Por que o brincar livre é importante para as crianças pequenas?

21 Dezembro, 2020
Não deixe de saber por que o brincar livre é tão importante para as crianças. Elas precisam disso para evoluir no seu desenvolvimento e crescimento.

Os adultos estão acostumados a fazer as coisas de acordo com regras e instruções, tanto que muitas vezes não sabemos agir de outra forma. Às vezes, deveríamos colocar para fora a criança dentro de nós porque ela nos faria aproveitar mais a vida e as coisas ao nosso redor. Por que o brincar livre é importante para as crianças pequenas? É isso que vamos desvendar a seguir.

Todos os pais precisam saber por que esse tipo de atividade é importante para as crianças. Dessa forma, eles poderão manter os motivos em mente para potencializar esse momento no dia a dia dos filhos.

Os pequenos se envolvem e interagem com o mundo ao seu redor por meio do jogo. Portanto, o brincar livre durante a primeira infância envolve explorar, experimentar, descobrir e aprender.

O que é o brincar livre?

Existem dois tipos de jogo: as brincadeiras lideradas pelos adultos e as brincadeiras lideradas pelas crianças. Ambas são importantes para o seu desenvolvimento. Não podemos deixar uma criança brincar 24 horas por dia e se criar sozinha, mas também não devemos preencher os seus dias com tantas atividades a ponto de desconsiderar seu tempo livre.

o brincar livre é importante para as crianças pequenas

Além disso, o tempo diante das telas não deve substituir o brincar livre. Isso só vai resultar em problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem na escola. Estes são alguns exemplos de atividades lúdicas lideradas por adultos:

  • Pintar com esponjas ou pincéis.
  • Fazer argila.
  • Correr uma corrida de obstáculos.
  • Fazer aulas de arte.
  • Jogar jogos de tabuleiro.
  • Cozinhar em família.

Por outro lado, o brincar livre é qualquer tipo de brincadeira iniciada por uma criança. Brincadeiras ao ar livre e em ambientes fechados podem ser consideradas como brincar livre, desde que os pequenos tenham a liberdade de controlar sua experiência de jogo. Alguns exemplos de brincar livre são:

  • Explorar a natureza.
  • Criar um forte.
  • Fazer fantasias caseiras.
  • Brincar de cozinhar.
  • O jogo simbólico.

Benefícios do brincar livre para as crianças

Sem dúvida, o brincar livre é benéfico para os pequenos. A seguir, vamos apresentar os três benefícios mais importantes para o seu desenvolvimento, especialmente porque isso vai ajudá-los a evoluir a passos largos.

Desenvolvimento cerebral

O brincar livre é importante para o desenvolvimento geral do cérebro da criança. Conforme os pequenos exploram e aprendem, eles formam novas conexões e vias no cérebro.

Os cérebros das crianças têm o dobro da velocidade de processamento dos cérebros dos adultos, uma quantidade significativa de desenvolvimento cerebral. A estimulação que um pequeno recebe desde cedo vai determinar quantos neurônios se formam e quantos não.

Criatividade

Brincar é uma atividade criativa. As crianças estão constantemente pensando em novos jogos e atividades para se divertir. Durante o jogo de fantasia, por exemplo, elas criam histórias e eventos que representam como se estivessem acontecendo.

Em uma atividade artística, a criatividade visual das crianças é desenvolvida. Ao brincar com brinquedos de construção, o design do edifício ressalta a criatividade. Enfim, todas as formas de jogo desenvolvem uma expressão criativa.

o brincar livre é importante para as crianças pequenas

Habilidades sociais

O primeiro modo de aprendizagem social de uma criança é por meio da interação com os seus pais. Depois disso, a interação social é construída ao brincar com irmãos ou amigos. Durante o brincar livre, as crianças aprendem muitas habilidades sociais, tais como:

  • Comunicar-se melhor umas com as outras.

Assim, como você pode ver, é importante promover o brincar livre na vida dos seus filhos. O jogo guiado é bom, mas o brincar livre vai ajudá-los a se desenvolver. Portanto, equilibre o tempo de jogo com ambos os aspectos, porque eles são igualmente importantes.

  • Gruss, D,. Rosemberg, F,. (2017) Los niños y el juego. La actividad lúdica de 0 a 5 años. Editorial: Ediciones continente.