O sono da mãe após o nascimento do bebê

O sono é uma função básica e elementar para a saúde de todo ser humano. Após o parto, é um aspecto que pode ser afetado, mas existem certas recomendações que podemos seguir para aliviar esses efeitos.
O sono da mãe após o nascimento do bebê

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A chegada de um bebê representa um antes e um depois na vida de uma família. As rotinas mudam drasticamente, assim como as prioridades. Existem novas obrigações a serem atendidas e também preocupações que nunca tivemos antes. Mas, acima de tudo, o sono da mãe após o nascimento do bebê será bastante afetado.

De fato, a impossibilidade de ter um descanso suficiente e de qualidade é um dos principais problemas das mães de recém-nascidos. A falta de sono pode causar sérios problemas para a saúde física e emocional delas. Por isso, é importante cuidar dessa função básica o máximo possível.

O sono da mãe após o nascimento do bebê

Com a chegada do filho, a mãe geralmente fica exausta e esgotada pelo trabalho de parto. Mesmo assim, ela não pode descansar, porque agora existe uma ‘pessoinha’ que requer cuidados quase 24 horas por dia. A isso se soma a preocupação de não ser boa o suficiente, a falta de tempo e, sem dúvida, a falta de sono.

O sono da mãe após o nascimento do bebê

Devemos ter em mente que um recém-nascido dorme durante aproximadamente 18 horas por dia, mas nunca de forma consecutiva. Por isso, é inevitável que os padrões de sono da mãe sejam afetados. Além disso, os hormônios também parecem funcionar contra nós, gerando uma grande sonolência diurna.

Apesar de tudo, o sono é essencial para nos mantermos saudáveis e para conseguirmos exercer a maternidade corretamente. Portanto, é essencial seguir algumas diretrizes para garantir, na medida do possível, um sono reparador.

Como melhorar o sono após o nascimento do bebê?

Adote os horários do bebê

Uma das medidas mais importantes é adaptar os seus horários de sono aos do bebê. Como o descanso da criança é fragmentado em vários períodos curtos, se você tentar dormir apenas à noite, será impossível manter o ritmo. Portanto, toda vez que o pequeno dormir, você também deve tentar dormir.

Esqueça as rotinas e os horários de antes, esqueça as tarefas pendentes e não se preocupe se a casa estiver desorganizada. Durma quando o seu bebê dormir. Nesse momento, o sono é uma prioridade e o resto pode esperar.

Aproveite o período de sono noturno

O sono noturno será o mais necessário para você, mas, para a criança, ele constitui apenas um dos 6 ou 7 períodos nos quais o seu descanso é distribuído. Por isso, se você deseja estendê-lo, precisa ajudar o bebê a entender quando é noite e quando é dia.

Para fazer isso, durante o dia, coloque o bebê para dormir em quartos onde a claridade entre e onde ele possa ouvir os barulhos da vida cotidiana. Pelo contrário, quando escurecer, tente manter o quarto escuro e em silêncio.

Por outro lado, se o seu bebê estiver sendo alimentado com a mamadeira, não hesite em delegar as mamadas durante a madrugada ao pai. A criação e os cuidados devem ser compartilhados, e trabalhar em conjunto permitirá que você descanse melhor.

O sono da mãe após o nascimento do bebê

No entanto, se você optou pela amamentação, evite olhar para o relógio durante as mamadas noturnas. Isso ativaria a sua mente e poderia te impedir de adormecer novamente com facilidade. Então, simplesmente alimente o seu bebê e volte a dormir.

Cuide da higiene do sono

Todos conhecemos as diretrizes para que o sono seja de qualidade. No entanto, nem sempre somos consistentes no seu cumprimento. Agora é hora de colocar todas essas recomendações em prática.

Tente sempre se deitar na cama, no escuro e em silêncio. Evite dormir no sofá ou com a televisão ligada, pois isso impedirá que você durma profundamente. Além disso, é importante que você não consuma alimentos e bebidas estimulantes e também que pratique algum tipo de exercício de forma regular e moderada.

Delegar e aproveitar

Por fim, lembre-se de que você não precisa ser uma supermulher e não precisa fazer tudo sozinha. Aprenda a delegar e a pedir ajuda aos seus entes queridos quando precisar de um descanso. Isso fará com que você fique mais saudável e feliz e permitirá que você cuide melhor do seu bebê.

E, acima de tudo, aproveite a jornada. Lembre-se de que dentro de alguns meses a criança terá mais horas de sono noturno e tudo vai melhorar. Recorra à calma, à paciência e ao otimismo, e aproveite esses primeiros meses da vida do seu pequeno.

Pode interessar a você...
Quantas horas de sono os pais perdem quando um bebê chega na família?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Quantas horas de sono os pais perdem quando um bebê chega na família?

Muitos se perguntam quantas horas de sono perdem os pais quando um novo integrante se junta à família. O número irá te surpreender.