4 autores que farão os adolescentes lerem

Queremos que os adolescentes leiam e, para isso, o ideal é apresentar a eles romances que tenham personagens semelhantes e situações com as quais se sintam identificados.
4 autores que farão os adolescentes lerem

Última atualização: 04 Abril, 2021

O hábito da leitura é um dos mais importantes, e muitos pais lutam para incuti-lo em seus filhos. Às vezes, quando pequenos, ficam viciados em livros, mas à medida que crescem vão perdendo o interesse por eles. Por isso pensamos que seria interessante conhecer autores que farão os adolescentes lerem.

São livros adaptados a eles e pensados por escritores que levam em consideração o funcionamento do cérebro nessa idade. Anote e aproveite um aniversário, uma ocasião especial ou qualquer outro dia para presentear seu filho com uma dessas obras.

Como fazer os adolescentes lerem?

A primeira coisa a se perguntar é por que os adolescentes costumam perder o interesse pela leitura. Os motivos são muitos e variados, mas a verdade é que o mais comum é que eles não encontram materiais atrativos para eles.

Por outro lado, muitas das leituras que chegam às suas mãos são livros que devem ser lidos por obrigação. Podem ter sido solicitados pela escola e pode até ser necessário fazer um resumo sobre a obra. Embora seja maravilhoso aprender a conhecer autores clássicos, nessas idades os adolescentes geralmente não se sentem atraídos por eles, de modo que o resultado é totalmente contraproducente.

Os adolescentes de hoje em dia passam muitas horas atrás de uma tela e você ficaria surpresa ao descobrir o tanto de coisas pelas quais eles se interessam. Portanto, para estimular o gosto pelos livros, é importante considerar suas motivações.

Para eles, são estimulantes leituras em que encontram suas referências atuais e que os fazem se identificar com os conflitos que estão vivenciando. Por outro lado, para eles é uma vantagem que esses autores estejam vivos e participem das redes sociais, para que possam acompanhá-los e interagir com eles.

Eles precisam de livros de transição para outros mais adultos. Histórias que não abusam de estereótipos ou personagens planos. Eles procuram vidas complexas, com suas crises e fraquezas, personagens que vivam como eles. Graças a essas leituras, os adolescentes poderão formar uma opinião.

Dito isso, vamos recomendar alguns romances que prometem fisgá-los, cheios de sagacidade e tramas que os adolescentes podem gostar de ler.

Romances que farão os adolescentes lerem

Livros e autores que farão os adolescentes lerem.

1. The Murderer’s Ape (O Macaco do Assassino), de Jakob Wegelius

The Murderer’s Ape é um romance cheio de mistério em que um macaco terá que provar a inocência de seu parceiro e amigo Henry Koskela. Após o desaparecimento de Afonso Morro nas escuras correntes do rio Tejo, começa a se espalhar a notícia de que um homicídio foi cometido e que foi obra do macaco do assassino.

2. Invisible (Invisível), de Eloy Moreno

Quem nunca quis ficar invisível? O problema do protagonista é que ele não dominou bem esse poder e o contrário acontece com ele. Quando ele não quer que ninguém o veja, mais pessoas o veem e vice-versa.

Uma proposta que fará com que os adolescentes se identifiquem com essa necessidade de passar despercebidos. Além disso, você pode pedir que o autor assine o livro em seu site.

3. O vespeiro, de Kenneth Oppel e ilustrado por Jon Klassen

Esse livro foi eleito pelo The New York Times como um dos melhores romances juvenis publicados nos últimos anos. Nele, o leitor poderá encontrar vários finais, dependendo das decisões que tomar. Steve é um garoto normal que luta para salvar a vida de seu irmão, e é assim que ele faz uma promessa difícil de cumprir.

4. Al otro lado de la verdad (Do outro lado da verdade), por Shía Arbulú

Os principais ingredientes desse romance para jovens adultos são a crise econômica, a injustiça social e a corrupção. Uma noite qualquer, Puk vai roubar a casa de Ada e ela o descobre, mas, para sua surpresa, acaba ajudando o ladrão. Talvez porque ela esteja chateada com o recente divórcio de seus pais ou talvez apenas porque ela está decepcionada. Assim começa uma amizade entre dois adolescentes que vivem lados opostos de uma mesma realidade.

Em última análise, essas são apenas algumas opções de livros e autores que farão os adolescentes lerem. Nessas obras, eles encontrarão personagens e situações complexas com as quais se sentirão identificados e é assim que vão tomar gosto por essa atividade.

Não esqueça que é preciso ter atenção para fornecer aos jovens uma literatura adequada, com propostas interessantes relacionadas aos seus gostos. Certamente, pouco a pouco, você vai conseguir viciá-los em livros.

Pode interessar a você...
7 situações que somente as mães de adolescentes entendem
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
7 situações que somente as mães de adolescentes entendem

Descubra quais são as situações que as mães de adolescentes enfrentam. Se você ainda não passou por essa fase, prepare-se para o que vem pela frente!