Como ensinar as crianças a organizar o armário
Com a chegada de novas estações, nos deparamos com as temidas mudanças de guarda-roupa. E se a tarefa envolve lavar a roupa de toda a família, as coisas ficam bem difíceis. Mas também pode abrir um espaço para incutir novos aprendizados dos pequenos. Assim, se quisermos estimular a autonomia das crianças na hora de se vestir, podemos começar ensinando-as a organizar o guarda-roupa.
A incorporação do hábito da ordem desde a infância é muito benéfica para a vida e também ajuda a simplificar as tarefas diárias. Quando tudo está armazenado em seu lugar é muito mais fácil encontrar o que procuramos. Dessa forma, se ensinarmos os pequenos a arrumar suas roupas no armário, será mais fácil para eles escolherem o que vestir por conta própria.
A seguir, mostramos algumas dicas para organizar esse espaço. Não perca!
Como organizar o armário para ter tudo à vista
Para que a criança não tenha problemas em localizar suas roupas, é importante que elas estejam organizadas e disponíveis ao seu alcance. Para atingir esse objetivo, seu guarda-roupa deve atender a alguns requisitos:
- Prateleiras na parte inferior.
- Uma barra no meio, para que os pequenos alcancem os cabides com mais facilidade.
- Gavetas mais baixas e menores. Se possível, elas devem transparentes ou de malha para permitir que as crianças vejam o que está dentro.
- Adesivos temáticos nas gavetas opacas, para que eles saibam onde encontrar tudo.
Ensine a dobrar e pendurar as roupas
Ensinar as crianças a dobrar e pendurar as roupas é uma das primeiras tarefas que devemos apresentar, pois se elas não forem capazes de fazer isso, as dicas para organizar seu guarda-roupa serão de pouca utilidade.
Embora não seja uma tarefa fácil, principalmente para os pequenos, com paciência e prática, eles aprenderão a fazer essa tarefa cada vez melhor. Para ensiná-los a dobrar as roupas, podemos seguir diferentes técnicas, incluindo a de Marie Kondo, que propõe organizar as roupas na vertical para economizar espaço e localizá-las facilmente.
Classifique as roupas por categorias
Outra coisa para ensinar às crianças é classificar roupas em categorias. Dessa forma, será mais fácil para elas encontrarem o local exato onde está localizada a peça de roupa que desejam usar. Por exemplo, aloque uma gaveta ou prateleira para camisas, outra para roupas íntimas, outra para suéteres, outra para calças e assim por diante.
É importante ressaltar a importância de não misturar as categorias e sempre colocar cada peça de roupa em seu devido lugar. Essa maneira de organizar as roupas é mais visual e mais fácil para as crianças assimilarem.
Organize o armário de acordo com o esquema corporal das crianças
Quando seus filhos começam a se vestir sozinhos, é provável que o façam seguindo o padrão de seu corpo. Primeiro as roupas íntimas, depois as roupas de baixo, depois as de cima e, por fim, os sapatos e acessórios.
Se esse esquema for usado para ensinar as crianças a organizar o armário, será muito mais fácil encontrar suas roupas. Assim, é melhor seguir a seguinte proposta:
- Coloque as roupas íntimas nas gavetas mais baixas do armário.
- Calças, saias e partes de baixo ficam em prateleiras intermediárias, cabides ou gavetas.
- Separe as prateleiras mais altas para roupas da parte superior do corpo, mas certifique-se de que tudo esteja sempre ao alcance.
- Deixe os sapatos em alguns cestos ou caixas dentro do armário ou em outro local designado para esse fim, como uma sapateira.
Não se esqueça dos acessórios!
Acessórios de verão (óculos de sol, bonés, chapéus) e acessórios de inverno (chapéus, cachecóis, luvas) são itens que as crianças podem esquecer de usar.
Como em geral são colocados ao sair de casa e retirados ao entrar, podemos colocá-los em caixas ou em algum móvel do quarto. Ou também podemos deixá-los em um cabide ao alcance das crianças, destinado a casacos ou jaquetas. Assim, todos economizarão o tempo de separar e recolher roupas que são tiradas a todo instante, promovendo a organização em casa.
Nosso exemplo, paciência e tempo também são importantes
Quando ensinamos as crianças a colaborar com o trabalho doméstico, devemos nos esforçar para confiar nelas e não exigir demais. Não devemos esquecer que são crianças e que não podemos esperar que elas façam o que nem nós fazemos. Quem nunca deixou uma peça de roupa no sofá de casa ou em qualquer outro lugar?
Por isso, é importante que os pais deem o exemplo do que pedem aos filhos e sejam constantes com eles. Além disso, tenha em mente que ensiná-los a pedir não será uma questão de um dia, mas exigirá paciência e perseverança diária.
Mesmo que eles não façam certo da primeira vez ou se em alguns momentos o guarda-roupa deles ficar um caos, devemos ter paciência e lembrá-los de como fazer isso o tempo todo. Assim, pouco a pouco vão internalizando o hábito e desenvolvendo sua responsabilidade e autonomia.
Amor, paciência, exemplo e tempo serão seus aliados na hora de fazer seu filho aprender a organizar o armário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vallet, M. (2007). Educar a niños y niñas de 0 a 6 años. WK Educación.
- Kondo, M. (2015). La magia del orden: Herramientas para ordenar tu casa… y tu vida. Aguilar.