3 jogos de aquecimento para crianças

Descubra alguns jogos de aquecimento para crianças que serão muito úteis antes de treinar ou de fazer qualquer atividade física.
3 jogos de aquecimento para crianças

Última atualização: 03 Março, 2021

O aquecimento é uma etapa muito importante que não deve faltar antes da prática esportiva. Nas linhas a seguir, veremos alguns jogos de aquecimento para crianças que serão muito úteis antes de treinar ou de fazer qualquer atividade física.

Na verdade, para as crianças, o aquecimento não é tão importante quanto para os adultos. Afinal, os pequenos geralmente são ativos por natureza. De fato, assim que chegam à quadra ou ao campo de jogo, eles começam a jogar e a se mover.

Então, por que as crianças devem se aquecer antes de se exercitar? Além do mais, por que fazer um aquecimento por meio de jogos?

jogos de aquecimento para crianças

Dicas para o aquecimento nos esportes infantis

Há muitos motivos pelos quais as crianças devem se aquecer antes de praticar esportes, mas não são os mesmos motivos que se aplicam aos adultos. As razões mais importantes pelas quais as crianças devem se aquecer antes de praticar esportes são:

  • Adquirir o hábito de se aquecer antes do treino. Um dos objetivos da prática de esportes durante a infância é adquirir hábitos para a vida adulta. Se desde o início o aquecimento for visto como algo essencial antes de qualquer atividade física, esse hábito permanecerá ao longo de toda a vida.
  • Acalmar-se para entrar totalmente no treinamento. Parece irônico, mas é verdade. O aquecimento ajuda as crianças a se acalmarem e a começarem a se concentrar no que estão fazendo. Afinal, em geral, as crianças chegam aos treinos bastante ansiosas porque estão muito animadas, não só para estar com outras crianças, mas também porque precisam se movimentar. O aquecimento ajuda a conter esses impulsos.
  • Mobilizar o corpo de maneira controlada. Com o aquecimento prévio, os pequenos realizam movimentos mais controlados e específicos para o treino. Isso é ótimo, por exemplo, para trabalhar a amplitude de movimento ou fazer alongamentos dinâmicos.

Por que fazer jogos de aquecimento?

Os jogos de aquecimento são uma opção muito mais interessante para as crianças do que um aquecimento padrão como o que geralmente é feito pelos adultos. Isso ocorre por causa dos seguintes motivos:

  • Quando jogos são propostos, as crianças não interrompem a sua atividade natural drasticamente. Dessa forma, torna-se mais fácil introduzi-las no treinamento e fazer com que se envolvam.
  • Os jogos de aquecimento permitem trabalhar habilidades gerais e específicas. Ao jogar, é possível treinar habilidades gerais, incluindo aquelas que não são utilizadas para um determinado esporte. Isso também ajuda a trabalhar habilidades outras requeridas no treinamento de forma básica.
  • O aquecimento é mais divertido com jogos. Dessa forma, há um melhor comportamento e comprometimento das crianças com o esporte.
  • O jogo ajuda a estabelecer regras e encoraja o trabalho em equipe. Por meio dos jogos, as crianças aprendem a respeitar as regras, assim como a valorizar o trabalho em equipe.

Jogos de aquecimento para crianças

Existem muitas possibilidades para criar jogos de aquecimento para crianças. O importante é que eles envolvam movimento contínuo e incluam a mobilização geral do corpo. Algumas ideias para fazer um aquecimento com jogos antes de praticar esportes são as seguintes:

Rabo de burro

Para esse jogo, é necessária uma tira de pano ou algo semelhante com cerca de 10-15 centímetros para cada criança. Cada uma delas colocará essa tira no cós da calça como se fosse o rabo de um burro. O objetivo é pegar o rabo dos outros e, ao mesmo tempo, impedir que roubem a sua.

Depois de um tempo, o monitor indicará o fim do jogo. O vencedor é aquele que conseguir pegar o maior número de rabos de burro. Na verdade, não é um jogo competitivo, mas, para as crianças, receber elogios por terem feito um bom trabalho sempre é um incentivo. 

Podem ser feitas variações do jogoPor exemplo, engatinhar no chão, correr como caranguejo, caminhar ou correr para trás, usar apenas uma mão (perfeito para trabalhar a mão não dominante), etc.

Corrida do semáforo

O jogo do semáforo consiste em se deslocar na área de jogo a uma determinada velocidade, de acordo com as indicações do semáforo. É necessário ter um bom espaço para ser percorrido durante a corrida.

Para o jogo, são usados cartazes com as cores do semáforo ou comandos de voz. De qualquer forma, serão utilizadas três cores: verde para se mover rapidamente, amarelo para ir devagar e vermelho para parar.

Esse é um jogo de velocidade de reação no qual a atenção é bem trabalhada. A criança que cometer um erro terá que recomeçar. O jogo termina quando alguém alcançar a linha de chegada. Também podemos começar de novo e transformar a linha de chegada em linha de largada.

jogos de aquecimento para crianças

Assim como no caso anterior, podem ser incorporadas variações nos movimentos: mancando com uma perna, andando para trás, engatinhando, andando como caranguejo, etc.

Marionete no espelho

O jogo da marionete no espelho pode ser usado ao final do aquecimento para chamar a atenção das crianças, fazendo-as parar um pouco e, ao mesmo tempo, fazer alongamentos dinâmicos e exercícios de equilíbrio. Além disso, também é ótimo para trabalhar a expressão corporal e a criatividade.

Pensando nisso, o monitor ou uma das crianças será a marionete enquanto as outras serão o espelho. A marionete fará movimentos lentos que o espelho (o grupo) terá que imitar. É preciso adicionar um pouco de imaginação para que os pequenos não fiquem entediados, brincando com gestos faciais e procurando formas engraçadas. Esse jogo também pode ser feito em pequenos grupos ou em pares.

Em resumo, para as crianças, o jogo é uma forma natural de atividade físicaUsar jogos para fazer o aquecimento é uma forma perfeita de levar as crianças para onde quisermos, dando a elas a oportunidade de se divertirem. Isso é especialmente importante para as crianças pequenas que têm dificuldade para se integrar ao grupo e para aquelas que não têm uma predisposição natural positiva para os exercícios físicos.

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