8 ideias para ensinar as crianças a serem organizadas

05 Outubro, 2020
É muito importante que as crianças aprendam a ser organizadas, pois a ordem é essencial para o bom desenvolvimento da autonomia.

Se a ordem é importante na vida dos adultos, ela é ainda mais importante na vida da criança, pois é algo essencial para o seu bom desenvolvimento, para a sua organização e para assimilar o mundo que ela está começando a descobrir. Como podemos ensinar as crianças a serem organizadas?

É claro que as crianças, por si só, não são organizadas. Muito pelo contrário, pois elas tiram tudo do lugar e às vezes os pais sofrem para fazê-las guardar tudo de novo. Por isso, é fundamental estabelecer a ordem desde os primeiros meses.

Você quer saber por que a ordem é importante para as crianças e como podemos ensiná-las a serem organizadas? Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas para isso.

Ensinar as crianças a serem organizadas: ordem temporal e espacial

A ordem é importante na vida da criança porque é fundamental e necessária para sua aprendizagem, além de também oferecer segurança e permitir a organização dos conhecimentos para compreendê-los. Por isso, é necessário que o mundo da criança esteja ordenado no tempo e no espaço.

ideias para ensinar as crianças a ser organizadas

Ordem espacial

Quando falamos em ordem espacial, estamos nos referindo à necessidade de um equilíbrio no ambiente da criança. Mas o que isso significa? Não estamos necessariamente nos referindo a algo estético, e sim prático e funcional. As coisas devem ser organizadas de forma simples para a interação da criança com o ambiente.

O fato de haver uma ordem no espaço onde ela está vai proporcionar autonomia. E saber onde as coisas estão vai ajudá-la a desenvolver a independência. Para isso, nós, como pais, devemos estabelecer um local para que as crianças guardem suas coisas para que possam controlá-las, organizá-las e armazená-las de forma autônoma.

Se não houver ordem espacial no ambiente, a criança não vai aprender a se organizar ou ser autônoma. Se tudo estiver em ordem, ela terá mais facilidade para se orientar e se comportar corretamente.

Ordem temporal

Essa ordem é estabelecida por meio de horários e rotinas que devemos implementar desde quando as crianças são pequenas. Criar hábitos relacionados a comer, tomar banho, dormir, etc., é muito importante para o desenvolvimento. Saber o que vai acontecer a cada momento proporciona segurança. Assim, é preciso ensinar que há horários para comer, brincar, dormir, sair… e que eles devem ser respeitados.

Ideias para ensinar as crianças a serem organizadas

A seguir, vamos propor algumas ideias que você pode colocar em prática com os seus filhos para ensiná-los a serem organizados. Tome nota de todas elas!

Proporcionar um espaço pessoal

Para um filho único, não haverá problemas, porque o quarto será o seu espaço pessoal. Mas, se o quarto for compartilhado com um irmão, você terá que dizer aos seus filhos quais partes estão reservadas para cada um, ou seja, a parte do armário, a cama, onde brincar e onde guardar as coisas. Eles devem respeitar e cuidar dos pertences um do outro, além dos próprios.

Fazer uma programação com as refeições, hora de dormir, hora de brincar, higiene…

Como nem todos os dias são iguais e no final de semana geralmente há horários diferentes, seja flexível nesse aspecto. Contudo, é importante que não ocorram mudanças bruscas, pois, dessa forma, as crianças ficariam desorientadas.

Fazer a criança participar das tarefas domésticas desde cedo

Você pode pedir que ela colabore nas tarefas que você considerar que ela é capaz de executar. Por exemplo, entregar as roupas para você quando for estendê-las ou ajudar pegando os prendedores. Outras opções podem ser: ajudar a arrumar a cama (a princípio ela não vai saber como, mas pode aprender), guardar os sapatos, levar a roupa suja para o lugar certo…

ideias para ensinar as crianças a ser organizadas

Organizar os brinquedos por categorias

Dentro do quarto, vocês podem organizar os brinquedos em gavetas de acordo com o tipo. Isso vai facilitar quando a criança for procurar um determinado brinquedo, pois ela saberá onde deve ir para procurá-lo, assim como acontece com os livros.

Organização do espaço para que tudo esteja ao alcance da criança

Tudo o que ela usar com frequência deve estar disposto em cabides à sua altura, gavetas, etc. Dessa forma, ela não terá que pedir ajuda a cada dois ou três minutos para alcançar algo que deseja ou precisa, pois ela mesma poderá fazer isso.

Não empilhar brinquedos para ensinar as crianças a serem organizadas

De vez em quando, guarde os brinquedos com os quais ela não brinca mais para dar lugar aos que são utilizados com frequência, assim não ficará tudo empilhado.

Organizar as roupas para que ela possa pegá-las e guardá-las por conta própria

O mais normal é não ser possível deixar todas as roupas ao alcance da criança, mas você pode deixar uma parte mais acessível (em uma prateleira, uma gaveta, um cabide…) e, assim, ela estará na altura ideal para que a criança seja mais independente para pegar e colocar o pijama ou tirar e guardar os sapatos.

Ensinar que, antes de passar para outra atividade, é necessário organizar

É fundamental que o pequeno entenda que tem que recolher tudo o que espalhou para passar para outra atividade, seja o jantar, assistir a um filme, sair, etc.

A utilidade de ensinar as crianças a serem organizadas

Agora você já sabe a importância da ordem na vida de nossos pequenos e como, através de algumas dicas simples, podemos ensinar as crianças a serem organizadas. Por isso, não deixe de colocá-las em prática, pois você verá grandes benefícios.