Como incentivar o desenvolvimento cognitivo do seu filho

9 de agosto de 2018
A maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo de uma criança é através da brincadeira e da participação dos pais, de pelo menos um deles. É por isso que te aconselhamos a dedicar pelo menos meia hora por dia para brincar com seu filho.

Para incentivar o desenvolvimento cognitivo de seu filho, em Sou Mamãe te apresentamos alguns exercícios. Mas primeiro queremos que você considere estes três conselhos:

Número 1: Tenha paciência. Seu filho pode levar algum tempo para resolver os exercícios, ou pode começar a chorar sempre que não conseguir. Sua atitude aqui deve ser a de uma professora: orientar, acalmar, explicar quantas vezes forem necessárias e mostrar novas formas de resolver o problema.

Número 2: Não resolva o que ele mesmo pode resolver. Dê à criança a oportunidade de experimentar e encontrar uma solução que considere adequada, a que pareça melhor para ele. Não diga, constantemente, qual caminho seguir.

Número 3: Não o repreenda ou grite com ele quando errar. Permita que ele cometa erros e aprenda com eles.

Brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo de crianças com menos de 5 anos

desenvolvimento cognitivo

Ensine as cores para seu filho de 2 anos

Para que seu filho de 2 anos aprenda as cores, existem diferentes maneiras de ensinar. Nós, te sugerimos a seguinte:

  • Procure várias folhas para que você possa recortar figuras coloridas.
  • Para que seu filho aprenda a identificar o amarelo, recorte, por exemplo, um sol e uma banana.
  • O verde você pode representar como uma planta, um sapo e um abacate.
  • Para o vermelho, você precisa de figuras como uma rosa vermelha, um coração e uma maçã.

Enfim, faça várias amostras de cores diferentes. Quando tiver todas, sente-se com seu filho e espalhe os recortes pelo chão de maneira que as cores se misturem. Pouco a pouco, vá reunindo as figuras da mesma cor, enquanto você diz o nome da figura e a cor que ela tem.

No começo só você poderá fazer isso. Mas com o passar do tempo e a prática, seu filho irá aprender a identificar tanto a cor quanto o nome da figura e até conseguirá agrupá-las de acordo com as cores que possuem.

Para facilitar a atividade, é importante que você comece com 2 ou 3 cores. Depois que a criança aprender, poderá incrementar o número.

Ensine as letras do alfabeto para seu filho de 3 anos

Outra brincadeira possível para o desenvolvimento cognitivo do seu filho de 3 anos é aprender as letras.

Para isso, recomendamos procurar figuras coloridas e objetos que ele conheça. Seus nomes devem começar com uma mesma letra.

  • Suponhamos que você queira ensinar a consoante B.
  • Para fazer isso, desenhe uma letra B grande e colorida em um papel. Em seguida, procure uma bola e uma foto de seu filho quando era bebê. Se ele já conhece o som emitido pelas ovelhas, você também pode procurar uma folha que contém a imagem desse animal.
  • Quando tiver os materiais, sente-se com o seu filho e vá nomeando cada objeto enquanto mostra as figuras para ele e diz que esta é a letra B. Letra com a qual começam as palavras que você está enunciando.
  • -Bola, Bebê, Beeeee! –

desenvolvimento cognitivo

Ensine seu filho de 4 anos a rimar palavras

Rimar palavras é divertido. Para essa atividade, você só precisa encontrar palavras que seu filho de 4 anos conheça e que sejam fáceis para ele.

Você também deve ter em mente as palavras que rimem com aquelas que você tem destinadas para o jogo, porque muitas vezes seu filho vai precisar que você lhe dê alguma outra pista.

  • Suponhamos que você diz a palavra: mão.
  • Então, você pede para ele dizer outra que rime com ela.
  • Ele pode dizer: pão, chão, trovão…
  • Se ele não conseguir encontrar nenhuma, você pode fazer, por exemplo, um gesto de onde está pisando para ele encontrar a palavra.

Mamãe, você deve saber que estes e qualquer outro exercício interativo que possibilite que a criança raciocine, analise o que acontece, memorize e faça uso dos conhecimentos aprendidos para a solução de problemas, serão ideais para promover o seu desenvolvimento cognitivo.

Coloque especial interesse em desenvolver as atividades que escolher. A aprendizagem precoce faz de seu filho uma criança mais bem preparada para enfrentar todas as matérias que lhe esperam em sua futura vida escolar.

Recomendados para você