Cardápio para o terceiro trimestre da gravidez

No terceiro trimestre da gravidez, a prática de atividade física se torna mais difícil. Nesse momento, você deve ajustar sua dieta para evitar ganho de peso excessivo.
Cardápio para o terceiro trimestre da gravidez

Última atualização: 02 Maio, 2021

Durante o terceiro trimestre da gravidez, ocorrem as últimas mudanças no feto, que está praticamente pronto para o nascimento. Os cuidados devem ser intensificados, também no âmbito alimentar. Os requisitos de energia são os mais elevados nessa fase.

Além disso, é necessário levar em consideração que, nesse período, a capacidade da mãe de fazer exercícios diminui. O peso nessa fase pode representar um desconforto na hora de se movimentar, limitando a atividade. Portanto, é necessário ajustar a dieta para evitar um aumento indesejado do tecido adiposo.

Nutrientes essenciais durante o terceiro trimestre da gravidez

Não basta se concentrar apenas na ingestão calórica, pois há alguns requisitos em relação aos micronutrientes que também aumentam. Por exemplo, ainda é crucial maximizar a ingestão de proteínas e garantir a ingestão de todos os aminoácidos essenciais.

Mulher grávida desfrutando enquanto come durante o terceiro trimestre de gravidez.

Alguns deles, como a leucina, são essenciais para garantir o desenvolvimento adequado dos tecidos, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutritioon. Embora não seja necessário implementar um protocolo de suplementação com o nutriente, é aconselhável garantir seu consumo por meio de proteínas procedentes de alimentos de origem animal.

Por outro lado, também é importante otimizar a ingestão de ferro nesse momento. Devido ao aumento das necessidades do feto, pode ocorrer um déficit desse mineral. Isso pode causar uma anemia, de acordo com uma pesquisa publicada na The Medical Clinics of North America.

Atenção especial ao ácido fólico

Já dissemos em outras ocasiões a importância de atender às necessidades diárias de ácido fólico durante a gravidez. A falta desse nutriente pode causar problemas no fechamento do tubo neural do feto.

Normalmente, a suplementação com a vitamina é considerada durante todo o período de gestação. No entanto, é necessário garantir que durante o terceiro trimestre da gravidez a presença do micronutriente na própria dieta também seja aumentada. Dessa forma, os riscos são minimizados.

Ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado com o consumo de alimentos que podem apresentar risco microbiológico. Uma intoxicação alimentar nesse momento pode ser fatal para o feto. Por isso, é necessário evitar o consumo de produtos crus ou não pasteurizados.

Além disso, preste atenção aos tipos de queijos que você come, caso goste desse tipo de produto. É importante que o leite usado como ingrediente tenha passado por um processo de pasteurização para evitar o crescimento de bactérias patogênicas em seu interior.

Se você tiver alguma dúvida em relação à possibilidade de consumir um determinado alimento, o melhor é prevenir do que remediar e, portanto, não comer.

Cardápio para o terceiro trimestre da gravidez

A seguir, vamos apresentar várias opções de refeições principais e lanches para que você possa alternar durante o terceiro trimestre da gravidez. Dessa forma, você poderá garantir um ótimo suprimento de nutrientes.

Café da manhã

  • Panquecas de arroz com manteiga de amendoim e banana.

Almoço

  • Grão-de-bico com bacalhau.
  • Omelete à espanhola com salada.
  • Paella de frango e vegetais.
  • Robalo assado com batata-doce e salada.
  • Coxas de frango assado com batata e couve-flor.

Lanche da tarde

  • Sanduíche de manteiga de pistache.
  • Iogurte com frutas picadas e oleaginosas.
  • Hummus com crudités de legumes.
  • Macedônia com aveia em flocos. 
    Mulher grávida comendo iogurte com cereais e frutas.

Jantar

  • Frango refogado com legumes ao curry.
  • Hambúrguer caseiro completo sem molhos.
  • Quinoa com peru e vegetais.
  • Merluza grelhada com batata cozida e salada.
  • Salada de quinoa.

Prepare cardápios saudáveis para o terceiro trimestre da gravidez

É importante cuidar da dieta em todas as fases da gravidez. Dessa forma, será possível alcançar um ótimo desenvolvimento do bebê, além de melhorar a saúde da mãe. Erros nesse sentido podem se mostrar fatais, especialmente quando se trata de ineficiências no fornecimento de micronutrientes importantes, como o ácido fólico.

Se você tiver dúvidas em relação a esse assunto, recomendamos consultar um profissional de nutrição. Ele pode ensinar você a preparar cardápios adequados para cada momento, levando em consideração características individuais e seu ritmo de vida particular. Não se esqueça de que, na medida do possível, é essencial manter um certo grau de atividade física.

Pode interessar a você...
Como extrair e conservar o leite materno
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como extrair e conservar o leite materno

Aprender a coletar e conservar o leite materno é uma prática bastante vantajosa. Possuir leite materno armazenado corretamente é maravilhoso.



  • Borack MS, Volpi E. Efficacy and Safety of Leucine Supplementation in the Elderly. J Nutr. 2016 Dec;146(12):2625S-2629S. doi: 10.3945/jn.116.230771. Epub 2016 Nov 9. PMID: 27934654; PMCID: PMC5118760.
  • DeLoughery TG. Iron Deficiency Anemia. Med Clin North Am. 2017 Mar;101(2):319-332. doi: 10.1016/j.mcna.2016.09.004. Epub 2016 Dec 8. PMID: 28189173.