Os jogos de construção em sala de aula

Os jogos de construção em sala de aula sempre são bem recebidos pelas crianças de todas as idades. Eles não só são muito divertidos, como também oferecem muitas vantagens para os alunos.
Os jogos de construção em sala de aula
Azucena Fernández

Escrito e verificado por a professora Azucena Fernández.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Os jogos de construção em sala de aula entusiasmam as crianças, pois elas podem criar, imaginar, juntar peças, desarticular, resolver problemas e depois recomeçar.

Desde um ano de vida até a adolescência começar, basta mudar um pouco a estrutura do jogo e a dificuldade que a diversão não vai acabar. As crianças podem passar horas dedicadas a essa atividade que, para elas, é só uma “brincadeira”.

Além disso, os jogos de construção em sala de aula desenvolvem várias habilidades nas crianças. Por isso, a seguir, vamos repassar seus benefícios para os pequenos.

Aperfeiçoam as habilidades motoras finas

As habilidades motoras finas são a capacidade de fazer movimentos usando os pequenos músculos de nossas mãos, pulsos e dedos. Usamos essas habilidades quando pegamos e seguramos coisas ou então quando escrevemos, por exemplo.

A especialista em Desenvolvimento Humano e Estudos da Família, Yvonne Caldera, e seus colegas conduziram um estudo e verificaram aspectos muito significativos.

Eles observaram as atividades de construção de 51 crianças em idade pré-escolar e descobriram um padrão: as crianças que mostraram mais interesse pela construção criaram estruturas mais sofisticadas. Elas também tiveram melhor desempenho em um teste padronizado de inteligência espacial.

O mesmo padrão foi relatado por outros estudos (Oostermeijer em 2014). Pode parecer que as crianças com habilidades espaciais avançadas estavam mais motivadas para os jogos de construção em sala de aula. Mas há boas razões para pensar que o jogo de construção tem efeitos no desenvolvimento.

Um estudo experimental recente testou os efeitos do jogo com blocos estruturados: o jogo no qual as crianças reproduzem a estrutura de um modelo ou plano.

Um grupo de crianças de 8 anos participou desse estudo. Foram cinco sessões de 30 minutos de jogo estruturado com blocos. Posteriormente, todas as crianças mostraram melhorias na rotação mental.

Além disso, as tomografias cerebrais revelaram mudanças na forma como os seus cérebros processavam informações espaciais. Enquanto isso, as crianças em um grupo de controle não mostraram essas mudanças (Newman em 2016).

O jogo de construção estruturado em sala de aula pode melhorar a flexibilidade cognitiva

O jogo de construção estruturado em sala de aula pode melhorar a flexibilidade cognitiva

“Flexibilidade cognitiva” é a capacidade de mudar o foco de um estímulo relevante para outro rapidamente. Portanto, é algo muito importante, para o desenvolvimento.

Sara Schmitt (Universidade de Purdue, Indiana, Estados Unidos) e seus colegas conduziram um estudo com jogos estruturados com blocos em 2018. Para isso, eles escolheram algumas crianças de uma turma aleatória.

Nas primeiras sessões, as tarefas foram relativamente simples. Por exemplo, “construir uma torre”. Mas, conforme as crianças se familiarizavam com os materiais, foram solicitadas tarefas mais exigentes. Por exemplo, “copiar a estrutura vista na imagem”.

No final do estudo, as crianças que participaram de jogos com blocos estruturados mostraram melhorias na flexibilidade cognitiva.

Estimulação da resolução criativa e divergente de problemas

Os psicólogos reconhecem dois tipos principais de problemas:

  • Os problemas convergentes: têm apenas uma solução correta.
  • Os problemas divergentes: podem ser resolvidos de várias maneiras.

As crianças podem juntar os blocos (peças) de várias maneiras, de tal forma que o jogo de construção é um jogo divergente. Brincar com jogos de construção, um tipo de jogo divergente, pode preparar as crianças para que pensem de forma criativa. Além disso, também pode ajudá-las a resolver melhor os problemas divergentes.

A Dra. Debra Pepler (psicóloga da Universidade de York, no Canadá) e a Dra. Hildy Ross (psicóloga da Universidade de Waterloo, na Inglaterra) realizaram um experimento em 1981. Dois tipos de materiais lúdicos foram apresentados para crianças na educação infantil:

  • Algumas crianças obtiveram materiais para jogos convergentes (peças de quebra-cabeça).
  • Outras receberam materiais para jogos divergentes (moldes de espuma em forma de bloco).
  • Todas as crianças tiveram tempo para brincar.
  • Então, sua capacidade para resolver problemas foi testada.

O resultado concluiu que as crianças que brincaram com blocos de espuma (jogos de construção divergentes) lidavam melhor com problemas divergentes. Além disso, elas também demonstraram mais criatividade nas suas tentativas de resolver os problemas.

O jogo de construção cooperativo ajuda as crianças a melhorar as suas habilidades sociais

Pesquisas sugerem que as crianças se tornam mais sociáveis. Além disso, elas também expandem sua inteligência emocional usando os jogos de construção cooperativos.

Foi verificado que as crianças com autismo que participaram de sessões em grupo de jogos de construção demonstraram uma melhoria social quando comparadas com as crianças treinadas no uso social da linguagem (Dra. Lauren Owen, Universidade de Sheffield, Inglaterra, 2008).

Outras pesquisas sobre crianças com desenvolvimento social normal sugerem o mesmo. Aquelas que trabalham em projetos cooperativos com esses jogos formam laços de amizade de maior qualidade.

O jogo de construção cooperativo ajuda as crianças a melhorar as suas habilidades sociais

Melhorias no desenvolvimento de habilidades de engenharia com o jogo de construção em sala de aula

É fácil ver como os jogos de construção podem ensinar grandes lições sobre arquitetura e engenharia. Um construtor que cria estruturas em pequena escala tem que cumprir as mesmas leis físicas que os outros.

Estudos sugerem que os alunos aprendem melhor sobre as forças físicas quando as experimentam em primeira mão. Assim, o jogo de construção oferece excelentes oportunidades de aprendizagem para que as crianças desenvolvam uma compreensão intuitiva das forças mecânicas.

Então, considerando tudo isso, podemos dizer que os jogos de construção são um excelente investimento educacional para a sala de aula. Os LEGOs são os favoritos para muitas pessoas, mas podemos pesquisar um pouco mais e procurar por outros jogos que também sejam atraentes e úteis.

Por exemplo, as placas de madeira KEVA Contraptions Plank Set são altamente recomendadas. Da mesma forma, os blocos modulares KAPLA também são muito adequados para crianças a partir dos 3 anos de idade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rodríguez, G., & Patricia, C. (2016). Juegos de construcción en el desarrollo lógico matemático de los niños y niñas de 4 y 5 años de la Escuela Pablo Muñoz Vega, del Distrito Metropolitano de Quito, periodo 2015-2016 (Bachelor’s thesis, Quito: UCE). http://200.12.169.19/handle/25000/12043
  • Piedra Japón, C. A. (2016). Utilización de los juegos de construcción para potenciar la creatividad de las niñas y niños de 4 a 5 años de edad del nivel inicial II de la escuela José Miguel Burneo Burneo de la ciudad de Loja periodo 2014-2015(Bachelor’s thesis). https://dspace.unl.edu.ec/handle/123456789/11091
  • López Mendez, J. S. (2015). Juegos de construcción para reforzar la coordinación viso-motriz de los niños y niñas de nivel inicial 1 de la escuela de educación básica los Ositos Graciosos del Cantón La Libertad, provincia de Santa Elena, año lectivo 2015-2016 (Bachelor’s thesis, La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena, 2015.). https://repositorio.upse.edu.ec/xmlui/handle/46000/3674

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.