Como fazer o bebê dormir em 7 passos

· 27 de dezembro de 2017

Fazer o bebê dormir é um dos desafios mais difíceis para os pais. Existem ainda aquelas crianças que têm mais dificuldade de pegar no sono do que outras. Acordar no meio da madrugada para cuidar do bebê que chora sem motivo aparente é uma situação bem comum para muitos pais. Por isso, é importante conhecer algumas técnicas que podem ajudar o bebê a dormir.

Se o seu filho tiver dificuldade para dormir, não significa que ele tem algum problema. A dificuldade de pegar no sono é normal para algumas crianças, mesmo quando já estão mais velhas.

Aplicando as etapas a seguir todas as noites na mesma ordem, como um ritual, o seu filho vai conseguir dormir muito mais rápido e assim descansar muito melhor.

7 passos para fazer o bebê dormir

1. Dar um banho com água quente

Uma das melhores maneiras de fazer o seu bebê relaxar é dar um banho com água quente. Antes de colocar o seu filho na banheira, é muito importante verificar se a água está a uma temperatura máxima de 37°C para evitar que ele se queime.

Quando o bebê estiver dentro da água deixe ele se mexer e brincar à vontade para que gaste as energias. Então você pode começar a balançá-lo lentamente. No caso de o bebê estar muito inquieto, você pode colocar uns dois saquinhos de camomila na água. A camomila age como um relaxante natural.

Pai dormindo com o filho para fazer o bebê dormir

2. Massagem relaxante

O próximo passo para fazer o bebê dormir é através de massagens relaxantes. Depois de uns 5 minutos, você pode tirá-lo da água e secar com uma toalha macia com gestos bem delicados.

Depois disso, faça uma massagem suave. Coloque as palmas das suas mãos no peito dele e deslize para os lados, com um gesto suave. Em seguida, coloque o bebê de barriga para baixo. Passe as suas mãos nas costas dele, partindo da nuca e descendo pelas costas com muita delicadeza. Lembre-se de que você nunca deve pressionar a coluna.

3. Coloque um pijama confortável

É muito importante que o bebê não passe calor durante a noite. Em primeiro lugar, porque esse é um dos fatores que aumentam o risco de morte súbita infantil. E em segundo lugar porque vai ser mais difícil para o bebê conseguir dormir.

A melhor coisa é colocar um pijama fino e confortável. O mais indicado é que seja de um tecido que permita a transpiração do corpo, como o algodão por exemplo.

4. A última mamada do dia

Certamente, o seu bebê, como quase todos os recém-nascidos, adora mamar no final do dia. Depois de gastar energia durante todo o dia, tomar leite antes de dormir faz com que ele se sinta relaxado e protegido no colo para aliviar a fome. No momento em que ele estiver mamando, fale com ele em voz baixa e acaricie o rosto e as costas dele. Isso vai ajudar o seu filho a relaxar ainda mais.

5. Ajude o bebê a eliminar os gases

Quando terminar de mamar, ajude o bebê a expelir os gases para que ele se sinta mais confortável na hora de dormir.

Apoie-o no seu ombro e dê tapinhas suaves nas costas dele. Outra opção é colocar o bebê de barriga para baixo em seu colo. Coloque uma mão na barriguinha dele e pressione suavemente as costas com a outra mão.

Se ele não conseguir arrotar, terá dificuldade para dormir e, portanto, provavelmente vai acordar várias vezes durante a noite.

Mãe dormindo com o filho para fazer o bebê dormir

6. Embale o seu filho e cante uma canção de ninar

O próximo passo para fazer o bebê dormir é embalar e cantar uma canção de ninar. Depois de trocar a fralda, feche a janela do quarto ou a cortina e pegue-o no colo por uns momentos. Este ritual facilita a passagem das atividades do dia para a noite, induzindo ao relaxamento e ao descanso. Faça isso lentamente. Sincronize o movimento de ninar com o ritmo de sua respiração. Cante uma música suave e lenta para que ele possa relaxar.

Ao cantar canções de ninar você libera oxitocina que é um hormônio que proporciona serenidade e bem-estar

7. Coloque o bebê no berço

Quando o bebê estiver prestes a adormecer, coloque-o no berço com muita delicadeza, sem fazer movimentos bruscos. Dessa forma, a transição para o sono vai ser bem tranquila. Uma dica é colocar um lenço com o seu cheio perto dele. Isso fará com que ele se sinta mais seguro.

Com esses passos para fazer o bebê dormir, você vai poder ajudar o seu filho pegar no sono mais facilmente e por mais tempo, acordando menos durante a madrugada. Lembre-se de que para funcionar é importante repetir esse processo todos os dias. Dessa forma o bebê vai se acostumar com a rotina de relaxamento e vai ter menos dificuldades para dormir.