Como viajar com gêmeos sem estresse

Praia ou campo? Longe ou perto? Não importa onde, já que o mais importante é poder compartilhar uma viagem com seus filhos e que todos se divirtam!
Como viajar com gêmeos sem estresse

Última atualização: 25 Setembro, 2021

Viajar com gêmeos sem estresse é possível! Para sair de férias ou passar um fim de semana com eles, você só precisa de um pouco mais de organização.

Por isso, montamos uma lista de dicas e sugestões. Com elas, você verá que tudo ficará bem. Anote!

Recomendações para viajar com gêmeos

Desde que você recebeu a notícia dupla, sabe que cuidado e atenção são multiplicados por 2. E as viagens em família não são exceção.

Bagagem para viajar com gêmeos: o que devo levar?

Não leve muitas coisas, pois o peso é algo não desprezível nesse caso. É preferível levar uma mala apenas com as roupas das crianças, seus brinquedos favoritos, suas mamadeiras, alguns remédios e itens de higiene. Você pode comprar fraldas, lenços umedecidos, leite e outros alimentos no destino.

Outros elementos essenciais são monitores, repelente de insetos, proteção solar para bebês e berços de viagem (este apenas se você viajar de carro).

Por fim, se você for viajar para um lugar onde há muito o que fazer com longas distâncias a pé, é aconselhável levar dois carrinhos dobráveis.

aeroporto carro malas mãe mãe criança menina filhos gêmeos estresse bagagem viagem férias

Como escolher a acomodação?

No caso de optar por não levar berço de viagem, é importante certificar-se de que o alojamento os disponibiliza.

Além disso, é importante que o local seja espaçoso o suficiente para que todos se sintam confortáveis. Se alugar um apartamento ou uma casa de campo, recomenda-se que o local tenha cozinha, máquina de lavar e secar roupa. Dessa forma, você poderá ter roupa infantil sempre disponível e em bom estado.

Se possível, procure um hotel ou apartamento com localização próxima a posto de saúde, farmácia e supermercado. E se o alojamento tiver piscina, pergunte se tem cerca de segurança para crianças.

Diferentes opções de viagem: avião ou carro

Dependendo da distância percorrida, você escolherá uma das alternativas de transporte mais adequadas. Se as distâncias forem longas, tente viajar à noite e se forem curtas, aproveite a hora da soneca do bebê.

Além disso, viajando de avião ou carro, troque as fraldas e alimente seus filhos antes de sair. Dessa forma, você só terá que carregar garrafas com água potável e alguns lanches.

Viajar no carro familiar tem suas vantagens, como a possibilidade de carregar mais bagagem e parar para descansar sempre que necessário. Essa é a melhor opção quando o percurso é curto.

Mas se você for viajar de avião, é importante se organizar com mais tempo para evitar o estresse antes de começar. A viagem de avião com os gêmeos requer os seguintes preparativos:

  • Documentação relevante de acordo com o destino da viagem (passaportes, vistos, calendários de vacinação, entre outros)
  • Adequação da bagagem ao limite determinado pela companhia aérea. Para crianças menores de dois anos, é aconselhável levar cadeiras infantis aprovadas. Mas é importante verificar com a companhia aérea se esses acessórios são contabilizados como bagagem.
  • Leve uma bolsa com os itens essenciais de higiene, uma muda extra de roupa, garrafas de água e alguns alimentos leves.
  • Confirme com a empresa se você tem acesso prioritário para famílias, berços ou assentos-cama. Além disso, se possível, escolha viajar na primeira fila de assentos, que é mais espaçosa.
  • Mantenha uma chupeta ou brinquedo à mão para os gêmeos usarem durante a decolagem e a aterrissagem, pois isso evitará desconforto nos ouvidos.

Viajar com gêmeos sem estresse: o segredo é compartilhar

mãe crianças bebê bebê gêmeos irmãos felizes praia maio dia sol verão roupas de banho

Viajar em família é uma experiência maravilhosa e muito benéfica para as crianças. Por isso, sempre que tiver a possibilidade, aproveite para curtir essa experiência com eles.

Se você é mãe de gêmeos, não se esqueça de compartilhar as tarefas dos seus cuidados com o seu parceiro, avós, amigos ou qualquer pessoa próxima que os acompanhe. Assim como no dia a dia, ter uma rede de suporte durante uma viagem é fundamental para que todos se divirtam.

Quer você vá para o exterior ou para um lugar próximo, o segredo é organizar com antecedência. Uma estratégia altamente recomendada é fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer ou levar com você, para evitar se arrepender de qualquer descuido posterior.

Reserve passagens e hospedagem com antecedência e pergunte tudo o que você precisa saber. É importante escolher as alternativas mais adequadas para você e seus filhos, pois isso evitará muito do estresse de viajar com gêmeos.

Pode interessar a você...
10 dicas para a amamentação de gêmeos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
10 dicas para a amamentação de gêmeos

Você está grávida de dois bebês? Neste artigo, você encontrará 10 dicas para realizar com sucesso a amamentação de gêmeos. Saiba tudo sobre o tema!