5 ideias para aumentar a qualidade de vida das mães

Nós, mães, sempre temos muitas responsabilidades e não percebemos que também precisamos cuidar de nós mesmas e prestar atenção a nós. Se quisermos cuidar bem da nossa família, primeiro temos que começar cuidando bem de nós mesmas.
5 ideias para aumentar a qualidade de vida das mães

Última atualização: 20 Maio, 2021

Em geral, nós, mães, estamos diariamente ocupadas com mil coisas que nos fazem terminar os dias exaustas, dia após dia. Nesse sentido, é importante cuidar da nossa qualidade de vida e dedicar um tempo para nós mesmas, estabelecendo metas que melhorem nossas vidas. Dessa forma, ficaremos bem para nós mesmas e também para os outros.

Quando nos tornamos mães, nossa principal motivação é não deixar faltar nada aos nossos filhos, e fazer com que sejam felizes e saudáveis. Mas aqui nos perguntamos o que acontece conosco. Se não trabalharmos para estarmos bem, saudáveis e felizes, não seremos capazes de fazer nossos filhos e nossa família felizes.

Por esse motivo, é importante propor a nós mesmas pequenas coisas que nos ajudem a melhorar nossa qualidade de vida. Aqui, vamos apresentar algumas ideias.

Por que é importante aumentar a qualidade de vida das mães?

 

Mãe abraçando a filha enquanto a ensina o valor da bondade.

A primeira coisa que devemos fazer para ter uma vida ativa, saudável e cheia de esperança é sair da nossa zona de conforto. Isso nos ajudará a ser melhores conosco. É fundamental estar bem e dar o melhor de nós aos nossos filhos e família. Uma pergunta que costumo fazer às mães com quem trabalho é “quem é a pessoa mais importante na sua vida?”.

Em geral, todas têm dificuldade em me dizer quem é a pessoa mais importante em sua vida. Muitas vezes me dizem: “Eu diria meus filhos, mas meus pais e meu marido também são“. Aí está o ponto principal: a pessoa mais importante da nossa vida somos nós mesmos. Para dar o melhor de cada um aos outros, temos que ser a coisa mais importante.

Para isso,confira uma série de propósitos ou ideias que podem nos ajudar a aumentar nossa qualidade de vida. Nas linhas a seguir, daremos algumas ideias.

Ideias para aumentar a qualidade de vida das mães

Todos nós podemos colocar em prática uma série de propósitos ou conselhos que nos ajudam a melhorar nossa qualidade de vida. Aqui estão alguns deles:

Fazer meditação e relaxamento

Dedicar alguns minutos por dia à meditação ou ao relaxamento é muito importante. Podemos separar por 10 minutos para descansar nossa mente. É muito necessário, pois ela não para, nem mesmo quando dormimos. Portanto, esse tempo para nos conectarmos com nós mesmas e relaxar nos ajudará a recarregar nossa energia para continuar com as nossas obrigações.

Pensar positivo

Isso é algo que parece tão simples, mas garanto que é o ponto mais difícil para quase todas nós. Pensar e ter uma atitude positiva fará da nossa vida um reflexo desses pensamentos. A maneira como vemos as coisas vai depender muito da nossa atitude. A mesma situação vista de um ponto de vista negativo ou positivo pode mudar totalmente o nosso dia. Então, sejamos positivas ao máximo.

Rir mais

Mesmo que você não sinta vontade de rir, sorria por pelo menos 30 segundos. Está provado que a felicidade não apenas nos faz sorrir, mas sorrir também nos deixa mais felizes. Então, vamos sorrir! Você também pode recorrer a uma série ou filme de comédia para se divertir e dar muitas risadas.

“Um dia sem rir é um dia perdido”.

Charles Chaplin-

Mimar-se um pouco

É necessário dedicar um pouco tempo a cuidar de si mesma por dentro e por fora. Podemos começar com um banho, uma máscara para a pele ou o cabelo, deitar no sofá com um café ou chá enquanto lemos um livro… Qualquer coisa que nos faça sentir bem.

Mulher seguindo uma rotina facial para melhorar a qualidade de vida das mães.

Amar e aceitar seu corpo

Não podemos ensinar nossos filhos a amar a si mesmos se, primeiro, não amarmos a nós mesmas. Temos que aprender a amar nossas imperfeições, porque somos todas maravilhosas e temos que amar a nós mesmas pelo que somos.

Aceitar nosso corpo é amá-lo. Um número não diz absolutamente nada sobre nós. O corpo é uma máquina que nos leva a todos os lugares, que criou a vida, que nos permite respirar todos os dias. Então por que não o amamos? Temos que cuidar de nós mesmas e nos preocupar com o nosso corpo e com o nosso ser para poder transmitir isso aos nossos filhos.

Sobre as dicas para aumentar a qualidade de vida das mães…

Essas são algumas das coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida das mães. Embora esse objetivo seja voltado para as mães, também pode ser estendido aos pais ou parentes que cuidam de crianças e precisam de tempo para si.

Nada é mais importante do que você mesmo para dar o melhor de si ao resto do mundo, então, guarde um tempo do dia para você, ame-se e aceite-se como você é, porque você é especial. Só então você poderá ensinar as crianças a se amarem e aceitarem a si mesmas.

Pode interessar a você...
Truques para mães cansadas: penteados casuais simples
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Truques para mães cansadas: penteados casuais simples

Os penteados casuais simples são uma opção viável para ficar em casa, passear ou ir ao trabalho. Descubra como fazê-los neste artigo!



  • Riso, W. (2003). Aprendiendo a quererse a sí mismo. Editorial norma.
  • Beauregard, L. A., Bouffard, R., & Duclos, G. (2005). Autoestima: para quererse más y relacionarse mejor (Vol. 6). Narcea Ediciones.
  • Fernández-de-la-Mora, G. (1994). El amor a sí mismo.