8 coisas sobre o quarto trimestre da gravidez que você deve saber

29 Outubro, 2020
Não perca essas 8 coisas que você deve saber sobre o quarto trimestre da gravidez, também conhecido como pós-parto.

Se você é mãe de primeira viagem ou se tornou mãe recentemente, acabou de receber um presente maravilhoso: seu filho. Durante a gravidez, é possível que você tenha buscado muitas informações sobre esse momento e sobre o processo de parto, mas talvez não tenha dedicado muito tempo para aprender sobre o quarto trimestre da gravidez: o pós-parto e a confusa fase do recém-nascido, em geral.

Não existe uma fórmula para se tornar uma especialista em maternidade, pois é a experiência que vai proporcionar conhecimento suficiente, mas isso requer prática e tempo. Há coisas sobre o quarto trimestre que você precisa saber porque, dessa forma, poderá estar mais bem preparada para o que está por vir.

8 coisas sobre o quarto trimestre que você deve saber

coisas sobre o quarto trimestre que você deve saber

1. Simples não significa fácil durante o quarto trimestre

Cuidar de um recém-nascido pode ser simples em teoria, mas não se engane, pois não há nada de fácil nisso. Na verdade, é surpreendente como pode ser difícil. A falta de sono desempenha um papel importante em como as coisas vão parecer difíceis, em sua recuperação física e sua aceitação como mãe.

2. Você precisa do seu ritmo para se recuperar

Você não vai se recuperar em 16 semanas e, provavelmente, nem dentro de um ano. Não se sinta mal por se recuperar lentamente, porque isso é normal. Nem pense em correr para alcançar o que a sociedade impõe, porque essa não é a realidade na recuperação pós-parto.

Você também não vai dormir bem, vai doer para ficar em pé e para ficar sentada, você vai sangrar muito, vai se sentir fraca, seus seios vão pingar leite o tempo todo, o banho vai ser uma odisseia e tanto… Você deve ser gentil consigo mesma, já que o seu corpo demorou nove meses (mais ou menos) para crescer e dar à luz seu bebê. Assim, você precisa de tempo para que as coisas voltem ao seu lugar.

3. Seu bebê também precisa se recuperar durante o quarto trimestre

Os bebês também devem se recuperar do nascimento, pois não é um processo fácil para eles. Quando ele chorar e ficar agitado, tenha empatia por ele, pois o seu bebê também tem que se recuperar do processo de parto, assim como você está fazendo. Mas, além disso, o bebê também precisa se acostumar com sua nova vida.

4. Vá acompanhada às consultas médicas

Entre a falta de sono, os hormônios e toda a novidade da situação, as consultas médicas podem parecer horríveis. Recrute seu parceiro, sua mãe, sua irmã ou um amigo próximo para te acompanhar. Eles vão ouvir, fazer perguntas e ajudar você a se lembrar das coisas depois da consulta médica sempre que for preciso.

5. Existem pessoas que vão se aproximar sem você esperar

Uma das experiências que você terá tanto durante quanto depois da gravidez (pós-parto) é que haverá pessoas que vão se aproximar de você para estender a mão e te dar carinho e apoio. Você ficará surpresa com o número de pessoas que vão se aproximar de você para perguntar como você está, sem esperar nada em troca.

Talvez sejam pessoas que passaram por essas experiências recentemente e sabem como é difícil passar pelo que você está passando, embora você possa se sentir sozinha se não tiver parentes ou amigos que viveram o que você está vivendo agora. Contudo, quando alguém estender a mão, aceite, pois pode ser uma experiência maravilhosa. Além disso, talvez essa pessoa passe pelo que você está passando e precise da sua ajuda em outro momento.

coisas sobre o quarto trimestre que você deve saber

6. Comemore as pequenas vitórias durante o quarto trimestre

Uma das coisas mais poderosas e importantes que você pode fazer é comemorar as pequenas vitórias e ter gratidão pelas pequenas alegrias. Talvez no início você queira fazer coisas simples todos os dias, tais como fazer as unhas, escrever um cartão de agradecimento, tomar uma xícara de chá em silêncio…

Depois, essas pequenas coisas podem ficar maiores: encontrar uma amiga ou parente para comer, sair para caminhar com o bebê, ir ao supermercado… São coisas que vão fazer com que você se sinta bem e com as quais você perceberá que está progredindo.

Quando você acaba de se tornar mãe, é perfeitamente aceitável ter orgulho de si mesma por jantar à mesa ou resolver algum problema. Na verdade, você deveria estar radiante de orgulho. Você conseguiu!

7. Não tenha vergonha de pedir ajuda durante o quarto trimestre

Quando se trata de profissionais, há uma grande quantidade de áreas de conhecimento aos quais é possível recorrer: especialistas em amamentação, consultores de sono, fisioterapeutas do assoalho pélvico, doulas pós-parto, etc.

Entretanto, pedir ajuda também pode significar pedir para que a sua mãe venha e fique com o bebê para que você possa tirar uma soneca. Ou pedir a um amigo para trazer um pacote de fraldas. E, sem dúvida, buscar apoio para a ansiedade ou a depressão pós-parto é crucial e pode fazer uma grande diferença para a sua recuperação.

8. Tudo passa…

Tudo passa, fica mais fácil e melhora. Você pode ter ouvido as pessoas dizerem coisas como: “Não fica mais fácil, só fica diferente”, mas isso não é verdade.

Tudo se torna mais fácil. O sono melhora, a amamentação (se você estiver amamentando) fica mais fácil, as cólicas desaparecem e os recém-nascidos se tornam bebês adoráveis, sorridentes e meigos. Se você não ama a fase de recém-nascido, você não está sozinha, e tudo bem!

A nova maternidade pode parecer um longo túnel escuro, mas você encontrará o seu caminho e, do outro lado, poderá se descobrir novamente, juntamente com o bebê mais doce do mundo. Você terá alcançado a maternidade real e se sentirá orgulhosa de ser essa mãe guerreira que estava adormecida dentro de você há tanto tempo.