Qual é a roupa certa para o bebê que engatinha?

Quais são as melhores opções? Por onde começar a procurar? Quais são os perigos de engatinhar sem roupas de segurança? Encontre todas as respostas aqui.
Qual é a roupa certa para o bebê que engatinha?

Última atualização: 06 maio, 2022

Durante os primeiros movimentos do bebê, é importante conhecer as melhores opções para ajudá-lo a adquirir segurança, dinamismo e autoconfiança.

Suas primeiras incursões ocorrerão por volta dos 8 meses de vida e sob essa premissa é natural que muitas mães se façam a mesma pergunta: qual a roupa certa para o bebê que engatinha?

Sem dúvida, é vital que a criança seja protegida enquanto se desloca por conta própria. É por isso que o apoio dos pais é essencial, assim como as roupas que o pequeno usará. Aqui estão algumas dicas úteis para quando você for às compras. Confira!

Qual a roupa certa para o bebê que engatinha: uma das grandes questões dessa fase

Mamães e papais têm muitas dúvidas sobre o engatinhar e os primeiros passos de seus bebês. Graças a esses marcos de desenvolvimento, os pequenos aprendem a conhecer o espaço que os rodeia e a coordenar os seus movimentos antes de começar a andar e vislumbram os primeiros esboços de independência.

Engatinhar vai muito além do mero movimento. Já que, como alertam os especialistas, essas primeiras experiências nos permitem prever o desenvolvimento de futuras habilidades motoras. Você deve estar atenta às características do engatinhar, além de criar um ambiente seguro para que o pequeno possa se movimentar livremente.

O dever dos pais é tentar aproveitar todos esses benefícios por meio de diferentes estratégias. Por isso, escolher a roupa certa é fundamental para resguardar alguns aspectos:

  • Escorregões: em pisos escorregadios, é importante evitar roupas muito finas, pois dificultam o engatinhar e favorecem as quedas.
  • Proteger-se do frio: durante o inverno, também é comum os pequenos correrem o risco de pegar um resfriado no chão. Nesse sentido, vale colocar um piso de borracha EVA ou tapete antiderrapante para deixá-los andar livremente sem riscos. Além disso, use roupas de acordo com o clima.
  • Prevenir lesões no verão: de acordo com o anterior, durante o verão há um risco maior de que a criança machuque os joelhos. Acima de tudo, se forem escolhidos shorts que deixem as pernas expostas.

Quais opções escolher?

No mercado existem diferentes opções que nem sempre são as melhores. Além disso, especialmente para mães de primeira viagem, as escolhas são muitas vezes baseadas na estética e não no conforto e na praticidade.

De fato, e como alertam os especialistas, é importante considerar que durante a fase de engatinhar deve-se manter os bebês sob extrema vigilância. Centenas de perigos espreitam nos lugares menos esperados.

Por tudo isso, recomendamos que você considere as seguintes alternativas que serão úteis tanto para você quanto para o pequeno da casa.

Mãe dando ajuda ao filho para a educação de um bebê.
Acompanhe seu bebê em suas primeiras tentativas para engatinhar da melhor maneira. Claro, não se esqueça de garantir um ambiente seguro e roupas adequadas.

1. Joelheiras/almofadas embutidas

As novas joelheiras incorporadas nas roupas do bebê são concebidas e desenhadas especialmente para esse momento. Além disso, são bastante fáceis de remover e, para maior tranquilidade dos pais, a lavagem também é muito simples.

Dessa forma, garante-se não só que o pequeno esteja bem protegido em casa, mas também em qualquer outro local. Além disso, suas roupas sempre parecerão intactas. Esses acessórios aliviam o atrito do chão nos joelhos e sua superfície acolchoada suaviza batidas e movimentos bruscos.

2. As joelheiras clássicas

Para os pais mais tradicionais que querem uma opção básica, mas igualmente eficiente, também existem no mercado as clássicas joelheiras que são colocadas sobre a roupa da criança. Em linha com a opção anterior, são igualmente eficientes e cumprem sua missão.

No entanto, podem ser um pouco limitantes, tanto pelo seu peso como pela sua forma. Elas podem ser úteis para uso em superfícies particularmente desfavoráveis, embora em ambientes internos possam ser desnecessárias. Tenha em mente que uma coisa é cuidar do bebê e outra é superprotegê-lo.

3. Recicle meias velhas, uma das melhores opções dentro das roupas apropriadas para o bebê que engatinha

Você pode não saber que a reciclagem de roupas é uma das opções que também é ideal para proteger seu filho nas primeiras viagens. Portanto, recomendamos o uso daquelas meias velhas ou que não são mais utilizadas para esse fim.

Para fazer isso, você terá que cortar as pontas das peças e depois colocar as meias cortadas em cima da calça da criança, como se fosse uma joelheira caseira. Dessa forma, o objetivo é que a parte do calcanhar coincida com o joelho da criança para evitar feridas.

4. Calças específicas para engatinhar

Com certeza você já sabe da existência das “calças freestyle”, que são perfeitas para que a criança não sofra arranhões ou batidas ao começar a andar pela casa.

Nesse sentido, a principal diferença em relação a outras peças semelhantes é que essas calças são mais elásticas e flexíveis. Isso proporciona ao bebê maior conforto e liberdade ao se movimentar.

O ideal é que você opte por um tamanho maior e mais solto do que o habitual. E o melhor? Existem designs diferentes, tanto no inverno quanto no verão.

5. Apenas roupas de cores escuras

Pode parecer algo evidente, mas é um erro que muitas novas mães cometem. Por mais cuidadosos que os pais sejam com a limpeza, o contato constante das roupas com o chão inevitavelmente vai acumular sujeira. O que acontece então se forem peças brancas? Eles ficarão pretas, marrons ou cinzas após apenas alguns usos.

É verdade que as cores pastel e o próprio branco são uma escolha perfeita para embelezar o nosso bebê. Mas a menos que queiramos lidar com manchas todos os dias, o ideal é optar por cores escuras. Dessa forma, você não terá que trocar de roupa a cada 30 minutos porque as calças favoritas ficaram sujas. Um conselho que é básico, mas ao mesmo tempo muito útil.

Um bodysuit de linho e algodão.
Roupas leves são ótimas para os bebês, mas é conveniente reservá-las apenas para ocasiões especiais e, assim, evitar se preocupar demais quando eles se sujam no dia a dia.

6. Macacão: a roupa certa para o bebê que engatinha

Em conjunto com o ponto acima, deixamos outra dica essencial durante as primeiras incursões do bebê ao engatinhar: o macacão.

Talvez não haja roupa mais adequada para proteger todo o corpo do pequeno, pois o macacão o mantém aquecido nas estações frias, facilita sua movimentação e acelera o processo de remoção quando chega a hora do banho.

O macacão é a armadura perfeita para o nosso guerreiro de “quatro patas”, além de ser claramente funcional. Os bodys também podem ser uma opção, embora a maioria seja mais fina que um macacão clássico. Portanto, caso você opte pelos bodys, coloque em prática as outras dicas que já ensinamos.

Escolha a roupa certa para o bebê que engatinha e você não vai se arrepender

Fica claro que é importante encontrar informações de qualidade para responder às dúvidas mais comuns que surgem na maternidade. Por isso, esperamos que nossa assessoria tenha aberto as portas para você buscar opções funcionais que garantam o bem-estar do bebê.

E você? O que achou dessas contribuições? Elas o ajudaram a aprender mais sobre o engatinhar do seu filho e como apoiá-lo melhor? Não deixe de compartilhar essas dicas com outras mães e pais que tenham dúvidas sobre como proteger seus filhos. Mais cedo ou mais tarde, eles deixarão esse estágio e darão lugar à sua próxima nova aventura: seus primeiros passos sem ajuda.

This might interest you...
Quais são os benefícios de aprender a engatinhar?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Quais são os benefícios de aprender a engatinhar?

Não existe uma data padrão para o bebê aprender a engatinhar. Ou seja, todas as crianças são diferentes e aprendem a seu próprio ritmo.