A brinquedoteca, um espaço para crescer
As brinquedotecas surgiram como um espaço pedagógico específico a partir da década de 1960. Inicialmente, o seu principal objetivo era ajudar famílias com crianças com dificuldades, bem como proporcionar brinquedos a crianças de famílias de baixa renda.
Posteriormente, e até hoje, os objetivos e serviços de uma brinquedoteca têm mudado. Isso tem transformado esse local em um espaço que facilita o intercâmbio social e o desenvolvimento integral das crianças através do jogo.
Conceito e características de uma brinquedoteca
Uma brinquedoteca é um espaço lúdico educativo que, por meio do jogo, presta um serviço de atendimento para o tempo livre da infância e da juventude. Além disso, esse serviço é materializado em um espaço estruturado (características físicas, brinquedos, jogos, monitores, etc.) que as crianças frequentam para brincar.
As principais características de uma brinquedoteca são:
- Espaço de encontro de crianças e pré-adolescentes.
- Disponibiliza uma seleção de diversos brinquedos e jogos para que sejam utilizados pelas crianças na própria brinquedoteca ou levados para casa na modalidade de empréstimo.
- É direcionada a crianças de diferentes setores e âmbitos sociais.
- Tem funcionários responsáveis por cuidar do espaço e realizar a manutenção das instalações, além de outros profissionais encarregados do atendimento às crianças (ludotecários, monitores infantis, etc.).
Tipos de brinquedotecas
Há brinquedotecas de diferentes tipos. Podem ser fixas, isto é, localizadas em prédios destinados a essa finalidade, ou temporais, cuja atividade é desenvolvida de forma descontínua, nas férias de verão, por exemplo.
E também existem as que são itinerantes, ou seja, que são transportadas para diferentes locais, aproximando o jogo das crianças que moram em lugares mais afastados ou menos povoados, como as zonas rurais.
Além disso, dependendo dos modelos de organização e gestão, as brinquedotecas podem ser de:
- Titularidade e gestão públicas.
- Titularidade pública e gestão privada.
- Associações e fundações.
E, de acordo com a especialização, as brinquedotecas podem ser:
- Hospitalares. Criadas dentro dos hospitais como espaços habilitados para o jogo lúdico de pacientes infanto-juvenis.
- Especializadas. Adaptadas a crianças com necessidades especiais.
- Escolares. Localizadas dentro de instituições de ensino básico e médio.
Os objetivos que definem uma brinquedoteca como um espaço de crescimento
A finalidade principal de uma brinquedoteca é conseguir que, por meio da interação social das crianças através da atividade lúdica, seja gerado um espaço propício para o seu desenvolvimento integral. Assim, os objetivos de uma brinquedoteca giram em torno dessa finalidade. Eles são:
- Promover, por meio do jogo, o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo das crianças.
- Desenvolver a personalidade das crianças através do jogo.
- Compensar deficiências socioculturais, econômicas ou pessoais.
- Contribuir para a conciliação da vida profissional e familiar.
Uma brinquedoteca é um espaço lúdico educativo.
- Oferecer jogos e brinquedos adaptados à idade das crianças, bem como às suas necessidades particulares.
- Favorecer o intercâmbio social e comunicativo, tanto entre as crianças como entre os seus pais.
- Promover aspectos relacionados com a educação de valores, em relação a atitudes como a tolerância, a cooperação, a solidariedade e a coeducação.
- Contribuir para a aquisição de hábitos de autonomia, ordem e convivência.
Para finalizar
Com uma brinquedoteca, pretende-se construir um local para, por meio do jogo, compartilhar desejos, sentimentos e fantasias. Além disso, também visa a criar um espaço para o conhecimento, desenvolvimento, criação e socialização.
Portanto, é possível dizer que com uma brinquedoteca se propõem objetivos direcionados a construir um espaço para crescer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Santos, A., Salgado, J. Á. (2006). ¿Para qué sirve una Ludoteca?. Educational Psychology, 12(2), 123-132. Recuperado de https://journals.copmadrid.org/psed/art/efb76cff97aaf057654ef2f38cd77d73
- Antón, A. M., Rodríguez, G. S. (2011). Concepto y tipos de ludotecas. Lecturas: Educación física y deportes, (161), 5.