Como estimular a persistência das crianças?

20 de abril de 2018
A instantaneidade do mundo atual, somada à grande quantidade de oportunidades que temos ao nosso alcance, fazem com que o esforço constante seja cada vez menos necessário para conquistar o que pretendemos. No entanto, essa não é uma mensagem positiva para nossos filhos.

Exercitar a persistência das crianças vai fazer com que elas sejam pessoas capazes de se esforçar para atingir seus objetivos e, principalmente, vencer as adversidades. Trata-se de um valor de vida fundamental que a cada dia se torna mais importante.

Segundo o Dicionário Aurélio, persistir é “permanecer, perseverar, ser firme ou constante em” algo. Outra acepção para essa palavra seria “durar longo tempo”.

No entanto, essa é uma característica da sociedade em que vivemos? Tudo parece indicar que não. Na verdade, o mundo de hoje se caracteriza por uma constante volatilidade.

O que não serve é substituído. O que está obsoleto é trocado por algo melhor. A instantaneidade e a ampla oferta de diversões deterioraram nosso propósito de nos esforçarmos para conseguir o que desejamos.

Portanto, a persistência das crianças é um valor que se tornou primordial. É necessário trabalhar esse valor para evitar a frustração dos objetivos não atingidos ou a incerteza que a constante mudança de metas ou planos pode gerar.

A seguir, vamos ver como podemos estimular a persistência das crianças e, além disso, por que a persistência é uma qualidade fundamental para as pessoas no geral.

Benefícios de exercitar a persistência das crianças

Por mais que seja positiva e gere grande satisfação, a persistência não é um valor simples de ser transmitido para as crianças. Como explicar que vale a pena se esforçar e trabalhar duro por algo, ignorando as saídas fáceis e convenientes que com certeza vão passar pela nossa mente?

estimular a persistência

Trata-se, então, de um exercício minucioso e muito consciente, no qual pais e professores devem trabalhar em conjunto. A seguir estão algumas das vantagens de estimular essa aprendizagem das crianças:

  • Melhor rendimento escolar e profissional. Para nos darmos bem na escola e, posteriormente, no trabalho, é essencial se empenhar e não desistir na primeira decepção.
  • Relações sociais mais profundas e duradouras. Hoje em dia, as amizades e os namoros são ameaçados pelas redes sociais. Virtualmente, temos milhares de amigos e estamos a um clique de distância de quem queremos conhecer. Isso prejudica as nossas relações sociais “reais”, principalmente quando existe um conflito ou um mal-estar nelas.
  • Plenitude emocional e maior autoestima. Poucas coisas geram mais satisfação do que atingir uma meta que deu tanto trabalho. O indivíduo, além disso, reconhece seu valor por ter sido capaz de realizar e isso repercute na sua autoestima.
  • Realização de objetivos esportivos, cognitivos e de vida. Tanto nas competições quanto na própria vida, é preciso trabalhar dia após dia para a superação pessoal.

Brincadeiras para trabalhar a persistência das crianças

As atividades lúdicas são muito importantes para transmitir conhecimentos e valores às crianças. Por meio de jogos simples e divertidos, é possível exercitar esse tipo de atitude quase sem que as crianças percebam. A seguir damos alguns exemplos.

Construção de pirâmides ou castelos

Os brinquedos de montar são um claro exemplo do valor da persistência das crianças. Você pode propor a construção de uma pirâmide com copos de plástico, por exemplo. Se as crianças forem maiores, troque os copos por cartas de baralho.

Você pode organizar brincadeiras em equipes, nas quais o objetivo final seja construir determinado modelo de casa, castelo ou pirâmide. Com certeza os pequenos não vão conseguir na primeira tentativa. Além disso, para as crianças menos criativas, pode ser um verdadeiro esforço. Por isso, é uma ótima brincadeira para estimular esse aspecto.

“A instantaneidade e a ampla oferta de diversões deterioraram nosso propósito de nos esforçarmos para conseguir o que desejamos.”

Jenga

O clássico Jenga é um desafio ideal para colocar em prática a persistência das crianças. Aprender a tirar as peças sem derrubar toda a torre é realmente difícil para muitas delas. É preciso esforço e concentração para conseguir fazer isso e, paralelamente, bolar estratégias para obrigar a outra pessoa a tirar a peça que vai derrubar a torre.

estimular a persistência

A persistência na televisão ou no cinema

No mundo das animações, existem muitas fábulas bastante divertidas para estimular a persistência das crianças. Existe uma bastante conhecida e que talvez você não tenha percebido: o esquilo de A Era do Gelo . Em todas as edições desse filme, o esquilo percorre o mundo lutando contra o vento e a correnteza para guardar sua noz num local seguro. Se isso não for persistir, então o que é?

Por outro lado, também podemos encontrar na internet histórias muito apropriadas para as crianças. Assim, com a ajuda de personagens adorados pelos pequenos, podemos transmitir essa mensagem de maneira didática.

Por fim, também é possível ensinar às crianças outros hábitos saudáveis que contribuem para estimular a persistência. Por exemplo, estabelecer metas realistas, dividi-las em etapas e, não menos importante, recompensar-se por cada conquista.

Dessa maneira, você poderá transmitir ao seu filho ferramentas para desenvolver o autocontrole e ser feliz na vida. Estimular a persistência das crianças é a melhor maneira de formar pessoas com vontades e desejo de melhorar. Experimente essas estratégias na sua casa você também! Com o tempo você e seu filho vão colher os resultados.

Recomendados para você