Como combater o cansaço durante a amamentação?
A amamentação faz com que muitas mulheres sintam muito cansaço e não tenham forças. No entanto, você não deve se preocupar com esse sintoma, já que, na maioria das vezes, costuma desaparecer em poucas semanas.
A amamentação é uma opção muito saudável para o recém-nascido, já que fornece os nutrientes que necessita para o seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, consome muita energia e faz com que as mães se sintam muito cansadas. Felizmente, existem muitas maneiras de combater esse cansaço. A seguir, contamos como você pode agir.
Como combater o cansaço durante a amamentação materna?
1. Alimente-se corretamente
Uma correta alimentação é uma das melhores maneiras de combater o cansaço durante a amamentação. Você deve tentar aumentar a sua energia ao ingerir os nutrientes de que o corpo precisa.
Nesse sentido, é aconselhável incluir muita proteína na dieta para se sentir cheia de energia. Mudanças simples na sua alimentação diária podem remediar a situação e te ajudar a se sentir com mais vitalidade.
Adicionar carne magra, peixe, leite, queijo ou legumes na sua dieta irá ajudar a aumentar a ingestão de proteínas. Alimentos ricos em fibras também podem potencializar a energia, pois são digeridos mais lentamente do que os que não possuem muito esse nutriente.
Do mesmo modo, alimentos ricos em ferro devem também estar presentes. O motivo é que uma deficiência de ferro nessa fase pode causar muito cansaço.
2. Durma mais
Desde o nascimento do bebê, você dorme menos do que está acostumada. A necessidade de alimentar o pequeno à noite e os ciclos curtos de sono, interrompem o sono normal, o que pode causar cansaço.
Se você se sente muito cansada durante a amamentação materna, uma das mudanças essenciais é descansar mais. Mesmo que seja difícil dormir o suficiente quando o bebê acordar de noite chorando, é a forma de combater a fadiga e reabastecer a sua energia.
É importante dormir de 7 a 8 horas, sempre que possível, à noite. Você também pode tirar uma soneca enquanto o bebê dorme durante o dia. Você deve até mesmo considerar o fato de pedir ajuda à família para cuidar do pequeno quando se sentir especialmente fatigada.
A amamentação consome muita energia e faz com que as mães se sintam muito cansadas.
3. Hidrate-se bem
Além disso, manter-se bem hidratada durante a amamentação e se manter em dia com os seus fluidos também pode ajudar o seu nível de energia. A desidratação pode fazer com que você se sinta fatigada, arruinando as suas funções corporais durante todo o dia.
Além disso, é aconselhável que você beba um copo de água toda vez que se sentar para alimentar o seu filho ou você pode também beber entre as mamadas. Em qualquer caso, é preciso se certificar de ter sempre consigo uma garrafa de água para promover uma correta hidratação.
4. Faça exercício físico
Embora possa parecer contraditório, o exercício permite combater o cansaço durante a amamentação. Quando se faz exercício, ocorre um aumento na secreção de endorfinas, o que faz com que você se sinta mais cheia de energia. Além disso, a atividade física permite aumentar os níveis de oxigênio no sangue.
No entanto, não esqueça que você só deve começar com a prática esportiva depois que o médico permitir. Isso significa que o seu corpo deve estar 100% recuperado após o nascimento do pequeno. Outro ponto positivo é que o exercício físico permite recuperar a silhueta que você tinha antes de engravidar.
5. Cuide de si mesma
Em último lugar, o último conselho para combater o cansaço durante a amamentação é que você cuide de si mesma. Nesse sentido, você não deve esquecer de fazer todos os exames e receber a atenção médica necessária.
Além disso, caso você se sinta cansada, é conveniente que o médico verifique se você está com anemia, problemas de tireoide ou outros problemas médicos que podem aparecer depois do nascimento do bebê e provocar a fadiga.
Por outro lado, você também não deve se esquecer das suas necessidades emocionais, já que a chegada do pequeno pode fazer com que se sinta um pouco deprimida e cansada. Não se esqueça de confiar nos seus familiares e contar com a ajuda profissional que precisar.
Finalmente, lembre-se de que se você continuar se sentindo cansada depois de fazer alterações em sua dieta e no seu estilo de vida, será o momento de consultar o seu médico para levar em consideração os possíveis tratamentos a fim de controlar os sintomas e aumentar a energia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Andrade, D. Parada, B. “Fatiga Postparto: revisión de la literatura” Rev. chil. obstet. ginecol. vol.83 no.2 Santiago abr. 2018
- Mansur, J.L “Vitamina D en pediatría, embarazo y lactancia” Arch. argent. pediatr. vol.116 no.4 Buenos Aires ago. 2018
- Figueroa, D; Beltrán-Montoya, J; Espino, S et al “Consumo de agua en el embarazo y lactancia”Acta Pediatr Mex 2013; 34 (2)
- Quevedo, B; Bernal, S; Paños, R et al “Influencia de la fatiga postparto sobre el tipo de alimentación en el primer mes de vida” NURE investigación: Revista Científica de enfermería, ISSN-e 1697-218X, Vol. 12, Nº. 75, 2015