5 coisas que seus filhos nunca vão esquecer de você
Tente se lembrar de coisas sobre seus pais, coisas que marcaram sua vida, tanto positiva quanto negativamente. Para as crianças, existem momentos e memórias inesquecíveis que as levarão de volta à infância na idade adulta, como certas emoções, cheiros e também erros. Portanto, o importante não é oferecer a eles objetos materiais extraordinários, mas qualidade nas ações, assim eles nunca vão esquecer de você. Assim, você poderá valorizar as belas lembranças e tentar evitar aqueles erros capazes de marcar suas vidas para sempre.
Se você quiser refletir sobre como quer ser lembrada pelos seus pequenos, não pode perder este artigo.
1. A ausência
Os filhos precisam sentir seus pais próximos. Nesse caso, estamos nos referindo a se fechar emocionalmente falando, porque você pode estar ao lado deles e eles a sentirão tão distante como se estivesse na lua. Eles precisam que você esteja ao lado deles nos momentos de crise e em qualquer momento de suas vidas.
Seus filhos sentem sua ausência quando você não presta atenção a eles ou quando eles não se sentem compreendidos por você. Eles parecem pequenos perto de você, quando na realidade, deveriam parecer grandes e importantes o tempo todo. Eles devem ser sua prioridade todos os dias. Tente melhorar isso logo.
2. Seu amor
Os beijos, os abraços, as suas palavras de incentivo e todo o seu “te amo” diário são como vitaminas emocionais para o seu crescimento e bem-estar.
Seus gestos de amor incondicional irão torná-los as pessoas adultas, amorosas e emocionalmente estáveis que eles tanto precisam para encontrar a felicidade.
Seu carinho nunca é demais, porque eles precisam do seu amor incondicional a cada minuto do dia, mesmo quando não o pedem. Respeito, compreensão, uma palavra de incentivo, tudo conta… tudo faz sentido. Sempre que precisarem de você, saberão que podem contar com você.
3. Humilhação e desvalorização
Experiências humilhantes se transformam em cicatrizes emocionais profundas difíceis de curar. Portanto, nunca, em hipótese alguma, humilhe seus filhos, pois isso ficará gravado em seus corações como um trauma. Gestos positivos são sempre a melhor opção.
O mesmo acontece com o sentimento de desvalorização, quando as crianças não se sentem importantes ou valorizadas por você. Procure parabenizá-las pelo esforço, mesmo que nem sempre atinjam os objetivos propostos. Reconheça seu trabalho, pois você deve ser seu maior apoio para que desenvolvam um bom senso de autoestima e confiança.
4. A relação entre os pais
Quer seja positivo ou negativo, o relacionamento que você tem com seu parceiro terá grande influência na vida e na personalidade de seus filhos. Na verdade, as crianças internalizam esse padrão de relacionamento de tal maneira que provavelmente o repetirão no futuro.
Se você deseja que seus filhos tenham um bom relacionamento interpessoal ao longo da vida, seja um bom exemplo disso com seu parceiro e com as pessoas ao seu redor. Agora você entende por que a grande maioria dos adultos abusivos eram crianças abusadas? Seja um bom exemplo e seus filhos repetirão esse belo padrão.
5. Tradições familiares
Ir comer aos domingos com os avós, ir à cidade dos tios no verão ou as tradições do Natal vão marcar o coração dos pequenos. Por isso é tão importante criar esses rituais familiares para que os filhos se sintam parte de um todo, de uma comunidade. Pode ser algo tão simples quanto cozinhar juntos aos sábados ou criar filmes para a família às sextas-feiras.
Trata-se de criar momentos felizes para curtir em família e formar lembranças poderosas na mente das crianças. Elas se sentirão queridas e, claro, isso as fará crescer sentindo-se amadas e fazendo parte da comunidade mais importante de suas vidas: sua família.
Os objetos não substituem bons momentos compartilhados
Por tudo isso, é fundamental que os pais reflitam sobre a importância dessas coisas para o desenvolvimento dos filhos. É importante lembrar que as crianças precisam da sua presença, do seu amor e da sua proteção acima de tudo. Elas precisam sentir seus familiares próximos, ter a certeza de que são o seu suporte, o seu tudo.
Dessa forma e sem se voltar à superproteção, e sim à disciplina positiva, é possível fazer com que os filhos se sintam amados e felizes dentro do núcleo familiar que lhes dá todo o amor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bilbao, A. (2015) El cerebro del niño explicado a los padres. Editorial: Plataforma Actual