Como construir uma personalidade saudável nas crianças
Uma forma de conseguir uma personalidade saudável nas crianças é sermos, como pais, seus maiores fãs… tanto nos momentos bons quanto nos não tão bons assim. É necessário impulsionar a autoestima dos pequenos para que se sintam bem. Mas como fazer isso corretamente?
Muitos pais pensam que elogiar seus filhos de muitas maneiras diferentes é a melhor maneira para construir uma boa autoestima. Mas a verdade é que esta é a menor parte. E, claro, desde que os elogios sejam acertados e feitos no momento adequado.
Portanto, se você deseja que seu filho tenha uma personalidade saudável, também deverá levar em conta outros pontos essenciais:
- Os filhos devem tomar suas próprias decisões
- Eles devem aprender a resolver problemas
- Eles têm que se sentir capazes de assumir riscos
Claro que, desses três pontos que são essenciais para um bom desenvolvimento da personalidade das crianças, não estão isentos a sua ajuda, o seu auxílio, o seu amor, a sua compreensão e o seu respeito. Mas, além disso tudo, não perca outras dicas que vamos dar a seguir sobre como construir uma personalidade saudável nas crianças.
Para criar uma personalidade saudável, não elogie demais
O excesso de elogios pode fazer mais mal do que bem na autoestima das crianças. A verdade é que os pequenos vão ter mais autoestima se se sentirem amados e seguros. Pois isso vai fazer com que se sintam capazes de realizar qualquer coisa. É necessário elogiar o esforço mais do que o resultado.
Se você elogia muito seu filho, estará abaixando a meta. Se você disser que ele sempre está fazendo tudo corretamente, ele não irá precisar desenvolver motivação para se superar. A confiança vem do esforço, de tentar e errar, mas, acima de tudo, de voltar a tentar novamente até ter a satisfação de conseguir.
Responsabilidades em casa
Para construir a autoestima das crianças a fim de que tenham uma personalidade saudável, é necessário que elas tenham oportunidades para demonstrar sua competência e que sintam que sua ajuda tem uma grande contribuição para o restante.
Por isso que é essencial dar responsabilidades em casa para a criança de acordo com sua idade. Pode ser ajudar na cozinha, colocar a mesa ou arrumar as camas, por exemplo. Assim, quando crescerem, você não terá que se esforçar para que realizem as tarefas domésticas.
Deixe assumir riscos
É claro que você deverá ser o guia nesses riscos. Mas é necessário que seu filho comece a assumi-los para poder ter confiança no mundo e em si mesmo. Deverá aprender a tomar decisões e assumir responsabilidade por elas. Deixar a criança decidir o que fazer é uma forma de conseguir com que assuma riscos.
Um exemplo é: se seu filho de quatro anos está com uma jarra de suco nas mãos e quer levá-la sozinho, você pode permitir que o faça. Se ele deixar cair no chão, terá que encontrar a solução para o desastre, assim como fazem os adultos bem sucedidos: buscam soluções para o problema que ocorreu.
Permita que tome suas próprias decisões
Para aumentar a confiança dos filhos, é muito importante que aprendam a tomar suas próprias decisões (com uma liberdade correspondente à idade). Dessa forma, as crianças se sentem mais poderosas e começarão a entender as consequências de suas decisões.
Por exemplo, se você permite que seu filho decida se coloca ou não um casaco no inverno, ele poderá começar a diferenciar entre estar protegido e passar frio. Essa é uma forma de aprender a ter controle sobre o próprio corpo e de ser capaz de assumir responsabilidade por suas decisões.
Encoraje a seguir os próprios interesses
Outra maneira importante para que os filhos construam uma personalidade saudável e que tenham uma boa autoestima é que sejam encorajados a seguir os próprios interesses e que você se certifique de que cheguem até ao final. Não importa do que se trate. Pode ser natação, atletismo ou superar um recorde no videogame. O que importa é transmitir o valor da perseverança, e fazer com que sejam capazes de terminar aquilo que começaram.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fierro Bardají, A. (2000). El cuidado de sí mismo y la personalidad sana. Revista de la asociación Española de Neuropsiquiatría, (76), 35-47. http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0211-57352000000400003&script=sci_arttext&tlng=en
- Fierro, A. (2004). Salud mental, personalidad sana y madurez personal. Revista UCSD, 4(7), 87-107. http://biblioteca.usac.edu.gt/tecnico/13/13_0349.pdf