Como ensinar as crianças a arrumar a mala para as férias?

Uma viagem de férias começa em casa. Compartilhe com seus filhos todos os preparativos. Será muito divertido!
Como ensinar as crianças a arrumar a mala para as férias?
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

“Mãe, você não colocou minhas botas amarelas na mala! Pai, meu brinquedo sumiu!” Quantas vezes você já ouviu isso em uma viagem? Agora não mais! É a hora de ensinar as crianças a arrumar a mala para as férias.

Você deve saber que é benéfico para todos que os pequenos façam certas tarefas domésticas de acordo com a idade e que você possa dar a elas a oportunidade de tomar decisões sobre isso. Essa atitude promove sua autonomia e independência, que serão decisivas em outros aspectos de suas vidas.

Uma dessas tarefas com as quais os pequenos podem aprender a tomar pequenas decisões é arrumar a mala quando vão viajar com a família. Por isso, ao planejar as próximas férias, dê ao seu filho a responsabilidade de escolher o que levar e como organizar suas coisas.

Sua tarefa será supervisioná-lo e orientá-lo com as sugestões que compartilhamos abaixo. O que você acha?

“Nada desenvolve tanto a inteligência quanto viajar.”

-Emile Zola-

Dicas para ensinar as crianças a preparar a bagagem

O dia chegou! Faltam poucas horas para a viagem ao destino de férias escolhido, então é hora das crianças arrumarem as malas. Estes são os passos para ensiná-las a preparar tudo. Confira!

Família sentada na sala da casa com a bagagem das malas de férias
A arrumação da bagagem faz parte das férias, pois permite que nos desloquemos com a mente para aquele destino dos sonhos e projetemos tudo o que vamos fazer lá. Aproveite esse momento a seu favor!

Mochila ou mala?

Dependendo do tipo de viagem que você vai fazer, explique qual é o formato mais adequado.

Se você for acampar ou ir a uma casa rural, uma mochila será mais prática de carregar. Se você for viajar de avião ou trem, o que envolve caminhar por aeroportos e estações, uma mala com rodinhas será mais confortável de transportar. Além disso, manterá as roupas mais arrumadas.

Faça uma lista de coisas para guardar

Alguns dias antes, veja a previsão do tempo no destino de férias e monte uma lista de roupas e acessórios adequados para levar na mala.

Assim, você ensina a criança a ser proativa e monta um checklist simples, hábito que será muito útil em outros momentos da vida.

Divida a preparação da mala

Como é a primeira vez que a criança assume essa tarefa, é importante não sobrecarregá-la. Então, ajude-a a dividir o conteúdo e dê a ela uma área para organizar.

As divisões possíveis são roupas, produtos de higiene pessoal, calçados e brinquedos. Por exemplo, se você atribuir a ela “itens de banheiro”, e ela fizer tudo corretamente e ainda estiver entusiasmada com a tarefa, proponha a separação dos sapatos que ela vai usar e assim por diante.

Arrume a mala juntos

Nessa fase, há várias coisas que você deve ensinar ao seu filho e que ele deve levar em consideração ao montar sua bagagem:

  • Ordem: todo o conteúdo da mala deve estar em ordem.
  • Eficiência: você deve usar todos os compartimentos e bolsos.
  • Limpeza: use sacolas para separar itens sujos, como sapatos e produtos de limpeza, pois podem manchar o restante do conteúdo.
  • Capacidade: explique a ele que a mala ou a mochila tem capacidade limitada e que todas as suas coisas devem caber nela.

Deixe que arrume a mala

Uma vez que tudo esteja separado e com as instruções dadas, permita que a criança arrume sua mochila ou mala. De acordo com a idade, ela precisará de mais ou menos ajuda.

Faça a última verificação antes de fechar a mala

Pegue a lista inicial e verifique com seu filho que nada foi esquecido, que tudo está em ordem e que a mala fecha!

Tenha uma dica bônus para escolher roupas

A maneira mais fácil de escolher o que vestir é, antes de tudo, saber como vai estar o clima e quais atividades estão planejadas no destino.

Com base nisso, diga ao seu filho para escolher uma roupa para cada dia, incluindo calcinha, calça, camiseta e casaco. Se achar necessário, dois casacos e o calçado adequado para aquele local.

Peça para ele arrumar a roupa na cama, e vejam juntos se a escolha dele foi correta. Se perceberem que algo precisa ser trocado, explique os motivos e dê à criança a oportunidade de escolher outra coisa.

Menino feliz com mala de viagem
Essa tarefa estimula a autoconfiança e a segurança da criança, pois você deixa nas mãos dela uma escolha que é muito importante.

Fazer as malas para as férias: uma nova lição para as crianças

Fazer a mala não é só isso. É também colaborar com a família para que mamãe e papai não fiquem com todo o trabalho antes de uma viagem.

Essa habilidade, que parece trivial, dará à criança um aprendizado útil para aplicar em outras tarefas. Por exemplo, a capacidade de planejar, ordenar e estabelecer prioridades. Além disso, aumentará sua confiança e autoestima, seu desejo de se destacar e seu senso de responsabilidade.

Agora que você já sabe como ensinar as crianças a preparar a bagagem para as férias e sabe que essa atividade é benéfica para o desenvolvimento emocional do seu filho, o que está esperando para planejar sua próxima viagem em família?

Pode interessar a você...
Os estágios do desenvolvimento emocional da criança
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Os estágios do desenvolvimento emocional da criança

Vamos conhecer os estágios do desenvolvimento emocional da criança e o que você pode esperar dela nas diferentes idades. Confira tudo aqui!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.