Dores de cabeça durante a gravidez

· 6 de setembro de 2018
Durante a gravidez é muito comum sofrer com dores de cabeça. Na verdade, a gravidez pode se tornar nove meses de dor de cabeça constante. Veja aqui o que você pode fazer para se sentir melhor.

Durante os nove meses de gravidez, as dores de cabeça podem piorar à medida que o bebê cresce no útero. Mas o pior é que, durante a gravidez, não se pode contar com alguns medicamentos que são habituais para aliviar a dor de cabeça. Especialmente se você tende a ter dores de cabeça de tensão ou enxaqueca.

Mas, felizmente, existem outras estratégias que que podem te ajudar a obter algum alívio para essas dores durante a gravidez. O mais importante, antes de tudo, é saber por que você está com essas dores. Porque quando se sabe a origem, é mais fácil descobrir como curá-las.

Por que as dores de cabeça aparecem?

Durante o primeiro trimestre de gravidez, seu corpo experimenta um aumento dos hormônios e também um aumento no volume de sangue. Essas duas mudanças podem causar dores de cabeça bastante frequentes. Essas dores podem ficar ainda mais fortes por causa do estresse, da má postura ou inclusive quando se tem alterações na visão -coisa que acontece com algumas mulheres grávidas.

Também podem haver outras causas de dores de cabeça durante a gravidez que podem incluir:

  • Falta de sono
  • Baixo açúcar no sangue
  • Desidratação
  • Estresse
  • Problemas emocionais
  • Cansaço
  • Fome
  • Congestionamento nasal
  • Alergias

Mulheres que têm dores de cabeça regulares podem descobrir que sentem menos dores durante a gravidez. No entanto, outras mulheres podem sentir a mesma dor de cabeça, comparando-a com as enxaquecas de antes da gravidez. Ou, inclusive, pode ser que se tornem muito mais fortes.

Se você está grávida e costuma ter dores de cabeça, então esse é o momento de conversar com seu médico sobre a medicação que você pode tomar.

dores de cabeça

As dores de cabeça durante o terceiro trimestre geralmente estão mais relacionadas com a má postura e a tensão que existe pelo excesso de peso. As dores de cabeça durante o terceiro trimestre também podem ser causadas por uma doença chamada pré-eclâmpsiapressão arterial elevada durante com a gravidez. Nesse caso, o médico deve fazer um acompanhamento para se certificar de que tudo corra bem.

O que você pode fazer para aliviar a dor de cabeça

Há muitas medidas que você pode tomar para que você possa aliviar a dor de cabeça. Assim, você deverá escolher – junto com o seu médico se for necessário – aquela que melhor combina com você e com a intensidade da dor que você sente.

  • Para dores de cabeça de tensão e enxaquecas. Você deverá passar alguns minutos deitada em um quarto escuro e silencioso. Se você estiver no trabalho, tente encontrar um lugar tranquilo, fechar os olhos e colocar os pés para cima por 15 minutos. Você também pode colocar uma bolsa de gelo envolta em um pano na parte de trás do pescoço por 20 minutos.
dores de cabeça

  • Para dores de cabeça por alergias ou congestão nasal. Você pode tentar a inalação de vapor para aliviar a congestão ou usar um umidificador para adicionar umidade ao ar. Você também pode aplicar compressas quentes e frias no lugar onde sua cabeça dói e alternar a cada 30 segundos de um lugar para outro da cabeça durante 10 minutos, quatro vezes por dia. Também será necessário beber bastante líquido para que o muco se dissolva melhor. Se você perceber que tem alguma infecção, então o melhor é recorrer ao seu médico para que ele recomende algum descongestionante nasal que seja seguro para utilizar durante a gravidez.
  • Para outras dores de cabeça. Você sabe que não pode tomar ibuprofeno e outros medicamentos que são muito perigosos para o seu bebê. Por isso, recorra ao seu médico para que ele possa te recomendar alguns medicamentos que são seguros para a gravidez – com a dosagem correta. Dessa forma, você poderá sentir alívio para suas dores de cabeça.

Nunca tome uma medicação sem consultar seu médico antes.