5 brincadeiras divertidas para uma festa do pijama

Se o seu filho quer dar uma festa do pijama, ótimo! Aqui vamos apresentar muitas ideias divertidas para uma noite incrível.
5 brincadeiras divertidas para uma festa do pijama

Última atualização: 21 Junho, 2021

Você se lembra da emoção que sentiu na sua primeira festa do pijama? Sem dúvida, passar a noite na casa de um amigo é um dos momentos mais importantes da vida das crianças.

A diversão está garantida, mas pense que serão muitas horas em uma casa cheia de crianças, então você deve preparar com antecedência algumas brincadeiras e atividades para entretê-las. Nós nos solidarizamos com você e, por isso, vamos apresentar ideias fáceis e legais que com certeza os pequenos vão adorar.

Preparando a festa do pijama

Um dos grandes marcos no desenvolvimento das crianças é se atrever a passar uma noite fora de casa. Sem dúvida, esse é um dos momentos em que elas demonstram sua autonomia. Elas querem se divertir e, para isso, sua tarefa será criar um ambiente agradável e seguro.

Portanto, recomendamos não fazer uma festa do pijama muito grande. É melhor convidar apenas um número de crianças que você seja capaz de controlar. Por outro lado, assim que elas chegarem, você deve passar as regras da casa claras para evitar conflitos. Se é permitido brincar com água ou não, o que acontecerá se uma criança bater em outra e como você vai lidar com os gritos e as corridas?

Dessa forma, tudo ficará muito mais fluido. Mas você também pode programar algumas brincadeiras para manter os pequenos entretidos durante a maior parte do tempo. Claro, deixe que eles tenham um tempo livre para brincar, mas alterne propondo atividades que os façam trabalhar em equipe e incentivem a criatividade.

Brincadeiras divertidas para uma festa do pijama

Crianças assistindo filmes em uma festa do pijama.

1. O jogo das cadeiras

O jogo de cadeiras é um dos jogos mais clássicos e divertidos. Organize um círculo feito de cadeiras, mas colocando um assento a menos do que o número total de crianças. Coloque uma música de que gostem e peça para as crianças dançarem dando volta nas cadeiras seguindo o ritmo da música. Ao desligar o som, todas terão que se sentar e quem ficar sem lugar será desclassificada. Continue removendo uma cadeira por rodada até que sobre apenas um vencedor.

2. Noite de histórias de terror

Faça uma cabana para as crianças com alguns lençóis velhos. Apague as luzes e deixe algumas lanternas acesas para que vocês não fiquem na escuridão absoluta. Deixe uma lanterna dentro da cabana para iluminar quem estiver contando as histórias de terror. Você pode começar as histórias e deixar os pequenos completarem.

3. Festa do pijama e mudança de look

Em uma caixa coloque vários acessórios e roupas velhas que você tiver em casa. Cubra os olhos das crianças e dê a elas 15 segundos para pegar o máximo de coisas que conseguirem da caixa. Tire as vendas e, com o que elas pegaram, terão que se vestir e organizar um desfile.

Também é possível adicionar uma variação mais divertida com o uso de maquiagem. Passar sombras, blush, batom… Claro, tome cuidado para que as crianças não manchem nada. Peça para elas se maquiarem como quiserem. Elas vão adorar!

4. Em busca do tesouro

As crianças adoram gincanas e melhor ainda se for no escuro e elas tiverem que andar por toda a casa. Deixe uma luz fraca e dê aos pequenos uma lanterna para procurar pistas. Se você quiser adicionar um pouco mais de emoção, esconda-se e dê um susto nelas ou coloque outras armadilhas pela casa. Lembre-se de ter um prêmio preparado para o vencedor.

Garotas curtindo uma festa do pijama.

5. Não existe festa do pijama sem karaokê

Não existe festa que valha a pena sem um momento de músicas e danças. Você pode pesquisar no YouTube vídeos com letras de músicas que as crianças gostam e fazer um concurso. O ideal seria que houvesse vários membros para compor o júri e que todos se revezassem para interpretar o tema que escolheram.

Resumindo, as festas do pijama são uma ótima ideia para os pequenos. Você pode fazer uma proposta temática, decorando a casa toda, montando uma mesa com deliciosos sanduíches… Dê asas à sua imaginação!

Receber várias crianças em casa pode ser uma experiência e tanto! Portanto, você deve tentar manter o total controle da situação, oferecendo a elas um ambiente seguro e divertido.

Pode interessar a você...
Jogos de tabuleiro cooperativos: o que você precisa saber
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Jogos de tabuleiro cooperativos: o que você precisa saber

Se você não sabe o que são os jogos de tabuleiro cooperativos, descubra mais sobre eles e saiba por que são tão importantes na vida das crianças.