Causas de febre em crianças

22 Junho, 2020
Para controlar melhor a febre do seu filho, é essencial, primeiro, saber quais são as causas que podem provocá-la. Assim, você saberá como tomar as precauções e medidas necessárias.
 

Nas crianças, a febre é um sintoma comum, que precisa ser controlado rapidamente. A febre aparece quando o bebê está com sua temperatura corporal mais alta que o normal. O bom é que, na maioria dos casos, você não precisa se preocupar demais.

A febre não é uma doença, e sim um sintoma que indica que o corpo está lutando contra uma infecção. De fato, é um mecanismo de proteção do organismo que estimula reações de defesa naturais.

De fato, quando as crianças estão com febre, pode ser difícil para os pais determinar as causas. Na maioria dos casos, a febre é causada por uma infecção viral não grave.

Muitas infecções em crianças produzem febre até 48 horas antes do aparecimento de outros sintomas relacionados. A seguir, vamos descobrir as principais causas que provocam febre em crianças.

Possíveis causas de febre em crianças

Frequentemente, a febre é consequência de uma reação normal relacionada à existência de uma infecção no organismo da criança. Dependendo da evolução e dos sintomas que a acompanham, é possível identificar a causa exata da febre para tomar as medidas apropriadas.

1. Infecções virais

Infecções relacionadas à presença de um vírus no corpo são a razão mais comum. De fato, esse costuma ser o primeiro sintoma de uma infecção viral, que também pode se propagar facilmente apenas com o contato físico.

 

Esse tipo de infecção causa muitas doenças comuns, como resfriados, tosse, gripe ou diarreia. Às vezes, pode até causar outras doenças mais sérias.

Entretanto, a maioria das febres virais em crianças dura de 3 a 4 dias. Outros tipos de febre podem se prolongar por mais tempo, devido à influenza ou à mononucleose.

2. Infecções bacterianas

As infecções bacterianas são consideradas menos comuns que as infecções virais, mas também podem causar febre. Esses tipos de bactérias são mais propensos a produzir doenças graves, como pneumonia, infecções nas articulações, infecções do trato urinário, infecções renais, sepse e meningite.

Causas de febre em crianças

Por outro lado, você deve levar em consideração que as bactérias também podem causar febre em infecções menos graves, como infecções de ouvido e erupções cutâneas.

3. Surgimento dos dentes

Nos bebês, o surgimento dos dentes com frequência é acompanhado por episódios de febre. Costuma ocorrer em torno dos 6 meses, quando surgem os primeiros dentes. Esse avanço das gengivas pelos dentes pode levar temporariamente a um ligeiro aumento da temperatura corporal e, portanto, ao aparecimento da febre.

 

Além disso, as crianças mais velhas podem sofrer de abscesso dentário, uma infecção bacteriana dolorosa que geralmente é causada pela cárie e que também pode ser acompanhada de febre.

4. Vacinação

Ocasionalmente, as crianças desenvolvem febre após a vacinação. De fato, muitas vacinas são projetadas para fazer com que o sistema imunológico pense que está detectando uma infecção, o que permite desenvolver imunidade.

A febre após a vacinação não costuma ser elevada nem prolongada. Ela é desencadeada pela maioria das vacinas, começa dentro de 24 horas e dura de 1 a 2 dias.

“Quando as crianças estão com febre, pode ser difícil para os pais determinar as causas. Na maioria dos casos, a febre é causada por uma infecção viral não grave.”

5. Alergias

Os sintomas das alergias geralmente incluem espirros, olhos lacrimejantes, secreção nasal ou até erupção cutânea. Entretanto, alergias não causam febre.

No entanto, algumas vezes, tornam o corpo da criança vulnerável a uma infecção bacteriana ou viral, as quais podem provocar febre.

6. Doenças inflamatórias

A inflamação pode ser uma possível causa de febre. Uma das doenças inflamatórias mais comuns e que pode ser uma fonte de febre em crianças é a febre reumática.

Tenha em mente que uma doença inflamatória pode causar dano cardíaco permanente e insuficiência cardíaca. Na maioria dos casos, afeta crianças de 5 a 15 anos.

 

7. Alguns medicamentos

Como já mencionado anteriormente, uma das principais causas de febre é a infecção bacteriana e viral. No entanto, os medicamentos também podem estar envolvidos.

Essa febre é induzida pela administração de um medicamento. De fato, é um efeito indesejável de alguns medicamentos potencialmente inapropriados, como é o caso de antibióticos e anti-infecciosos sistêmicos, anti-inflamatórios não esteroides e algumas ervas medicinais.

Causas de febre em crianças

8. Outras causas

Além dos desencadeantes mencionados anteriormente, existem também outros fatores que podem causar febre em crianças, tais como a intoxicação alimentar, a exposição excessiva ao sol ou a atividade física intensa sob o sol.

Por último, a febre geralmente não requer intervenção médica imediata. De fato, em muitos casos de infecções, ela desaparece espontaneamente após 48 horas.

 
  • Vélez, J. A. C. (2001). Fiebre en niños. Ccap, 17–31.
  • Ruiz Arcos, R., Cerón, M., Ruiz González, L., Segur, F. G., Valle Cervantes, G., Elizondo Villarreal, J. A., & Urbina-medina, H. (2010). Fiebre en pediatría. Revista Mexicana de Pediatría77(1), 3–8. Retrieved from http://www.medigraphic.com/rmp/