Ciclos menstruais irregulares
Os ciclos menstruais irregulares podem surgir como resultado de uma combinação de fatores tanto físicos quanto emocionais. Embora nem todos se manifestem na mesma intensidade, sua presença afeta o nosso bem-estar. Os mais óbvios são a amamentação e a fase anterior à menopausa.
Independentemente da causa, os ciclos menstruais irregulares são motivo de grande preocupação, uma vez que considera-se que a saúde está em risco. Embora esse nem sempre seja o caso, é importante prestar atenção aos sinais do corpo. Certamente, sempre deve ser o médico quem vai determinar o estado de saúde de uma pessoa.
Quando o ciclo menstrual é considerado irregular?
Quando um ciclo menstrual tem menos de 21 dias, ele é chamado de ‘polimenorreia’. Se ele se prolonga além de 35 dias, é conhecido como ‘oligomenorreia’. Em ambos os casos são irregulares, já que na maioria das mulheres os ciclos normais têm entre 21 a 35 dias, com poucas mulheres tendo ciclos de 28 dias.
Além disso, quando a menstruação dura mais de 7 dias e a quantidade é superior a 80 ml, também é possível dizer que há uma irregularidade. Nesses casos, é necessário procurar o ginecologista, que vai fazer uma avaliação completa da paciente e determinar, dependendo do que for necessário, um tratamento.
Quando há maior inconstância?
Após a primeira menstruação, durante um período de 2 anos, os ciclos menstruais são irregulares em muitas mulheres. Além disso, eles também ocorrem 3 anos antes da menopausa.
Isso acontece porque, durante esses períodos, em entre 6% a 34% das mulheres ocorre a anovulação, um desequilíbrio hormonal que impede os ovários de liberar óvulos maduros.
Causas de ciclos menstruais irregulares
Os desequilíbrios hormonais são frequentes na adolescência e antes da menopausa. Em algumas mulheres, isso pode causar um descontrole do ciclo menstrual.
Em geral, as afecções do tipo psicossomático são as que mais afetam o desequilíbrio orgânico. Portanto, estresse e ansiedade são uma das principais razões para o descontrole e até mesmo a ausência transitória da menstruação. No nível físico, o mau funcionamento da tireoide também pode causar irregularidades.
Em outros casos, os ciclos menstruais irregulares ocorrem devido a um distúrbio da ovulação chamado de síndrome do ovário policístico. Como os ovários têm cistos, o equilíbrio natural do organismo é alterado e, por consequência, a menstruação também.
Por outro lado, o diabetes e os transtornos alimentares, tais como bulimia e anorexia, também causam irregularidades. Além disso, também são a causa tanto de perda quanto de ganho de peso drástico, em pouco tempo.
A adolescência e as irregularidades
Há mulheres jovens cujo ciclo menstrual funciona como um relógio. No entanto, existem mulheres para as quais a menstruação muda de data todos os meses e, às vezes, pode ficar ausente por um mês.
Também pode acontecer que mulher menstrue 2 vezes no mesmo mês. Vale a pena destacar que isso não é um problema, desde que o ciclo tenha entre 21 e 35 dias.
Quanto ao número de dias de duração da menstruação, pode variar a cada mês. Em geral, a duração varia de apenas 2 dias a uma semana. Isso ocorre porque a concentração hormonal do organismo varia a cada mês, o que influencia a duração e a quantidade de sangue.
A amamentação e o ciclo menstrual
Durante a amamentação, o ciclo menstrual varia em cada mulher. Algumas passam de 4 a 5 meses ou até mesmo 12 meses sem menstruação. Isso geralmente acontece quando a amamentação é exclusiva e há um período de intervalo máximo de 6 horas entre as mamadas.
Por consequência, a produção de leite inibe o hormônio responsável pelo período da menstruação. Isso não deve ser motivo de preocupação, pois faz parte de um processo natural do corpo.
Sinais
- Surto de acne.
- Alterações de humor.
- Dores de cabeça.
- Irritabilidade e hipersensibilidade.
- Dor e rigidez nas costas.
- Irregularidade no padrão de sono.
- Inflamação dos seios, que ficam inchados e endurecidos.
Tratamento
Para ciclos menstruais irregulares, o ginecologista indica o tratamento apropriado em cada caso em particular. Geralmente, o tratamento inclui contraceptivos e alguns suplementos nutricionais, os quais ajudam a manter o equilíbrio hormonal e regulam o ciclo menstrual.
Enquanto isso, para ciclos menstruais irregulares causados pela menopausa e pela puberdade, não há tratamento médico indicado a menos que haja uma doença subjacente.
Ciclos menstruais irregulares: algumas recomendações
É necessário descansar o suficiente e evitar o estresse. Uma boa alimentação influencia positivamente o organismo tanto física quanto emocionalmente. Além disso, faça atividades físicas, tais como esportes e exercícios, de acordo com a sua capacidade.
Mantenha uma higiene adequada quando estiver menstruada e faça o tratamento corretamente, caso indicado pelo médico.
O fato de ter ciclos menstruais irregulares pode ser um problema de saúde. No entanto, você pode lidar com a situação conhecendo o seu caso e seguindo as recomendações específicas.