Exercícios para fortalecer o abdômen

15 de janeiro de 2018
Além de uma dieta balanceada, existem determinados exercícios que você poderá fazer em casa e que vão ajudar a fortalecer o abdômen e a ter uma barriguinha chapada

A barriga é uma das áreas do corpo que mais costuma causar preocupação em uma mulher. Afacilidade para acumular gordura, a flacidez no pós-parto ou simplesmente a dificuldade de mantê-la firme são só algumas das reclamações mais comuns. Os exercícios para fortalecer o abdômen são, juntamente com um planejamento alimentar, muito recomendados.

Perder e tonificar a barriga não é algo impossível. Milhões de mulheres conseguem fazer isso todos os dia, mas é preciso manter a frequência. Esses exercícios não vão adiantar para quem não segue à risca a dieta nem para quem abusa do consumo de bebidas açucaradas ou alcoólicas.

É indispensável que o exercício físico venha acompanhado da ingestão de muita água e da adoção de uma alimentação saudável. Para ficar bem por fora é fundamental estar se sentindo bem por dentro também. Não se importar com nossos hábitos só pode piorar a situação, por isso esse é um tema de extrema importância.

Cinco exercícios fáceis para fortalecer o abdômen

O exercício físico pode ser realizado tanto em casa quanto em uma academia de ginástica. Os que propomos a você a seguir são fáceis e podem se adaptar ao lugar que quiser. É importante que você disponha do espaço necessário para realizá-los e que não exista nenhum objeto por perto que possa quebrar.

Consiga um colchonete ou uma esteira, uns pesos pequenos e uma roupa de ginástica. Você pode assistir televisão ou escutar música para que fique menos monótono para você. Procure também sempre ter por perto uma garrafa d’água para evitar que você sofra desidratação ou fique enjoada.

Bicicleta

Como seu próprio nome indica, consiste em imaginar que estamos andando de bicicleta. Sente-se no assento, com as pernas elevadas. Em seguida, comece a pedalar como se estivesse utilizando uma bicicleta invisível, mantendo as pernas para cima o maior tempo possível.

Se você tem a sorte de contar com uma bicicleta ergométrica, faça uso dela. Os benefícios são os mesmos e pode ser mais confortável que da outra forma. Não se esqueça de tomar cuidado com as costas e não forçá-las demais. Esse é um dos melhores exercícios para fortalecer o abdômen, além de ser o mais completo.

mulher fazendo prancha

Prancha

A prancha é muito utilizada por pessoas que desejam fortalecer tanto a barriga quanto os braços e as pernas. É um exercíciomuito parecido com as flexões, embora não seja preciso ficar descendo e subindo. Fique com as mãos e os pés sobre a esteira ou sobre o tapete, apoiando-se nos braços e pés.

Preste atenção para que sua postura não fique na forma de pinça, mas sim que fique completamente reta. Para isso, tente alinhar suas costas com suas pernas. Muitas pessoas apoiam os antebraços porque acaba facilitando a realização desse exercício. Assim, não tem problema fazer desse jeito se assim preferir. Mantenha-se na posição por um minuto, descanse alguns minutos e em seguida volte a tentar fazer esse exercício.

Abdominais

Para realizar exercícios abdominais é preciso ter muito cuidado, já que se forem realizados de maneira errada, podem provocar lesões. É importante que os façamos de forma lenta, sem subir totalmente para cima.

As mãos devem ficar sobre o peito ou na altura das orelhas, nunca na nuca. Os pés devem ficar completamente colados ao chão, e a cabeça deve subir até que as escápulas não fiquem em contato com o chão. A posição deve se manter por uns instantes para logo voltar a descer.

“O esporte proporciona ao corpo algumas das virtudes mais fortes da alma: a energia, a audácia e a paciência”

-Jean Giradoux-

Levantamentos laterais com halteres

Para realizar esse exercício físico é preciso ter a disposição dois halteres ou pesos. Além disso, ele pode ser feito com outros objetos cujo peso seja equivalente. Suspenda um peso em cada mão e mantenha os braços suspensos sem cruzar os dois lados do corpo.

Gire primeiro para a direita e, em seguida, para a esquerda. As pernas devem se manter retas, tente não flexionar os joelhos. Procure garantir que os seus movimentos são lentos e não muito puxados, caso contrário eles poderão causar algum incômodo.

mulher com pesos

Alongamento das pernas

Da mesma forma que com a bicicleta, você deve se deitar de cabeça para cima com as pernas levantadas.  Quando já tiver encontrado a sua posição, levante as pernas sem dobrá-las. Quando elas já estiverem levantadas, flexione-as várias vezes. Tente fazer com que o seu corpo não saia do lugar.

Realize esse exercício várias vezes, de acordo com o que considerar necessário. Se você notar que machuca suas costas ou outra parte do corpo, pare. É possível que você esteja na posição errada e os problemas sejam fruto disso.

Lembre-se de que cada mulher é única. Se você sofre de alguma doença ou problemas nos ossos e articulações, entre em contato com o seu médico. Ele vai saber recomendar quais exercícios para fortalecer o abdômen você pode praticar sem risco de provocar lesões. Procure não entender as informações como óbvias, não custa nada pedir ajuda.