Cinco posturas de yoga para crianças

5 de agosto de 2019
Se você quer que o seu filho comece uma atividade que lhe permita tonificar o seu corpo, relaxar e se divertir, o yoga será ideal. Conheça as principais posturas para crianças a seguir.

O yoga é, sem dúvida, uma das atividades físicas mais praticadas no mundo. Isso ocorre porque é um excelente exercício que consegue unir o equilíbrio mental e físico e que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Por isso, muitos pais também procuram iniciar os seus filhos nessa técnica, ensinando posturas de yoga para crianças.

No yoga para crianças, são usadas as posturas mais simples, mas, ao mesmo tempo, mais integrais, da modalidade. Isso permite que a criança desenvolva a flexibilidade e tonifique os músculos, além de se libertar do estresse e melhorar o seu bem-estar emocional.

Tudo isso sem mencionar que os nomes engraçados das posturas ligadas aos animais ou às plantas fazem com que a criança se divirta muito. Esta é uma ótima alternativa para o seu crescimento!

Cinco posturas de yoga para crianças

O yoga é uma técnica que está ligada ao desenvolvimento do bem-estar físico e mental. Não é à toa que o significado do seu nome em sânscrito é ‘união’. Essa prática tem sido reconhecida há décadas como sendo ideal para alcançar o relaxamento, alongar e tonificar o corpo e, até mesmo, para combater doenças.

Se você está pensando que o seu filho pode começar a praticar essa atividade e quer orientá-lo ou então praticar com ele, vamos apresentar a seguir uma lista detalhada com as melhores posturas e também como executá-las passo a passo.

1. Saudação ao sol ou postura da oração

Essa postura é uma das primeiras a serem executadas quando se inicia a prática do yoga, pois ajuda a relaxar o corpo antes de iniciar a sessão. Para começar, a criança deve ficar em pé com as pernas e os pés juntos e as costas firmes.

Os braços devem estar em um ângulo de 90 graus, com as palmas das mãos juntas em frente ao peito. Em seguida, a criança deve fazer várias respirações profundas, inspirando e expirando pelo nariz durante três minutos.

Saudação ao sol ou postura da oração

2. Postura da borboleta

A próxima postura é a postura da borboleta. Com ela, a criança vai aquecer e alongar as pernas. A criança deve se sentar com as pernas flexionadas, unindo as solas dos pés. Então, ela deve descansar as mãos sobre os pés e mover as pernas para cima e para baixo, imitando o movimento das asas de uma borboleta.

Essa postura é uma das que mais divertem as crianças. De fato, elas tendem a fazer esse movimento inconscientemente, mesmo sem estar em uma aula de yoga. O tempo recomendado de permanência antes de passar para a próxima postura é de 2 ou 3 minutos.

3. Postura da cobra

Essa postura é recomendada para alongar os músculos da região abdominal e lombar. Primeiramente, a criança deve se deitar de bruços no tapete de yoga, Então, ela deve colocar as palmas das mãos no chão, na altura dos ombros.

O próximo passo será levantar o corpo estendendo os braços e curvando as costas para trás, enquanto direciona o olhar para o teto. Essa postura é contraindicada para crianças com problemas na coluna.

“O yoga tem sido reconhecido há décadas como sendo ideal para alcançar o relaxamento, alongar e tonificar o corpo e, até mesmo, para combater doenças”.

4. Postura do cachorro

A postura do cachorro ajuda a alongar o músculo femoral, o tronco e parte das costas. Consiste em manter as solas dos pés no chão, tomando muito cuidado para não levantar os calcanhares.

As palmas das mãos também devem ficar sobre o tapete de yoga, elevando os quadris em direção ao teto e mantendo um ângulo de 40 graus. A cabeça deve estar em posição de descanso, olhando para baixo.

É importante que, ao terminar a postura, a criança se levante lentamente para evitar tonturas. O tempo estimado para praticar essa postura é de 2 minutos.

Postura da criança

5. Postura da criança

Nessa postura, a criança deve apoiar os glúteos nos calcanhares e a testa no tapete de yoga. Então, ela deve estender os braços para a frente. Essa postura é ideal para alongar as costas e o pescoço, bem como para relaxar os músculos.

Como recomendação final, lembre-se de acompanhar a aula de yoga com uma playlist de música instrumental e relaxante, que também inclua sons da natureza ou o som das ondas do mar. Temos certeza de que o seu filho vai adorar a aula. Além disso, será uma ótima oportunidade para que vocês façam juntos uma atividade muito saudável.