Como a bola suíça pode ser usada durante a gravidez?

· 20 de maio de 2018
A bola suíça se tornou a opção de muitas mulheres nos meses anteriores ao nascimento do bebê. Por que é tão boa durante a gravidez? Nós vamos passar para você alguns detalhes sobre isso aqui.

Os exercícios com a bola suíça durante a gravidez têm grandes vantagens para a futura mãe. Eles contribuem para o seu bem-estar de diferentes maneiras; Além de trabalhar seu físico, existe um espaço de diálogo e contenção no qual a mulher trabalha sua tranquilidade diante do parto.

Quando pensamos em um grupo de mulheres grávidas fazendo exercício, é provável que nossa primeira imagem mental sejam as bolas suíças ou bolas de pilates. E isso não é nenhuma coincidência.

Seus benefícios comprovados para esta fase a tornaram a opção escolhida por muitas mulheres nos meses anteriores ao parto.

Da mesma forma, esses exercícios também são recomendados para o pós-parto e o resto da vida. Por que ela é tão boa? Vamos contar a seguir.

Benefícios de usar a bola suíça durante a gravidez

Fortalece vários grupos musculares

Os exercícios com a bola suíça durante a gravidez permitem desenvolver o assoalho pélvico, algo fundamental para as mulheres antes do parto. Esses músculos devem aguentar muitas exigências no momento do nascimento do bebê.

Da mesma forma, também são ideais para exercitar os músculos das costas. Estes são responsáveis por suportar o peso extra que a barriga representa. Portanto, ajudam consideravelmente a prevenir dores que são muito comuns durante a gravidez.

Diálogo com outras grávidas

As aulas de ginástica com bola muitas vezes servem como um espaço de alívio e compreensão. Mulheres que se aproximam do parto se encontram, compartilham seus sintomas, experiências, medos e ilusões diante deste grande momento.  Na verdade, a socialização com outras mulheres grávidas pode ajudar muito a perder o medo diante do parto.

Melhora a flexibilidade

O corpo da mulher sofre muitas mudanças durante a gravidez. Muitas dessas mudanças levam a uma diminuição na mobilidade; felizmente, isso pode ser reduzido graças ao trabalho com a bola suíça. Esses exercícios também contribuem para uma recuperação mais efetiva após o parto.

Eliminar o estresse

Elimina o estresse

Muitos exercícios com a bola suíça durante a gravidez consistem em dominar técnicas de respiração. Isto, além de ser de muita utilidade quando começam as contrações prévias ao parto, também contribui na redução do estresse e da ansiedade; esses dois sintomas são característicos desta etapa, repleta de mudanças hormonais.

“Os exercícios com a bola suíça durante a gravidez permitem trabalhar os assoalho pélvico, um conjunto de músculos que deve aguentar muitas exigências no momento do nascimento do bebê”.

Exercícios com a bola suíça durante a gravidez

Abdominais com bola suíça: estes são recomendáveis para o início da gravidez. Consistem em reclinar-se sobre a bola, apoiando a base das costas e fazendo abdominais lentos com os pés no chão e os joelhos em um ângulo de 90°.

Rotação da pelve: para realizá-lo, é necessário sentar sobre a bola olhando para frente. Depois, faz-se uma rotação de aproximadamente 45° —ou mais, segundo o estado físico da grávida— para um lado. Posteriormente, volta-se ao centro e repete-se o exercício para o outro lado.

Uma variação deste exercício é com os braços esticados para frente, na altura do peito. Para que seja mais fácil de fazer, pode-se manter uma toalha nas mãos e a mantê-la esticada.

Exercício de abdômen: este exercício requer que a mulher se sente sobre a bola, com as pernas em um ângulo de 90°. Deverá levar o abdômen para frente e para atrás, fazendo um movimento com seus glúteos, de maneira que seu peito e sua barriga se aproximem e afastem, sucessivamente.

Rotação completa: este exercício consiste em executar uma rotação completa de cintura sentada na bola. Para realizá-lo, as pernas têm que estar a 90° e devem sustentar o corpo enquanto se faz os movimentos com o quadril. Estes devem ser feitos suavemente e com cuidado.

Pulos leves sobre a bola: este tipo de exercício costuma ser feito nos últimos meses da gravidez, quando a barriga impossibilita outros exercícios. São muito eficazes para combater a incontinência urinaria.

São muito fáceis, trata-se de simplesmente sentar sobre a bola e dar pulos leves sobre ela. Os braços devem permanecer relaxados e a respiração deve ser controlada.

Exercício de abdômen

Precauções

Para concluir, é necessário apontar que há certos cuidados a tomar antes de iniciar os exercícios com a bola suíça durante a gravidez.

Em primeiro lugar, é necessário ter sempre uma companhia. Nunca treine sozinha, tente ter o acompanhamento de alguém que corrija as posturas mal feitas e, fundamentalmente, que esteja à disposição em caso de problemas.

Por outro lado, também é necessário ter a aprovação do seu médico para fazer estes exercícios; preferivelmente, um profissional deve guiar seu progresso em cada um deles.

É claro que, não é prudente fazer exercícios se houver sangramento ou se você não estiver com vontade. Nesses casos, limite-se a repousar até que você melhore.