5 coisas que você pode fazer para se conectar com seu bebê

Se você tem um bebê, existem algumas maneiras maravilhosas de se conectar em nível emocional com ele. Sua união será maravilhosa!
5 coisas que você pode fazer para se conectar com seu bebê

Última atualização: 06 Dezembro, 2020

Você finalmente está com seu bebê no colo. Durante os 9 meses de gravidez, você se imaginou inúmeras vezes dessa forma. Depois do parto e do pós-parto, quando passam algumas semanas e você começa a se sentir melhor, é normal querer sentir aquela conexão especial com o seu pequeno. Há algumas coisas que você pode fazer com seu bebê para se conectar com ele, e nós vamos te contar sobre elas.

Embora seja verdade que você tem uma conexão com seu bebê antes mesmo do nascimento, você não pode esquecer que essa conexão deve ser alimentada todos os dias. Seu pequeno deve sentir que você está ao lado dele o tempo todo, que você o protege, que cuida dele, que atende às suas necessidades físicas e emocionais… Ele deve sentir que pode confiar em você o tempo todo.

Embora seja verdade que, quando são tão pequenos, parece que os bebês não podem fazer muitas coisas, na realidade você pode se conectar com eles em um nível emocional muito profundo. É um vínculo que vai durar uma vida inteira, e é por isso que é tão importante que você cuide dele desde o início.

É sua oportunidade de fazer com que seu bebê sinta que você realmente se importa com ele em todos os níveis. Em seguida, vamos te dar algumas dicas que você pode aplicar com seu filho para se conectar com ele. Nós garantimos que, com o passar dos anos, você vai perceber que é a coisa certa a se fazer. Seu pequeno precisa dessa ligação desde o momento em que nasce!

Faça uma massagem para se conectar com seu bebê

As massagens nos bebês devem ser suaves e com pequenos toques. Seu corpo é pequeno e muito delicado, por isso acaricie suavemente as suas costas, suas pequenas pernas e seus braços. Isso vai ajudá-lo a relaxar e dormir. Mesmo que esteja chorando porque se sente irritado, as massagens vão ajudá-lo a se acalmar e chorar menos.

Se você não sabe como fazer massagem em seu bebê, pode perguntar ao seu médico ou assistir a tutoriais no YouTube. A massagem é uma excelente maneira de se conectar com seu pequeno, assim você também pode procurar livros que deem boas orientações. Você pode até mesmo falar com um profissional certificado em massagem infantil para te ensinar as técnicas mais adequadas.

Leia para o seu bebê

Todos sabemos como é importante incentivar nas crianças o amor pela leitura, mas você sabia que os especialistas dizem que os pais devem começar a ler para seus filhos desde que eles são bebês?

É aconselhável começar a ler para seu filho desde o nascimento. Dessa forma, quando crescer, ele já terá melhores habilidades linguísticas na escola e mais interesse pela leitura.

Para isso, leia para o seu bebê de maneira divertida. Você pode se sentar com ele e olhar as páginas de um livro ilustrado, com sons ou luzes, enquanto explica a ele o que está acontecendo nas ilustrações. Você ficará maravilhada com o quão interessante essa atividade parecerá para o seu filho.

A leitura terá que ser um momento especial para que você possa se comunicar com seu bebê. O fato de ele não entender você não deve ser um impedimento para fazer isso. Seu pequeno precisa disso, e você pode se conectar com ele através desses momentos especiais juntos.

Cante para se conectar com seu bebê

Não importa se você não tem uma boa voz para cantar. Sua voz é a melhor melodia para o seu bebê, não importa qual seja o tom das músicas. Ele vai adorar ouvir você, e essa é uma bela maneira de se conectar com seu bebê. O canto tem um elemento humano incrível que as crianças adoram. Além disso, desenvolve a cognição, a linguagem e as emoções.

Então, o que você deve cantar para seu filho? Literalmente, qualquer coisa. Cante do seu jeito, o que você quiser. Você pode até mesmo cantar sobre o que está fazendo nesse momento. As canções de ninar também são uma boa opção. Não há nada mais divertido do que cantar uma canção feliz!

Fale com o seu bebê

É tão importante cantar para seu bebê quanto falar com ele todos os dias. Seu pequeno precisa ouvir sua voz e saber que você está por perto o tempo todo. Mesmo que você pense que ele não entende uma palavra do que você está dizendo, é importante fazer a sua parte e narrar para ele as coisas que você faz durante o dia.

Seu bebê precisa te ouvir, e isso ajudará você a se conectar com ele a cada passo do caminho. Você não pode ficar cantando 24 horas por dia, mas pode falar, então use sua maravilhosa voz para contar a ele sobre as coisas. Seu filho vai adorar ouvir você o tempo todo.

Caminhe para se conectar

Independentemente do clima, use alguns minutos para caminhar com seu bebê. Pode ser tão simples quanto caminhar até a caixa do correio ou sair para levar o lixo para fora. Contudo, se você quiser passear com seu bebê no parque, melhor ainda. Você não deve se esforçar muito, lembre-se de que ainda está se recuperando do parto.

Em resumo, esperamos que você coloque em prática essas simples recomendações para se conectar com seu bebê desde o primeiro momento.

Pode interessar a você...
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Acessórios de banho para bebês que vão facilitar a sua vida

Vamos apresentar alguns acessórios de banho para bebês que vão facilitar a sua vida. Você já tem todos da lista? Confira as nossas dicas.