3 atividades infantis para as férias de Natal

Uma boa ideia para entreter as crianças durante as férias de Natal é organizar atividades em família, como as que vamos propor a seguir.
3 atividades infantis para as férias de Natal

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Durante a época natalina, as escolas fecham e, assim, as crianças passam a ter muito tempo livre. Dessa forma, isso deve ser aproveitado para compartilhar momentos em família. Neste artigo, vamos propor algumas atividades infantis para as férias de Natal que você pode colocar em prática com os seus filhos. Organizar planos familiares é essencial para fortalecer os vínculos afetivos e promover uma convivência positiva no lar.

“Você precisa tirar um tempo para a sua família, não importa o que esteja acontecendo na sua vida”.

-Matthew Quick-

3 atividades infantis para as férias de Natal

Criar enfeites próprios para a árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos elementos mais característicos dessa data. De fato, as crianças costumam mostrar muita empolgação quando chega o momento de decorá-la. Essa ocasião pode ficar ainda mais especial se, além disso, elas mesmas criarem os enfeites para colocar na árvore.

atividades infantis para as férias de natal

Vocês podem fazer sinos, estrelas, bonecos de neve ou qualquer outra forma típica do Natal, utilizando materiais reciclados, cartolinas, adesivos, massinha etc. Assim, vocês conseguem uma decoração original, enquanto se estimula a psicomotricidade fina, a criatividade e a imaginação de toda a família.

“O desejo de criar é um dos mais profundos desejos da alma”.

-Dieter F. Uchtdorf-

Assitir a filmes de temática natalina

Outra boa opção para entreter os nossos filhos durante as férias de Natal é organizar sessões de cinema em casa. Isso consiste em se reunir e escolher um filme infantil de temática natalina, que acompanhe o ambiente de amor, paz e felicidade que costuma ser criado nessa época tão bonita do ano.

Essa simples atividade é perfeita para passar tempo de qualidade em família, de modo que todos os membros aproveitem e se divirtam.

Escolher brinquedos para doar para outras crianças

Nem todas as crianças têm a sorte de crescer em uma família que conta com recursos econômicos suficientes para celebrar festas como o Natal.

Assim, para que os nossos filhos valorizem a sua situação privilegiada e, além disso, percebam que são sortudos por receberem presentes nessa época do ano, é adequado propor atividades que fomentem a solidariedade.

Por exemplo, pode-se dizer para eles que precisam escolher alguns brinquedos que já não usem mais e colocá-los em uma caixa para entregá-los aos mais desfavorecidos. Além disso, o ideal é acompanhar as crianças a alguma associação ou organização para que sejam elas mesmas que realizem a doação. Assim, elas aprendem, de forma prática, uma série de valores cívicos e sociais.

“O Natal não é um momento nem uma estação, e sim um estado da mente. Valorizar a paz e a generosidade e ser benevolente é compreender o verdadeiro significado do Natal”.

-Calvin Coolidge-

atividades infantis para as férias de natal

Os benefícios de organizar atividades infantis nas férias de Natal

Organizar atividades infantis para realizar durante as férias de Natal contribui com muitos benefícios. Dessa forma, pode-se dizer que esse tipo de atividade serve, entre outras coisas, para:

  • Gerar compromisso.
  • Promover o afeto entre todos os membros da família.
  • Potencializar a comunicação e a escuta ativa.
  • Aliviar tensões.
  • Expressar e reconhecer as emoções e os sentimentos.

Portanto, para conseguir a coesão familiar, é fundamental passar tempo livre juntos, deixando de lado a rotina e a monotonia do dia a dia, e realizando atividades de lazer nas quais as mães e os pais possam atuar como figuras de referência, de modo que, com os seus comportamentos, eles sejam modelos de consideração e aprendizagem para os filhos.

“Dedique tempo de qualidade para o seu filho e você terá um filho de qualidade com o tempo”.

-Anônimo-

Pode interessar a você...
8 brinquedos em alta para o Natal
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
8 brinquedos em alta para o Natal

Este ano, assim como em todos os anos anteriores, há uma interessante seleção de brinquedos em alta para este Natal. Confira!