Como as famílias numerosas se organizam?
Antes de nos perguntarmos como as famílias numerosas se organizam, devemos saber com clareza sobre a que se refere esse conceito. É claro que varia dependendo do país, mas em muitos lugares o requisito é contar com três ou mais filhos (ou dois, desde que um deles seja uma pessoa com deficiência). Esse conceito também vale para uma família de formação monoparental com dois ou mais filhos.
Quando se tem até quatro filhos, a família é considerada uma família numerosa de categoria geral, que passará a ser de categoria especial a partir do quinto filho. Além disso, deve-se levar em conta que, quando os filhos atingem a maioridade ou se tornam financeiramente independentes, deixam de fazer parte da família numerosa.
Como as famílias numerosas se organizam?
Um grupo familiar numeroso envolve vários desafios financeiros e logísticos. Por isso, o conselho básico para esses pais é saber delegar responsabilidades. Isso significa incluir os filhos nos afazeres domésticos o quanto antes, sempre de acordo com a idade.
Isso irá incutir neles valores como responsabilidade, compromisso e respeito pelo esforço dos outros. Não deixe de parabenizá-los pelo cumprimento de suas atribuições: isso reforçará sua autoestima.
Por outro lado, você também pode considerar ter uma babá ou babysitter. Isso permitirá que você deixe de lado algumas tarefas para se concentrar nas que são mais importantes e que apenas os pais devem realizar.
O planejamento é outro grande segredo nessa missão. Calendários, agendas, lembretes, alarmes no celular, etc. Use todas as ferramentas que você tiver ao seu alcance para que nada seja esquecido.
Como recomendação final, lembre-se de aproveitar os momentos livres. Nem tudo se resume a trabalho e responsabilidades: uma das vantagens de ter uma família numerosa é ter uma bela “tribo” com a qual se pode compartilhar maravilhosos momentos de diversão.
Outras características das famílias numerosas
Entre obrigações e benefícios, a vida das famílias numerosas costuma ser um pouco mais agitada. No entanto, isso não é uma desvantagem, são simplesmente estilos de vida diferentes.
Grande ou pequena, a família nunca deixa de ser o primeiro núcleo social de cada pessoa. Os irmãos mais velhos se sentem protetores dos mais novos, os quais veem nos seus pares um belo grupo para percorrer o longo caminho da vida. Uma coisa é certa: ninguém se sentirá sozinho cercado por tantos entes queridos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Reguera, L. (2018b, 8 enero). Los hijos con discapacidad y su efecto en la familia. Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/los-hijos-con-discapacidad-y-su-efecto-en-la-familia/
- Sánchez, E. (2019e, 2 marzo). Cinco valores que solo se aprenden en familia. Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/cinco-valores-que-solo-se-aprenden-en-familia/