Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas?
Embora nem todos os bebês sofram de cólicas muitos deles passam por tais desconfortos. As mães dessas crianças devem saber como aliviá-los
Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas ? Esta é uma pergunta que grande parte das mães se perguntam diariamente e talvez neste momento você esteja dentro desse grupo.
Se você levou seu filho ao pediatra, ele o examinou e descartou qualquer outra enfermidade, nós de sou mamãe ficamos contentes em saber isso.
Sim, nós ficamos contentes porque se sua criança chora é porque tem cólica, em vez de várias doenças que pode sofrer, pois a cólica pode ser remediada com amor e algumas técnicas simples.
Hoje ensinaremos você como colocar o bebê para arrotar e acalmá-lo sempre que se sinta mal.
O que significa a cólica do bebê?
A primeira coisa que você deve saber é que as cólicas nos recém-nascidos são contrações dolorosas no abdome.
Essas contrações, geralmente ocorrem durante as 12 primeiras semanas de vida e podem durar até entre 2 e 3 horas. Embora, não em todos os casos, as cólicas são mais prevalentes durante o entardecer.
Como posso saber se meu bebê está com cólica?
Um bebê com cólica apresenta sintomas perceptíveis assim que a dor começa:
– Chora insistentemente. Se encolhe, fecha os punhos e fica com o rosto vermelho. Mesmo se tentar, não consegue acalmá-lo – Seu sono é agitado. O bebê não consegue dormir, ou acorda com gemidos depois que acaba de dormir
– A barriga fica endurecida
Então, se você notar qualquer um deste sinais em seu recém-nascido é provável que esteja sofrendo de cólicas.
De que maneira posso aliviá-lo?
Um dos remédios mais eficazes para o choro de um recém-nascido é o calor e o carinho de sua mãe.
Se você sabe que seu bebê está sofrendo de cólicas pegue-o no colo, beije-o, acaricie-o, cante para ele e comece a falar de maneira doce.
Em seguida, siga estas dicas:
- Levante o seu bebê e coloque a cabeça dele no seu ombro ou peito para permanecer em posição vertical. Esta é a melhor posição para eliminar os gases de sua barriga.
- Alguns bebês com cólica não querem o peito, mesmo quando for a hora da amamentação; para outros, no entanto, o contato pele com pele é muito eficaz para receber o leite materno tão necessário. Experimente e veja se funciona.
- Se seu bebê adora tomar banho esta pode ser uma boa forma para aliviá-lo. Não mude a rotina, dê um banho com água morna e confira se desse modo se sente mais confortável.
- Veja se seu bebê prefere a tranquilidade ou alguns sons. Se ele preferir a primeira garanta um ambiente calmo durante o período de dor e se preferir a outra o barulho da máquina de lavar e da geladeira podem funcionar.
- Massageie suavemente o abdome do seu bebê observando sempre a reação dele. Se tiver medo de machucá-lo escolha flexionar as pernas dele e levá-las até a sua barriguinha. Outra técnica indicada para ajudar a expelir gases é realizar o movimento “andar de bicicleta” Alternando as pernas e levando-as suavemente até a sua barriga.
- Não dê qualquer medicação ou infusão ao bebê mesmo que outra mãe o tenha recomendado. Lembre-se que de você ele só precisa do leite para viver e se desenvolver; deixe que seja o seu pediatra quem receite qualquer tipo de substâncias adicionais.
- Faca seu bebê arrotar logo após a mamada porque sempre engole ar ao mamar no peito. Coloque-o em seu ombro e massageie suas costas de baixo para cima até fazê-lo arrotar.
- Passeie com ele pela casa e leve-o a um pátio exterior para tomar ar fresco. Você também pode colocar ele no carro e dar um pequeno passeio. Muitos bebês se acalmam com o movimento.
Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas?
Como você deve ter notado, para fazer o bebê arrotar não é preciso aprender nenhuma técnica especial. Basta prestar a devida atenção e ajudá-lo a passar da melhor maneira estes momentos tão irritantes.
Se seu bebê não se acalmar, mude de posição. Deite-o de barriga para cima, carregue-o de modo que permaneça na posição vertical, em seguida, deite-o novamente, mas de bruços, carregue-o novamente descansando a cabecinha dele no seu cotovelo a fim de colocá-lo em diferentes posições.
O movimento também ajudará a expelir os gases.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ortega Páez E., Barroso Espadero D. (2013). Cólico del lactante. Rev Pediatr Aten Primaria. 2013; 15 (23): 81-87. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322013000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en.
- González, S; Brochet, C. (2015). Opciones de tratamiento del cólico del lactante. Pediatría. 2015; 48 (3). https://www.researchgate.net/publication/283976761_Opciones_de_tratamiento_del_colico_del_lactante.
- Gordon M, Biagioli E, Sorrenti M, Lingua C, Moja L, Banks SSC, Ceratto S, Savino F. Dietary modifications for infantile colic. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018, Issue 10. Art. No.: CD011029. DOI: 10.1002/14651858.CD011029.pub2.
- ORTEGA PAEZ, E. y BARROSO ESPADERO, D.. Cólico del lactante. Rev Pediatr Aten Primaria [online]. 2013, vol.15, suppl.23 [citado 2022-09-08], pp.81-87. Disponible en: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322013000300009&lng=es&nrm=iso>. ISSN 1139-7632. https://dx.doi.org/10.4321/S1139-76322013000300009.