Roupas íntimas apertadas e fertilidade

· 26 de maio de 2019
O estilo de roupas íntimas dos homens pode vir a afetar a fertilidade. No entanto, embora existam muitos estudos sobre essa questão, ainda não há conclusões completas sobre o assunto. Veja mais detalhes a seguir.

Provavelmente, você já ouviu falar que usar calças ou roupas íntimas apertadas pode prejudicar a fertilidade masculina. Até agora, existem inúmeras teorias que variam entre si. Porém, algumas afirmam que o uso de roupas apertadas pode reduzir a produção de espermatozoides, dificultando a concepção.

Isso acontece porque os testículos funcionam melhor quando estão em uma temperatura mais fria do que o resto do corpo. As roupas íntimas apertadas empurram os testículos contra o corpo e, consequentemente, fazem com que a temperatura aumente. Isso causa a redução na quantidade de espermatozoides, além de diminuir a mobilidade deles.

A infertilidade masculina ocorre devido a muitos fatores, incluindo desequilíbrios hormonais, problemas físicos, psicológicos ou comportamentais. No entanto, a maior causa de infertilidade nos homens é porque os espermatozoides são anormais. Isso pode ocorrer devido a fatores relacionados ao estilo de vida.

De fato, alguns estudos afirmam que homens que levam um estilo de vida saudável têm maior probabilidade de produzir espermatozoides saudáveis. Consequentemente, eles serão menos propensos a sofrer com problemas de infertilidade.

Abaixo contaremos o que você precisa saber para ajudar a acabar com os mitos em relação ao uso de roupas íntimas apertadas e a fertilidade masculina.

Problemas de fertilidade nos homens

Muitos fatores podem afetar a capacidade de um homem de produzir ou transportar espermatozoides. Isso pode acontecer devido aos seguintes motivos:

  • Infecções sexualmente transmissíveis
  • Infecções de próstata e testículos
  • Consumo de drogas
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Calor excessivo
O uso de roupas íntimas apertadas pode afetar na produção de esperma porque aumenta a temperatura dos testículos.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos. As células germinativas levam cerca de 70 dias para se transformarem em espermatozoides maduros, os quais são encontrados no sêmen e podem fertilizar um óvulo.

O Centro Especializado em Infertilidade e Cuidados para as Mulheres considera que 1 a cada 20 homens tem algum tipo de problema de fertilidade, com um número baixo de espermatozoides em sua ejaculação. Além disso, 1 em cada 100 homens não produz espermatozoides.

Roupas íntimas apertadas e a fertilidade

Segundo pesquisas, a infertilidade masculina corresponde a quase metade dos casos em que um casal não consegue conceber.

Na maioria das vezes, isso é causado por um problema com o próprio esperma. Estão incluídos nestes casos: quantidade reduzida de espermatozoides, baixa mobilidade com espermatozoides inativos ou lentos, ou espermatozoides anormais.

Os fatores que afetam negativamente o desenvolvimento e a mobilidade dos espermatozoides incluem o abuso de drogas e álcool, diabetes e infecções bacterianas. Além disso, há alguns fatores ambientais. Nesse caso, podem ser incluídos a exposição a produtos químicos ou à radiação e testículos superaquecidos.

“O aumento da temperatura dos testículos reduz a quantidade de espermatozoides e faz com que a sua mobilidade diminua.”

Há também uma relação entre roupas íntimas apertadas e fertilidade, embora existam teorias muito diferentes a esse respeito. Alguns argumentam que as calças e as roupas íntimas apertadas podem afetar a produção de esperma por manter os testículos acima da temperatura ideal.

Com efeito, um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, confirma que homens que usam cuecas durante o dia e não usam nada para dormir têm níveis significativamente mais baixos de DNA danificado em seus espermatozoides, em comparação com aqueles que usam roupas íntimas apertadas durante o dia e a noite.

Roupas íntimas justas aumentam a temperatura dos testículos

Os espermatozoides são produzidos nos testículos. Se os testículos ficarem muito quentes por muito tempo, a produção de espermatozoides é interrompida até que a temperatura volte ao normal.

Entretanto, se a quantidade de espermatozoides for diminuída devido ao estresse térmico, os testículos deverão ser mantidos a uma temperatura normal por alguns meses para que volte ao normal.

Mesmo que não pareça, as roupas íntimas apertadas e a fertilidade são dois conceitos que estão relacionados entre si.

As roupas íntimas apertadas podem elevar a temperatura dos testículos. Isso resulta em baixa mobilidade do esperma, levando a uma produção de espermatozoides baixa ou anormal.

Além disso, o superaquecimento e a umidade constante na área íntima levam a condições como infecções causadas por fungos e microrganismos. Dessa forma, esses fatores também podem ter um efeito negativo na fertilidade.

Assim, para que os homens com baixa contagem de espermatozoides possam ser capazes de conceber, devem manter a área íntima o mais fresca possível. Isso permite que os testículos tenham um ambiente melhor para fazer o seu trabalho.

Em suma, as roupas íntimas apertadas e a fertilidade são dois conceitos relacionados. E, claro, é importante que os homens que sofrem com problemas de fertilidade discutam as suas preocupações com um médico ou urologista.