Como encontrar a melhor babá para os meus filhos?

02 Junho, 2020
Às vezes somos forçados a deixar os nossos filhos com pessoas que não são da família. A escolha da melhor babá para os nossos filhos não é algo que podemos deixar ao acaso.
 

As demandas da vida atual, na maioria dos casos, forçam os pais a sair de casa para garantir o sustento da casa. Quando chega a hora e não se pode contar com o suporte de algum membro da família, uma das maiores preocupações é como encontrar a melhor babá para os nossos filhos.

O simples ato de pensar em deixar os nossos filhos com um estranho já é difícil. Pelo menos a princípio, teremos dúvidas se o cuidado e a atenção que eles receberão serão adequados.

Além disso, a luta entre o dilema de ir trabalhar ou ficar em casa sempre nos aflige. Isso gera até mesmo um sentimento de culpa pelo ‘abandono’ em que as crianças são deixadas.

Se você é uma dessas pessoas que está se perguntando ‘como escolher corretamente a melhor babá para os meus filhos’, temos boas notícias para você. Vamos compartilhar aqui algumas recomendações que você pode seguir e que certamente vão te ajudar a fazer a escolha mais apropriada.

Analise as suas prioridades

Antes de começar a procurar pela melhor babá, é necessário ter clareza sobre quais serviços são realmente necessários.

 

Em outras palavras, especificar as responsabilidades que serão atribuídas a ela, tais como: ir buscar as crianças na escola, ajudá-las com os deveres de casa, preparar refeições ou até mesmo levá-las para as suas atividades extracurriculares. Logicamente, também é necessário determinar se ela vai trabalhar em tempo integral ou meio período.

Primeiros passos para encontrar a melhor babá

Primeiramente, pesquise entre pessoas que tenham filhos e que já usaram os serviços de uma babá. Sem dúvida, familiares, amigos ou colegas de trabalho podem indicar alguém que já trabalhou como cuidadora, ou talvez conheçam alguém que possa dar uma indicação.

Essa seria uma excelente opção, já que ter opiniões positivas de pessoas afins dá um voto de confiança e uma maior segurança ao deixar os nossos filhos nas mãos de estranhos que não fazem parte do nosso círculo familiar ou social.

encontrar a melhor babá
 

Caso não receba nenhuma indicação pessoal, existem agências especializadas na prestação desse serviço que podem garantir o cumprimento ideal de suas funções de acordo com os requisitos estabelecidos por cada família. Portanto, considere também essa alternativa.

Da mesma forma, se você não tiver esse tipo de empresa por perto, pode procurar publicações sobre o assunto em escolas de educação infantil. Elas certamente podem ser o que você está procurando e, depois de entrar em contato, você poderá iniciar um processo de seleção rigoroso.

“Antes de começar a procurar pela melhor babá, é necessário ter clareza sobre quais dos seus serviços são realmente necessários. Em outras palavras, especificar as responsabilidades que serão atribuídas a ela.”

O que preciso saber sobre a babá que vai cuidar dos meus filhos?

Chegou a hora de escolher a pessoa que vai ficar responsável pelos seus filhos durante a sua ausência e, compreensivelmente, você deseja saber tudo o que puder sobre ela. Para isso, o melhor a fazer é uma entrevista, na qual você deve estar junto com o seu parceiro para que possam tomar a melhor decisão juntos.

 

Solicite o resumo do currículo da pessoa e tenha-o em mãos. Além disso, verifique as suas credenciais, experiências e referências. Após essa análise, faça uma série de perguntas à candidata para conhecer melhor a sua forma de agir. Aqui estão alguns exemplos:

  • O que te levou a escolher essa profissão?
  • Você tem alguma formação ou cursos relacionados com cuidados infantis?
  • Há quanto tempo você trabalha como babá?
  • Por que você está procurando emprego atualmente?
  • Qual foi o motivo pelo qual você saiu do seu trabalho anterior?
  • Qual a idade das crianças de quem você cuidou?
  • Que tipo de tarefas e atividades você fazia com as crianças que estiveram sob os seus cuidados?
  • Você fez algum curso ou possui conhecimentos básicos de primeiros socorros
  • Há algum problema se eu decidir entrar em contato com as famílias com as quais você trabalhou anteriormente?
encontrar a melhor babá
 

Tomar a decisão

Será que encontrei a melhor babá para os meus filhos? Depois de estudar todos os aspectos do perfil desejado e de eles terem se encaixado em uma pessoa, não duvide que essa deve ser a selecionada.

Quando todas as suas exigências prévias são atendidas pela pessoa que ficará responsável pelos seus filhos, isso se traduzirá, em primeira instância, em uma profunda tranquilidade para você.

Lembre-se sempre de que a seleção da babá é um ótimo primeiro passo. Em seguida, você deve aprofundar a comunicação e a confiança com a escolhida. O melhor a fazer é incentivar mais encontros prévios nos quais ela tenha o primeiro contato com as crianças para ver as suas reações.

Quando ela já estiver trabalhando, sempre converse com os seus filhos para monitorar o desempenho da babá e verificar se suas expectativas estão sendo atendidas. Tudo isso, obviamente, para o benefício das crianças e a tranquilidade que o seu bem-estar gera para toda a família.