O que são as cãibras de implantação?

As cãibras de implantação são desconfortos típicos dos primeiros dias de gravidez. Saiba por que elas ocorrem e como identificá-las.
O que são as cãibras de implantação?
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Escrito por Leidy Mora Molina

Última atualização: 27 janeiro, 2023

As primeiras semanas de gravidez geralmente são acompanhadas de alguns sintomas um tanto estranhos, como as cãibras de implantação. Esses desconfortos abdominais são percebidos como leves pontadas na parte inferior do abdômen, lembrando cólicas menstruais. Mas se coincidirem com um atraso, podem sugerir uma gestação em andamento.

Embora essas cãibras sejam comuns, nem todas as mulheres as experimentam. Portanto, vamos dizer o que esperar e como identificá-las se você estiver buscando um bebê. Não deixe de ler!

O que são as cãibras de implantação?

As cãibras de implantação, também chamadas de cólicas de implantação embrionária, são dores lancinantes de intensidade leve a moderada que aparecem na parte inferior do abdômen. Estas ocorrem como consequência da aderência do óvulo fertilizado ao endométrio, a camada mais superficial da cavidade uterina, poucos dias após a concepção.

Uma vez na espessura do endométrio, o embrião é suprido com oxigênio e nutrientes presentes no sangue materno e isso favorece seu desenvolvimento e sua sobrevivência.

Durante o processo de implantação, a futura mãe pode sentir algum desconforto devido ao rompimento dos vasos sanguíneos e à formação de novos. Dessa forma, as cãibras de implantação geralmente são acompanhadas de uma leve perda de sangue, chamada sangramento de implantação, que dura entre 2 e 5 dias. Este difere da menstruação por ser escasso e vermelho escuro ou marrom.

A gastrulação ocorre por volta da semana 4
Após ser implantado no endométrio uterino, o embrião na fase de blastocisto começa a modificar sua estrutura para dar origem à placenta e ao corpo do futuro bebê.

Quando as cãibras de implantação aparecem?

O momento em que as cólicas de implantação aparecem varia de uma mulher para outra, pois depende da regularidade do ciclo menstrual.

De um modo geral, se uma mulher tem um ciclo menstrual regular de 28 dias, pode levar de 6 a 10 dias para o óvulo se implantar após a fertilização. Ou seja, entre 10 a 14 dias após a ovulação.

O período habitual de apresentação das cólicas costuma coincidir com a data prevista para a menstruação, por isso é comum que ambos os fenômenos sejam confundidos. De fato, muitas mulheres não percebem que estão grávidas e assumem que menstruaram, quando na verdade tiveram sangramento de implantação.

Características das cãibras de implantação

As cãibras de implantação são percebidas de diferentes maneiras. Geralmente são sentidas como um leve desconforto ou uma dor lancinante na parte inferior do abdômen. São semelhantes às cólicas menstruais, mas não tão intensas quanto elas.

Outras mulheres relatam tê-las sentido como um puxão na barriga acompanhado de formigamento. Essas cãibras podem aparecer por apenas um momento ou intermitentemente ao longo de um ou dois dias.

Da mesma forma, as cãibras de implantação podem ser acompanhadas por outros sintomas típicos do início da gravidez:

  • Dor leve na parte inferior das costas.
  • Sangramento de implantação.
  • Sensibilidade e dor nos seios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Sensação de plenitude no abdômen.
  • Fadiga.
  • Sonolência.
  • Rejeição a alguns odores ou alimentos.

As cãibras de implantação são comuns?

Como antecipamos, nem todas as mulheres sentem o desconforto da implantação e, de fato, para muitas passa completamente despercebido. Desta forma, não é possível estimar uma frequência e não é considerado um sinal cardinal da gravidez.

Se você está procurando um bebê e percebe esses desconfortos, faça um teste de gravidez para detectar a presença de gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue ou na urina. Claro, você deve fazê-lo alguns dias após a ausência da menstruação, para que sua concentração aumente consideravelmente e a gravidez possa ser detectada com esses testes.

mulher dor abdominal inferior útero ovário inserção do tubo implantação gravidez aborto aborto espontâneo
As dores de implantação se manifestam na parte inferior da barriga e às vezes podem se assemelhar ao desconforto menstrual comum, embora mais leves.

É necessário tomar medicação para tratar as cãibras?

As cãibras de implantação não ficam tão fortes a ponto de exigir medicação. Às vezes, basta fazer uma pausa ou aplicar um pouco de calor no abdômen para que cedam.

Você não deve se preocupar com elas, pois são uma indicação de que tudo está indo conforme o esperado nesta primeira fase da gravidez. O útero se prepara para formar a placenta e assim nutrir e manter o bebê vivo.

Você deve saber que é normal sentir leves picadas ou cólicas no útero e na pelve durante a gravidez, pois respondem às mudanças fisiológicas que são geradas nesses tecidos. Mas certifique-se de que sejam temporárias e de baixa intensidade.

Se, pelo contrário, persistirem por mais de 2 dias ou forem acompanhadas de febre ou sangramento intenso, solicite uma avaliação médica o mais rápido possível.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • American pregnancy association (2022). ¿Qué Es El Sangrado De Implantación? Recuperado de: https://americanpregnancy.org/es/pregnancy-symptoms-es/what-is-implantation-bleeding/
  • Gutiérrez, R. et al (2019) Implantación embrionaria. Algunos aspectos moleculares en la receptividad endometrial. Revisión Bibliográfica. Multimed vol.23 no.1 Granma ene.-feb. 2019. Recuperado de: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-48182019000100167#:~:text=La%20implantaci%C3%B3n%20embrionaria%20es%20un,y%20posterior%20invasi%C3%B3n%20del%20blastocisto.
  • Serna N. (2012). Biología del desarrollo. Cuaderno de trabajo. Capítulo 9: Implantación. McGraw-Hill 2012; ISBN: 978-607-15-0657-3

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.