Como cuidar do cabelo das crianças

9 de fevereiro de 2018
O cuidado com o cabelo das crianças inclui uma série de medidas que ajudam a manter a vitalidade, o brilho e a maciez, o que é de grande importância para ter uma boa aparência e fortalecer a autopercepção e, é claro, a autoestima dos pequenos.

O cabelo das crianças é algo com o que precisamos ter cuidado. Mesmo que os cosméticos infantis pareçam ser um assunto simples, muitos erros podem ser cometidos. Isso acontece porque, quando falamos de cuidado com as crianças, nada está garantido.

Alguma vez você já parou para olhar cuidadosamente para o cabelo de uma criança? Você se lembra de como era o seu? Se você acha que não prestou atenção a algo importante, recomendamos que você revise alguns aspectos. Você ficará surpreso ao perceber que nem tudo é senso comum no que se refere ao cuidado com o cabelo durante a infância.

O cabelo das crianças pequenas é muito delicado, e por isso não pode receber os mesmos cuidados que os de um adulto.  O ideal é manter o máximo possível de naturalidade e beleza. Para alcançar esse objetivo, oferecemos esses conselhos:

Dicas para cuidar do cabelo das crianças

Use shampoo com PH neutro

Os shampoos para bebês com pH neutro limpam de maneira eficaz sem ressecar e sem deixar resíduos no couro cabeludo das crianças.  Em geral, esse tipo de shampoo não contém sabão ou álcool, tornando-se uma boa opção para o couro cabeludo de seu filho.

Benefícios do shampoo com PH neutro

  • Limpa o cabelo do seu bebê de maneira suave, eficaz e segura.
  • Sua fórmula é hipoalergênica, o que ajuda a proteger o couro cabeludo e a pele de seu bebê.
  • Deixam o cabelo macio e perfumado.

Aprenda a desembaçar o cabelo

Se o cabelo do seu filho fica muito embaraçado, não se preocupe, pois há muitas formas de desembaraçar. Em primeiro lugar, preste muita ao tipo de pente que você vai usar. Escolha sempre um pente grande, com dentes muito separados para que desembarace os nós mais rebeldes delicadamente, o que evitará quebrar o cabelo da criança.

Outro truque para desembaraçar o cabelo de crianças é pentear no banho, você poderá também usar condicionadores para crianças para facilitar o penteado.

Mãe dando banho em bebê

O cuidado com o cabelo de uma criança não é igual ao de um adulto. Comece sempre pelas pontas, principalmente se a criança tiver cabelos longos. Depois de desfazer os nós, comece a pentear de cima para baixo de maneira uniforme.

Outra estratégia é dividir o cabelo em partes e começar penteando pelas pontas. Além disso, é bom que você saiba que o melhor momento para fazer isso é quando o bebê está no banho ou acabou de sair da ducha.

Evite perfumes no cabelo ou no couro cabeludo

A maioria dos pediatras desaconselha o uso, já que os bebês aspiram o álcool do perfume. Evite também colocar talcos ou pós porque os pequenos também podem aspirar. No entanto se você quer que seu filho fique cheiroso, coloque perfume nas roupas ou na pele das costas.

Use produtos sem álcool

Se você é uma mães que gosta de penteados para seus filhos e modelar o cabelo com gel fixador, tente sempre usar produtos sem álcool e sem perfume. Lembre-se sempre de lavar bem seus cabelos a fim de evitar a caspa por acumulação de gordura e resíduos no couro cabeludo.

Os shampoos para bebês com pH neutro limpam efetivamente sem ressecar ou deixar resíduos no delicado couro cabeludo dos bebês.

Pentear o cabelo das crianças todos os dias

A escovação dos cabelos longos deve ser tão frequente quanto a escovação dos dentes. O ideal é fazê-lo pela manhã e à noite. Todos os dias, todo mundo perde fios de cabelo que são substituídos por novos. Quando os fios caem do couro cabeludo, se enrolam em outros fios. Por isso a importância de pentear os cabelos pelo menos 2 vezes por dia.

Dicas para pentear cabelos rebeldes

Se o cabelo do seu filho é rebelde ou muito grosso, a escovação diária e constante garante uma das poucas maneiras naturais para dominá-lo sem a necessidade de recorrer a produtos químicos ou cremes de tratamento. Para escovar um cabelo rebelde você deve pentear sempre com movimentos suaves, que vão da raiz às pontas e de frente para trás da cabeça.

Limpeza do cabelo de crianças

Use água fria

Ao lavar o cabelo das crianças, use água fria. É completamente contraindicado usar água muito quente, pois, além de danificar o cabelo, danifica o couro cabeludo. Se a criança não gostar de água fria, use água morna.

Uma dica adicional é deixar a água morna para quando quiser passar condicionador no cabelo de seu filho. Este produto deve ser usado em cabelos muito rebeldes. A água morna abre os poros e deixa o condicionador agir. Deixe o condicionador fazer seu efeito por pelo menos 1 minuto e remova-o cuidadosamente com água morna.

Para finalizar, aconselhamos ter um bom cabeleireiro. Más decisões podem levar a cortes inadequados ou muito repetidos, que podem ter consequências difíceis de reparar e que podem prejudicar seu filho mesmo na vida adulta, já que muitas vezes esses danos não são fáceis de superar com o passar do tempo.

Recomendados para você