Como ajudar seu filho a formar uma personalidade forte

18 de junho de 2018
Criar filhos com personalidade forte talvez seja um desejo comum de todas as mães. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse assunto e dar alguns conselhos.

A tarefa criar um filho com personalidade forte será mais ou menos difícil de acordo com o caráter do nosso pequeno. Além disso, também vai depender da nossa firmeza nesse propósito.

O que é uma criança com personalidade forte?

Não existe uma definição precisa. Contudo, todas vamos concordar que uma criança que apresenta várias das características a seguir poderá ser considerada como tal. Assim uma criança com personalidade forte:

  • Respeita a si mesma em seus gostos e preferências. Se a criança quer brincar com determinado brinquedo, ela é capaz de demonstrar isso, assim como é capaz de fazer isso em relação a suas roupas, comidas e amigos.
  • Expressa suas opiniões com segurança, sem depender da aprovação dos seus pais.
  • Protege os mais novos ou os que não podem se defender. Ela sabe que não é certo se aproveitar dos demais e não cede à pressão do grupo.
  • Se comporta de acordo com os valores praticados em casa. Ou seja, ela não se deixa ser influenciada por outras práticas que sabe que não são corretas.
  • Procura sempre dizer a verdade mesmo quando isso possa ser inconveniente. As crianças de personalidade forte são mais honestas que as demais.
  • Faz suas escolhas baseadas em seus gostos e em suas necessidades, e não pensando no que os outros vão dizer.

Poderemos, com certeza, encontrar algumas outras características. Isso irá depender das nossas expectativas e das características individuais de cada um.

Cada criança é diferente

Algo que devemos ter em mente sempre é que todas as crianças são diferentes. Isto é, cada uma nasce com um caráter ou personalidade distintos que constituem o ponto de partida em sua formação, educação e desenvolvimento.

Dessa forma, criar crianças com personalidade forte será um desafio maior para as mães cujos filhos são “por natureza” mais medrosos, dependentes ou seguidores dos demais. Isso não quer dizer que seja algo que não se possa alcançar, mas talvez seja um trabalho mais extenso e cuidadoso. Apesar disso, a recompensa vale muito a pena.

filho com personalidade forte

No outro extremo estão as crianças muito empreendedoras, entusiastas e independentes, que precisamos moldar também para que aprendam que podemos ter uma personalidade forte sem atropelar os direitos e as opiniões dos outros.

Por fim, a criação sempre será um desafio, o melhor dos desafios que uma mãe pode ter.

Alguns  conselhos…

Quando se trata de valores e princípios, não há nada que ensine mais do que o exemplo. É isso mesmo! Se você quer criar filhos com personalidade forte, deve então ter um comportamento em consonância com seu desejo.

Converse com seus filhos de acordo com a idade deles e fale sobre as situações em que você teve que ser forte. Se eles estiverem junto com você numa situação dessas, melhor ainda. Aproveite o momento e depois fale porque você agiu assim, e não de outro modo.

Nas ocasiões em que seu filho demonstrar uma personalidade forte com ações corretas, mostre a ele de maneira verdadeira o seu orgulho e a sua satisfação com isso.

Tenha paciência, ser forte aos cinco anos de idade talvez seja mais simples do que durante a adolescência, por exemplo, quando a pressão dos amigos tem efeitos significativos como parte do desenvolvimento social.

Isso não quer dizer que você tenha feito algo errado como mãe. Mas simplesmente que seu filho já deixou de ser pequeno e agora começa a enfrentar outros desafios para crescer. Ele também vai precisar de você nessa fase, mesmo que se esforce para não demonstrar isso.

filho com personalidade forte

Pais fortes, filhos fortes

Seja a melhor companheira para seu filho, respeite suas decisões e sempre lembre que ele deverá assumir as consequências de suas ações. Isso é válido para todas as idades, desde a criança de quatro anos que quebrou um enfeite na casa da da avó até um adolescente que intencionalmente não estudou para uma prova.

Ser firme na vida é algo que se pratica e se aperfeiçoa com o tempo. Portanto, seu filho precisa de oportunidades em que possa colocar em prática sua capacidade para tomar decisões.

Permita que participe dessas decisões de acordo com a idade. Uma criança de seis anos não tem capacidade para escolher as férias da família, mas pode, por exemplo, escolher os brinquedos que quer levar para a praia. Um adolescente de 14 anos não pode escolher fazer os deveres de casa ou não, mas pode escolher como distribuir suas tarefas ao longo do dia.

A formação de filhos com personalidade forte é algo que leva tempo. Tenha paciência porque no final a recompensa irá fazer com que cada esforço tenha valido a pena.

Recomendados para você