Como calcular a data da concepção?
Geralmente, é complicado dizer com exatidão qual é a data de concepção. Contudo, esta informação é muito valiosa.
Os especialistas consideram que quase ninguém sabe a data de concepção com certeza.
Para determinar aproximadamente a idade do bebê, leva-se em conta um dia que não é exato. Como medida mais precisa, utiliza-se a menstruação, momento em que tudo começa.
Após a menstruação, cedo ou tarde ocorrerá a ovulação. Existe uma média natural para calcular a data da ovulação, que deve acontecer nos primeiros 15 dias depois do período menstrual.
Entretanto, um ciclo regular pode variar. A ovulação pode acontecer no dia 9, 11, 14 ou 16. Não se sabe exatamente quando.
Normalmente, os especialistas sugerem que se leve em conta uns seis dias próximos à data da ovulação. Se a mãe conhece bem o seu ciclo fica mais fácil chegar a uma data.
Apesar disso, vale ressaltar que existe uma margem de erro a ser levada em consideração. A seguir, descreveremos outros mecanismos para calcular a data de concepção.
Cálculo da data de concepção
Como dissemos anteriormente, o principal indício para calcular a data de concepção é a data do último período menstrual da mãe.
Este cálculo permite que se conheça a idade gestacional mesmo quando se desconhece o dia exato em que ocorreu a concepção.
Uma mulher que tem ciclos regulares pode conseguir dados concretos. Entretanto, mesmo nesses casos, o cálculo pode falhar.
Para obter essa data, também existem outros mecanismos, como os listados a seguir:
A ultrassonografia
Apenas cinco semanas depois da última menstruação da mãe, pode-se medir o embrião. Esta medição é realizada através da ultrassonografia, que é capaz de medir partes específicas do embrião.
Não importa qual será o peso e a medida final do bebê, todos eles medem igual nas primeiras semanas. Portanto, as medições feitas nas primeiras 18 semanas são muito exatas.
Esta prova é a mais indicada quando se trata de uma mulher com ciclo menstrual irregular. Além disso, também permite que se esclareçam dúvidas nos casos em que a mãe não tem certeza da data devido à presença de sangramento.
Algumas mulheres confundem o sangramento de implantação com a menstruação porque não sabem que estão grávidas. Entretanto, a ultrassonografia não falha.
Estima-se uma data
Considerando uma gravidez normal, em uma mulher regular, a data de concepção mais comum que existe fica entre os dias 11 e 21 desde o último período menstrual.
Sabemos que a data exata da ovulação é difícil determinar. Portanto, estima-se.
Crescimento do bebê
Para descobrir a idade do bebê, o fator crescimento tem seus prós e contras.
Mesmo que as medidas sejam quase sempre similares de acordo com a idade gestacional, pode ocorrer um crescimento incomum. Talvez o bebê seja menor ou maior que a média.
Ter um bebê é como se apaixonar de novo, tanto pelo seu marido como pelo seu filho.
– Anônimo-
Em algumas ocasiões, o tamanho do útero não corresponde à data da última menstruação. No entanto, a evolução da gravidez é um grande indício para saber a data de concepção. Inclusive para estimar a data do parto.
Data exata da concepção
Na maioria dos casos, não se sabe a data exata da concepção devido às circunstâncias antes mencionadas. Mesmo assim, é possível saber a idade gestacional exata.
Quando uma mulher se submete a procedimentos de fertilização artificial, o momento da concepção é determinado com antecedência.
Mesmo que em casos especiais seja permitido conhecer detalhes mais precisos desse processo, naturalmente ainda existe um mistério em torno disso. É quase impossível saber quando aconteceu a concepção de maneira natural.
Apesar do desenvolvimento de técnicas especiais, como, por exemplo, testes de ovulação, ainda estamos distantes de conhecer o momento mágico da concepção.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Al-Taee, H., & J Edan, B. (2018). Estimation of Day-Specific Probabilities of Conception during Natural Cycle in Women from Babylon. International Journal of Fertility and Sterility, 11(4), 314-317. https://www.ijfs.ir/article_45453.html
- Cálculo de Concepción. (2020). American Pregnancy Association. Consultado el 4 de mayo del 2023. https://americanpregnancy.org/es/getting-pregnant/calculating-conception/
- Stirnemann, J., Samson, A., Bernard, J., & Thalabard, J. (2013). Day-specific probabilities of conception in fertile cycles resulting in spontaneous pregnancies. Human Reproduction, 28(4), 1110–1116. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23340057/
- Casas-Patiño, D., Rodríguez–Torres, A., Galeana-Castillo, C., Quiroz, I., & Reséndiz, F. (2012). Ultrasonido en el primer trimestre del embarazo 10 consideraciones básicas. Revista Médica del Instituto Mexicano de Seguro Social, 50(5), 497-504. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=38727
- Murcia, J., & Esparza, M. (2011). La ventana de la fertilidad y marcadores biológicos:
revisión y análisis en ciclos ovulatorios normales. Persona y Bioética, 15(2), 149-165. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0123-31222011000200004&lng=e&nrm=iso&tlng=es - Pimiento, L, & Beltrán, M. (2015). Restricción del crecimiento intrauterino: una aproximación al diagnóstico, seguimiento y manejo. Revista chilena de obstetricia y ginecología, 80(6), 493-502. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75262015000600010#
- Gómez-Gómez, M., Danglot-Banck, C., Aceves-Gómez, M. (2012). Clasificación de los niños recién nacidos. Revista Mexicana de Pediatría, 79(1), 32-39. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=35186
- Pettker, M., Goldberg, J., El-Sayed, Y., Copel, J. (2017). Committee opinion no 700: Methods for estimating the due date: Methods for estimating the due date. Obstetrics and Gynecology, 129(5), e150–e154. https://journals.lww.com/greenjournal/Fulltext/2017/05000/Committee_Opinion_No_700__Methods_for_Estimating.50.aspx