Como incentivar o desenvolvimento cognitivo do seu filho
Para incentivar o desenvolvimento cognitivo de seu filho, em Sou Mamãe te apresentamos alguns exercícios. Mas primeiro queremos que você considere estes três conselhos:
Número 1: Tenha paciência. Seu filho pode levar algum tempo para resolver os exercícios, ou pode começar a chorar sempre que não conseguir. Sua atitude aqui deve ser a de uma professora: orientar, acalmar, explicar quantas vezes forem necessárias e mostrar novas formas de resolver o problema.
Número 2: Não resolva o que ele mesmo pode resolver. Dê à criança a oportunidade de experimentar e encontrar uma solução que considere adequada, a que pareça melhor para ele. Não diga, constantemente, qual caminho seguir.
Número 3: Não o repreenda ou grite com ele quando errar. Permita que ele cometa erros e aprenda com eles.
Brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo de crianças com menos de 5 anos
Ensine as cores para seu filho de 2 anos
Para que seu filho de 2 anos aprenda as cores, existem diferentes maneiras de ensinar. Nós, te sugerimos a seguinte:
- Procure várias folhas para que você possa recortar figuras coloridas.
- Para que seu filho aprenda a identificar o amarelo, recorte, por exemplo, um sol e uma banana.
- O verde você pode representar como uma planta, um sapo e um abacate.
- Para o vermelho, você precisa de figuras como uma rosa vermelha, um coração e uma maçã.
Enfim, faça várias amostras de cores diferentes. Quando tiver todas, sente-se com seu filho e espalhe os recortes pelo chão de maneira que as cores se misturem. Pouco a pouco, vá reunindo as figuras da mesma cor, enquanto você diz o nome da figura e a cor que ela tem.
No começo só você poderá fazer isso. Mas com o passar do tempo e a prática, seu filho irá aprender a identificar tanto a cor quanto o nome da figura e até conseguirá agrupá-las de acordo com as cores que possuem.
Para facilitar a atividade, é importante que você comece com 2 ou 3 cores. Depois que a criança aprender, poderá incrementar o número.
Ensine as letras do alfabeto para seu filho de 3 anos
Outra brincadeira possível para o desenvolvimento cognitivo do seu filho de 3 anos é aprender as letras.
Para isso, recomendamos procurar figuras coloridas e objetos que ele conheça. Seus nomes devem começar com uma mesma letra.
- Suponhamos que você queira ensinar a consoante B.
- Para fazer isso, desenhe uma letra B grande e colorida em um papel. Em seguida, procure uma bola e uma foto de seu filho quando era bebê. Se ele já conhece o som emitido pelas ovelhas, você também pode procurar uma folha que contém a imagem desse animal.
- Quando tiver os materiais, sente-se com o seu filho e vá nomeando cada objeto enquanto mostra as figuras para ele e diz que esta é a letra B. Letra com a qual começam as palavras que você está enunciando.
- -Bola, Bebê, Beeeee! –
Ensine seu filho de 4 anos a rimar palavras
Rimar palavras é divertido. Para essa atividade, você só precisa encontrar palavras que seu filho de 4 anos conheça e que sejam fáceis para ele.
Você também deve ter em mente as palavras que rimem com aquelas que você tem destinadas para o jogo, porque muitas vezes seu filho vai precisar que você lhe dê alguma outra pista.
- Suponhamos que você diz a palavra: mão.
- Então, você pede para ele dizer outra que rime com ela.
- Ele pode dizer: pão, chão, trovão…
- Se ele não conseguir encontrar nenhuma, você pode fazer, por exemplo, um gesto de onde está pisando para ele encontrar a palavra.
Mamãe, você deve saber que estes e qualquer outro exercício interativo que possibilite que a criança raciocine, analise o que acontece, memorize e faça uso dos conhecimentos aprendidos para a solução de problemas, serão ideais para promover o seu desenvolvimento cognitivo.
Coloque especial interesse em desenvolver as atividades que escolher. A aprendizagem precoce faz de seu filho uma criança mais bem preparada para enfrentar todas as matérias que lhe esperam em sua futura vida escolar.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Berger, K. S. (2007). Psicología del desarrollo: infancia y adolescencia. Ed. Médica Panamericana.
- Cano De Faroh, A. (2007). Cognición en el adolescente según Piaget y Vygotski. ¿ Dos caras de la misma moneda? Boletim Academia Paulista de Psicologia.
- Gaete, V. (2015). Desarrollo psicosocial del adolescente. Revista chilena de pediatría, 86(6), 436-443. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0370-41062015000600010&script=sci_arttext&tlng=en
- Linares, A. (2007). Desarrollo cognitivo: Las teorías de Piaget y de Vygotsky. Col-legi Oficial de Psicólegs de Catalunya.
- Piaget, J. (1980). Teoría del desarrollo cognitivo de Piaget. Creative Commons Attribution-Share Alike.