Ter a casa limpa antes da chegada do bebê

· 2 de agosto de 2017

Se você está grávida já saberá da importância de ter um lugar limpo e seguro para quando seu bebê chegue. Ainda que você não deva ficar obcecada com isso, é aconselhável que deixe tudo pronto para a chegada do hospital. Depois você estará bastante cansada e não terá muito tempo para deixar tudo pronto. Por isso, não perca alguns de nossos conselhos para ter a casa limpa antes da chegada de seu bebê. 

Preparar e deixar a casa limpa antes da chegada de seu bebê

Segurança antes de tudo

Você deverá pensar se sua casa está pronta e segura. Ter um bebê em casa é preciso estar atento para quando ele começar a andar, ele ira a cozinha e abrira os armários que estão cheios de produtos químicos e tóxicos. Parece que é um momento que está ainda longe de quando você chegue em casa com seu bebê, mas o tempo passa rápido. Por isso, é necessário que os produtos químicos ou de limpeza sejam mantidos bem guardados desde os primeiros dias. 

Os bebês começam a andar ou engatinhar quase que sem nos darmos conta e por isso é preciso que você se antecipe. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os produtos químicos de qualquer tipo e a medicação sempre devem ser mantidos fora da vista e do alcance de nossas crianças, em armários trancados. Utilize fechaduras magnéticas nos armários que não estão fora desse alcance.

Manter a casa limpa

Preparar e deixar a casa limpa antes da chegada de seu bebê

 Pelo menos nos primeiros dias ou semanas que seu bebê esteja em casa não espere ter a casa perfeita ou mesmo impecável. Seu repouso é o mais importante. Por isso é necessário que primeiro tenha isto em conta e que depois, limpe unicamente aquelas coisas que são realmente necessárias como os lençóis, os pratos, o chão, os banheiros ou as áreas comuns.

Esqueça as janelas ou zonas menos transitadas durante um tempo porque seu descanso é mais importante do que tudo isso. Alem disso, se for preciso e se você se sente cansada demais ou simplesmente precisa de tempo para você, não tenha dúvidas em pedir ajuda a familiares ou amigos para que lhe ajudem com a limpeza de sua casa. Se você tem recursos econômicos, pode contratar os serviços de pessoas que limpem sua casa de vez em quando de forma mais profunda.

A limpeza diária também é algo que você deverá levar em conta, mas não se estresse, nem que se suje além da conta. Mas para isso não é necessário que você deva limpar de forma profunda, para alguns casos em concreto, pode levar em conta alguns conselhos para que sua casa esteja limpa, o faça de forma rápida e além disso sinta que tudo está impecável:

  • Para a limpeza. Utilize toalhinhas limpadoras descartáveis ou panos de microfibra para limpar (também podem ser reutilizáveis porque são mais absorventes e secam rápido).
  • Para a desordem. Se você vive em uma casa com mais de um piso, tenha uma cesta em cada piso da casa e coloque os artigos que necessita subir ou descer em outros momentos, ou simplesmente elementos que queira arrumar em outro momento com mais tempo.
casa limpa para chegada de um novo bebê

  • Tenha uma garrafa de spray com água, sabão e um pano por perto. Desta maneira poderá ter limpa qualquer superfície sempre que precise.
  • A roupa. A roupa não se lava sozinha, por isso tente lavar a roupa com a carga máxima na máquina, para que não tenha que estar a sempre pendurando ou dobrando roupa. Isso sim, a roupa de seu bebê é melhor que seja lavada à mão, e que utilize um detergente especial para lavar roupas de bebês recém nascidos, porque são produtos criados exclusivamente para o cuidado da pele dos bebês (que é bastante delicada).

Estes são alguns conselhos que você poderá seguir para manter sua casa limpa com a chegada de seu bebê, e que não deve se cansar mais do que o necessário. Lembre-se que seu descanso é primordial para poder atender bem ao seu bebê, e que, além disso, você também poderá cuidar de si mesma. É importante que sua casa esteja limpa e segura, assim escolha a melhor forma de limpar, a que melhor se adapte a você e às suas necessidades familiares.