Características das salas de psicomotricidade
Estimular a psicomotricidade, principalmente com as crianças, é algo que deve ser feito de maneira planejada e sistemática para garantir o seu correto desenvolvimento e crescimento. É por isso que as características das salas de psicomotricidade devem ser adequadas e consistentes com os objetivos para os quais elas são propostas.
Da mesma forma, as diferentes áreas do desenvolvimento (físico, intelectual, social e afetivo) que estão em jogo para o amadurecimento das pessoas, influenciam-se e interagem continuamente. Portanto, o desenvolvimento adequado no nível psicomotor será essencial para progredir em todos os outros aspectos do crescimento.
O que é a psicomotricidade?
A psicomotricidade é uma disciplina que, com base em uma concepção integral do sujeito, lida com a relação entre a mente humana, a psique e a capacidade de movimento ou a função motora dos indivíduos. Por consequência, ela aplica técnicas que ajudam a desenvolver o movimento e a comunicação e expressão corporal com os outros e com o ambiente.
A psicomotricidade implica o desenvolvimento da coordenação motora grossa e o movimento de grandes grupos musculares fundamentais para a locomoção e a postura.
Também engloba o desenvolvimento da coordenação motora fina, que envolve músculos menores, tais como os dos dedos e pulsos. Além disso, ela é desenvolvida de maneira escalonada, ou seja, os conhecimentos são construídos um sobre o outro.
O exercício da psicomotricidade nas crianças faz com que seja mais fácil para que elas conheçam o próprio corpo através da aquisição do seu esquema corporal, conseguindo, assim, controlar melhor o corpo, dominando e adaptando os seus movimentos.
Portanto, para um desenvolvimento psicomotor adequado, devem ser trabalhadas as seguintes áreas:
- Lateralidade.
- Postura.
- Equilíbrio.
- Coordenação.
- Organização espaço-temporal.
Características das salas de psicomotricidade
Para montar uma sala de psicomotricidade, os objetivos e as metas (educacionais ou terapêuticos) que estão sendo buscados em cada atividade devem ser levados em consideração. Além disso, os materiais devem ser selecionados e adaptados para isso.
Dentre as principais características de uma sala de psicomotricidade, destacamos as seguintes:
- A sala deve ser um local espaçoso e bem iluminado, com boa temperatura e ventilação. Além disso, é necessário cuidar da decoração e do ambiente, pois isso influencia o humor das pessoas.
- Deve ter condições ideais de segurança para as crianças. Ou seja, ela não deve representar nenhum tipo de risco para as crianças, como dar acesso a elementos perigosos, tais como plugues, desníveis ou janelas que elas possam acessar.
- Uma sala de psicomotricidade deve ser um local onde as crianças alcancem o progresso psicomotor através de brincadeiras e atividades relacionadas. Além disso, essas atividades devem responder a um planejamento específico de acordo com os aspectos psicomotores a serem estimulados.
- Nela, devemos encontrar materiais bem selecionados e adequados. Embora existam alguns que são mais específicos do que outros, de acordo com os objetivos e exercícios específicos, existem materiais que não podem faltar, tais como:
- Colchonetes.
- Material para desenho (guache, cera, massinha de modelar, lápis, folhas de papel, aquarelas, etc.).
- Módulos, rolos, palitos de espuma.
- Bancos de madeira ou bancos para saltar.
- Espelhos.
- Bolas de diferentes tamanhos e materiais.
- Tecidos e almofadas.
- Bambolês coloridos.
- Material de construção (blocos de madeira, jogos de montar).
Além disso, todo material que possa ter algum objetivo didático será bem-vindo em uma sala de psicomotricidade. Por exemplo, tecidos e roupas velhas, garrafas plásticas, caixas ou pedaços de papelão e todo tipo de material que possa ser usado para que as crianças exercitem e desenvolvam os aspectos psicomotores.
Em resumo…
A principal característica das salas de psicomotricidade para trabalhar com crianças é que elas devem garantir um ambiente acolhedor e materiais adequados, além de uma ação mediada e programada por um educador ou profissional que possa orientar as crianças a fim de que elas alcancem o máximo desenvolvimento das suas habilidades psicomotoras.
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