7 exercícios para aprender a ler

· 1 de maio de 2018
Se seu filho está aprendendo a ler, aqui estão 7 exercícios muito simples que facilitarão o aprendizado em casa.

Os exercícios para aprender a ler são uma boa maneira de acelerar o aprendizado de seu filho. Tenha em mente que as brincadeiras irão deixá-lo animado e distraído, e assim, de maneira inconsciente, dará passos gigantescos na leitura.

A paciência deverá te acompanhar, pois se trata de um processo longo e, ao mesmo tempo, emocionante, no qual você terá um papel importante. Como mãe, você irá precisar de um pouco de criatividade e muito tempo para passar com o seu filho.

Mas não se preocupe! Se você não estiver inspirada, te propomos 7 exercícios para aprender a ler que irão agradar o seu pequeno.

7 exercícios para aprender a ler

1.- Cartões com sílabas

O primeiro exercício que te apresentamos é muito simples. Consiste em criar cartões com diferentes sílabas. Através destes cartões você deverá sugerir ao seu filho que ele forme palavras a partir das sílabas escolhidas.

Para acrescentar um pouco de diversão, você pode colocar os papéis em um balde e deixá-lo escolher um dentre uma pilha.

Uma vez que tiver feito a sua escolha, é o seu momento de pronunciar a sílaba vencedora com intensidade. Em seguida, você deverá fazer uma pausa para que a criança possa te surpreender com sua imaginação.

2.- Sopa de letrinhas

As sopas de letrinhas são muito úteis quando as crianças estão aprendendo a ler. Você pode aproveitar esta oportunidade para pedir que encontre as vogais ou consoantes entre o mar de opções oferecidas na sopa de letrinhas.

Você também pode usar lápis de cor para colorir as letras e enriquecer a experiência. O fato de seu filho gostar ajudará a aprender com mais facilidade e a considerar essa atividade como um jogo, o que influenciará positivamente em seu aprendizado.

3.- Construa palavras

Esta terceira prática exigirá o máximo do seu pequeno. Você deverá escrever todas as letras do alfabeto em pequenos pedaços de papel e cortá-las com o mesmo tamanho.

Em seguida, você deverá colocar todos os recortes em cima da mesa para que estejam ao alcance da criança. Você pode começar perguntando ao seu filho quais letras ele escolheu.

Quando a criança estiver em um nível mais avançado, você pode convidá-la a escolher as letras e construir palavras inteiras. Esse é um dos exercícios mais práticos para aprender a ler.

4.- Cartazes com palavras

Esta prática é geralmente uma das mais eficazes para o seu pequeno aprender a ler. Neste caso, você deve preparar cartazes e inserir palavras, seja manualmente ou no computador, embora seja recomendável que a letra seja redonda e grande. Você pode fazer isso com grupos de palavras para que seja mais fácil.

O jogo consiste em que a cada semana você irá introduzir novas palavras nesses cartazes. Para fazer isso, você deve se colocar bem na frente da criança e mostrar os cartazes, um após o outro e de maneira rápida, enquanto pronuncia os substantivos que aparecem nas placas.

Desta forma, a criança irá identificar as palavras que aprendeu com você semana após semana. Mais tarde, você também poderá incorporar imagens a esse jogo.

5.- Utilize imagens

As imagens são um bom recurso para que a criança aprenda novas palavras. Neste caso, te apresentamos um jogo em que seu filho poderá aprender as vogais.

A primeira coisa que você deve fazer é criar 5 cestas de papel que irão representar cada uma das 5 vogais. Em seguida, imprima diferentes imagens de animais cujo nome começa por uma vogal.

Tire proveito das imagens impressas para perguntar qual é o nome do animal que aparece na figura e, em seguida, em que grupo de vogais você deve incluí-la.

6.- Cole as palavras em casa

Esta atividade consiste em identificar objetos e partes da casa com cartazes. Você deve colocar esses cartazes em seus respectivos lugares, sempre na altura dos olhos do seu filho, para que toda vez que ele passar por aquele lugar da casa ou daquele objeto veja a palavra bem escrita.

Mais tarde, você poderá remover esses cartazes e será ele quem irá colocá-los por conta própria.

Se você quiser deixar um pouco mais difícil, você pode tentar enganar a criança e colocar o cartaz em um lugar que não seja o correto. Se você perceber que isso exige muita dificuldade, você pode adicionar imagens para acompanhar as palavras.

É algo muito divertido para a criança e isso vai contribuir para com o desejo de continuar aprendendo.

7.- Leitura compartilhada

Para terminar, recomendamos que você leia com seu filho, pois essa é uma das maneiras mais úteis e óbvias para a criança aprender.

A leitura compartilhada traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, para o aumento do vocabulário e das habilidades anteriores à leitura e para a melhoria do desenvolvimento conceitual.

Além disso, a leitura de livros compartilhados também melhora a qualidade do relacionamento entre pais e filhos.