefa que temos que executar dia após dia, momento a momento. É inútil fazer isso de forma intermitente, pois assim podemos gerar confusão para os pequenos.

As crianças vão aprender por meio de uma aprendizagem por observação, portanto, não podemos dar margem para que elas hesitem na hora de agir por causa de algumas de nossas más ações. Se quisermos que elas tenham boas ações, elas precisam ver como nós mesmos também fazemos isso.

As crianças podem aprender o bom comportamento, assim como também aprendem o mau comportamento. O comportamento não é algo que surge magicamente nem é algo herdado. O fato de uma criança se comportar bem nem sequer é resultado da sorte. Assim como elas aprendem certos comportamentos, também podem aprender a modificá-los.

E o mesmo vale para os adultos: o comportamento também é aprendido. A capacidade para ser um bom ser humano não aparece de repente. É por isso que também podemos aprender a ser pessoas melhores para continuarmos dando o exemplo para as crianças.

“O exemplo é mais forte que as regras”.

– Nikolái Gógol –

Educar as crianças pelo exemplo: pais e filha cozinhando juntos

Seja o espelho das crianças

As crianças aprendem pela imitaçãoO potencial de uma criança para observar e imitar modelos é muito alto. Elas aprendem a falar copiando modelos e aprendem um idioma simplesmente ouvindo, observando e imitando. As crianças aprendem atitudes, valores, preferências pessoais e costumes, tudo graças a essa habilidade.

Como as crianças copiam os comportamentos das pessoas ao seu redor, temos uma certa influência no aprendizado das crianças. O que dizemos ou fazemos diante delas influenciará, de alguma maneira, a sua maneira de pensar e de se comportar, pois estamos agindo como um modelo.

As crianças copiam praticamente tudo o que veem dos adultos. Elas aprendem conosco a maioria dos seus padrões de comportamento. Portanto, devemos ser bons exemplos. Por outro lado, elas também aprendem com o ambiente no qual se desenvolvem.

Assim, devemos proporcionar às crianças experiências que ensinem valores e que promovam a responsabilidade, pois o seu comportamento será um reflexo do modelo que elas estiverem observando.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta”.

-Santa Teresa de Calcutá-

Como e o que acontece ao educar as crianças pelo exemplo?

Se quisermos que o comportamento de uma criança mude, precisamos examinar o nosso próprio comportamento, embora essa não seja uma experiência fácil. A mudança no nosso comportamento também afetará a mudança no comportamento das crianças. O modo como nos comportamos diante dos pequenos afeta o modo como eles se comportam conosco e com as outras pessoas.

Uma boa ideia é fazer uma lista das coisas que gostaríamos que as crianças fizessem e começar aplicando-as a nós mesmos. Sempre é um bom momento para melhorar a maneira como nos comportamos.

Menina sendo educada pela mãe por meio do exemplo

As crianças acreditam no que dizemos a elas. Elas se comportam da maneira que queremos que elas se comportem. Assim, se dissermos a uma criança que ela é muito escandalosa, ela interpretará que essa é uma característica da sua personalidade e sempre fará escândalo. Porém, se dissermos que ela sabe brincar em silêncio, ela acreditará e tentará brincar em silêncio.

“A única maneira de educar é dar o exemplo, mesmo que às vezes seja um exemplo horrível”.

-Albert Einstein-

Preste atenção ao que você faz e diz. Não apenas diante da criança, mas em todos os momentos. Se nos acostumarmos a um determinado comportamento, será mais fácil agir dessa forma quando as crianças estiverem presentes.

Mostre apoio, pois as crianças precisam disso. O apoio que damos a uma criança, sem dúvida, ajudará a aumentar a sua motivação, uma vez que isso vai ajudá-la a sair de certas situações difíceis, a enfrentar os seus medos e a lidar com o estresse. Além disso, vamos estender a mão para que possam resolver os problemas de maneira satisfatória.

Devemos elogiar comportamentos específicos. Dessa forma, estaremos mostrando qual foi a decisão correta. Estaremos destacando os pontos fortes e, assim, a criança confiará mais em si mesma porque se sentirá capaz de fazer boas escolhas.

  • Severe, S. (2002). Cómo educar a sus hijos con el ejemplo. Editorial AMAT.